Designer refaz escudos de times do Pará
Rômulo Baía fez como TCC, em 2013, um estudo sobre o redesign do escudo do Remo
Quando cursou Publicidade, o designer Rômulo Baía fez como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em 2013, um estudo sobre o redesign do escudo do Remo, seu time de coração. Por ironia, a pesquisa entre torcedores indicou que a preferência era pelas características do emblema da década de 1990, na contramão do novo escudo adotado justo naquele ano.
A partir do TCC, Rômulo decidiu fazer o redesenho dos escudos dos 10 times da 1ª divisão paraense de 2016. “O projeto nasceu da carência que alguns clubes tratam das suas identidades de marca”, explica o publicitário e designer, de 28 anos, que divulgou o trabalho em seu perfil no site Behance.
A lista de escudos redesenhados inclui, além do Remo, o rival Paysandu, e ainda Águia, de Marabá; Independente, de Tucuruí; Cametá, Paragominas e Parauapebas, das cidades com o mesmo nome do time; e São Francisco, São Raimundo e Tapajós, de Santarém.
“A identidade, os símbolos e as cores deviam ser o ponto de partida para criar marcas fortes, mas infelizmente, principalmente no interior, ainda é um processo em formação, quando muito”, opina Rômulo. Confira abaixo como ficaram os emblemas, além de mais explicações sobre o processo.
> LEIA TAMBÉM
“Os clubes mais tradicionais apresentam escudos mais bem estruturados, com uma estética até bem executada. Enquanto os mais novos parece que foram construídos de maneira amadora, com softwares básicos de criação. Tanto que bolas de futebol são quase itens obrigatórios. O desafio foi tornar a aparência mais simples, abrindo mão de efeitos de computador, indo em direção de algo mais tradicional, de fácil memorização e, principalmente, de fácil aplicação, incluindo bordado, pinturas em tecido e reproduções mais complexas”.
(*) O escudo maior é o redesenhado, enquanto o menor é o original.
> Confira o portfólio de Rômulo Baía.
Clique no link e leia também:
2 respostas para “Designer refaz escudos de times do Pará”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
4
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
5
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
6
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
7
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
8
Colecionador possui cerca de 3 mil times de futebol de botão
otima matéria !!!
Ficou bem melhor mesmo!