Stakecheia

Leaderboard - KTO

Olho no lance!

Cineasta faz vídeos de futebol com Lego

Essa técnica que vem fazendo sucesso. E quem a aprimorou foi o alemão Fabian Moritz

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Fabian-Moritz-Lego-Football (1)
O alemão Fabian Moritz faz sucesso com seus vídeos de futebol com Lego (Fotos: Divulgação)

Esqueça HD ou 3D. O jeito mais legal de se ver futebol na TV ou no computador inventado neste século é através de Lego. Ou melhor, o Lego Football. Essa é uma técnica que vem fazendo sucesso na internet. E quem a aprimorou foi um alemão de 22 anos, o cineasta Fabian Moritz, de Hannover.

Estudante de design de mídias digitais, ele é o responsável pelos vídeos de jogos de futebol com bonecos e peças de Lego que acumulam milhares de visualizações no Youtube. A última produção foi sobre a final da Liga dos Campeões da Europa de 2012/13, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund, lançado no dia seguinte ao jogo.

Fabian-Moritz-Lego-Football (2)
Fabian Moritz fez do hobby negócio (Foto: Divulgação)

A técnica não foi inventada por Fabian. A inspiração foi em três estudantes de Hamburgo, que recriaram a final da Copa do Mundo de 1954. Em 2007, quando tinha 16 anos, ele decidiu fazer algo parecido para marcar o amistoso de seu time, o Hannover 96, contra o Real Madrid. “A aceitação foi fantástica”, relembra.

A partir daí a coisa ficou séria. Fabian lançou um site, o Bricksports. E acabou contratado pelo jornal inglês The Guardian, para gravar vídeos dos jogos da Inglaterra na Copa de 2010. Dois anos depois, a atração chegou às Olimpíadas de Londres. “Tenho a expectativa de um grande projeto para 2014”, antecipa.

Para divulgar a produção já no dia seguinte, a operação é de guerra, com várias horas de gravação, edição e sonorização. A cada segundo de vídeo, são usadas cinco fotos. Em 1 minuto, portanto, é necessário trocar as peças 300 vezes, sempre comparando com o posicionamento do lance real. “Para cada gol, levo de 3 a 4 horas de captação”, relata Fabian.

“Para cada gol, levo de 3 a 4 horas de captação”. (Fabian Moritz)

Antes disso, são várias horas para decorar o cenário. Trabalho minucioso, com detalhes até mesmo nas camisas dos bonecos. E não são poucos, pois na arquibancada há 1.071 lugares. “É impossível contar quantas peças usei para reconstruir o estádio de Wembley para a Liga dos Campeões. Foram milhares”.

Fabian é fã de Lego desde os sete anos, quando começou a construir seu estádio de brinquedo. Mesmo após tanto sucesso, ele nunca recebeu retorno da empresa sobre seus vídeos. Bem que merecia, pois essa é uma propaganda gratuita fantástica.

Site do Bricksports:
www.bricksports.de

Seção Brick by Brick, do The Guardian:
www.guardian.co.uk/sport/series/brick-by-brick

Vídeos do Lego Football:

Bayern de Munique x Inter de Milão, em 2010:

África do Sul x México, em 2010:

Espanha x Holanda, em 2010:

Bayern de Munique x Borussia Dortmund, em 2013:

Inglaterra x Alemanha, em 1966:

Bastidores das gravações:

4 respostas para “Cineasta faz vídeos de futebol com Lego”

  1. Genial, Rafael! Tinha visto o do final da Liga dos Campeões no “Loucos” final de semana. Lendo a matéria e vendo os bastidores, vemos que é uma trabalheira doida. Mas deve ser muito bom ganhar dinheiro com o que se gosta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: