Cearense faz gols de falta de calcanhar
Francisco Gomes Rodrigues, o Neno, desenvolveu incrível forma de fazer a cobrança de falta
Nem Zico, Marcelinho ou Rogério Ceni. Ninguém faz gols de falta como um peladeiro cuja fama se espalhou em São Gonçalo do Amarante-CE, a 60 km de Fortaleza. Francisco Gomes Rodrigues, o Neno, desenvolveu uma incrível forma de fazer a cobrança: chutando de calcanhar.
Para muitos, parceria mentira. Mas diferentes vídeos feitos no dia 4 de outubro, no campo do Guariba, na praia da Taíba, confirmaram o relato de tantos. Na ocasião, Neno marca um golaço de falta no ângulo. De costas! Para sua sorte, os registros ajudaram a espalhar a história bem além da cidade.
Por ironia, não foi o único gol dessa forma naquele jogo. Minutos antes, Neno já havia marcado outro golaço – esse, porém, sem vídeo para provar. “Como eu já tinha feito um gol de calcanhar naquela partida, várias pessoas resolveram apontar o celular quando tentei fazer de novo”, conta.
O pedreiro é dono e técnico do Guarituba Futebol Clube, time amador da Taíba. Mesmo com 42 anos, ele costuma enfrentar a correria da garotada no finzinho de jogo. Foi o caso do dia com dois gols de calcanhar em somente 15 minutos em campo, feitos quando sua equipe já perdia por 6 a 0.
> LEIA TAMBÉM
Essa técnica foi criada por acaso. Para mostrar aos seus garotos que os batedores de falta precisavam afinar a pontaria, Neno resolveu provocá-los. “Nos treinos, eu comecei a chutar a bola de calcanhar, e vi que funcionava. Aí, decidi tentar num jogo”, relembra o cearense.
Na primeira vez que o peladeiro balançou a rede, desabou o mundo. “O time adversário saiu de campo, e o jogo acabou. Pensaram que eu queria humilhar”, diverte-se. Noutro jogo, Neno repetiu a dose, e foi a vez do goleiro pedir arrego. Somado aos outros dois, já são quatro gols de costas.
“Eu comecei a chutar a bola de calcanhar nos treinos, e vi que funcionava. Aí, decidi tentar num jogo”. (Francisco Gomes Rodrigues, o Neno)
Um dos vídeos divulgados na internet, gravado pelo amigo Deyciano Dias, teve cerca de 7 mil compartilhamentos em uma semana. Somente nesse, foram cerca de 300 mil visualizações. “Foi uma repercussão enorme. Mas também, nem Pelé fez gol assim”, compara o motoboy.
Quem gosta de futebol na Taíba só fala nisso. “Dei até entrevista para uma rádio de São Gonçalo”, comemora Neno. Agora, o dono, técnico e jogador do Guarituba, que disputa a 1ª divisão municipal, sonha em participar do quadro Bola Cheia, do Fantástico. Bem, motivo não falta!
Atualização em 19/10/2015:
Neno marcou seu 5º gol de falta de calcanhar, neste domingo (18). Confira vídeo:
Atualização em 27/12/2015:
Neno foi levado pela TV Globo ao Maracanã, para um desafio de faltas contra Juninho Pernambucano, para o programa Esporte Espetacular, em reportagem exibida no dia 27/12/2015. Veja um trecho compartilhado pelo filho do peladeiro:
Clique no link e leia também:
4 respostas para “Cearense faz gols de falta de calcanhar”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
5
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
6
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
Muito bonito os gols feito de calcanhar, mas eu gostaria de saber o nomes completos dos pais do neno. Pois as cosidencias me faz lembrar de um primo que nos vimos quando criaça.Obrigado.
shou deveria deixar sua marca no calçadão do maracana
Como conseguir o endereço ou o contato dele? Teria alguma ideia?
Na crise de cobradores de falta do Brasil, acho que dá pra ele.