Butão avisa: não há mais bobo no futebol
Quem já assistiu ao filme A Outra Final sabe algo sobre a seleção do Butão. Lançado em 2003, o documentário […]

Quem já assistiu ao filme A Outra Final sabe algo sobre a seleção do Butão. Lançado em 2003, o documentário promoveu, no dia da decisão da Copa do Mundo de 2002, um amistoso entre os piores países no ranking da Fifa. No caso, a pequena nação asiática recebeu o time de Montserrat, ilha do Caribe. Passados 13 anos, os butaneses seguem na lanterna global. Mas não por muito tempo.
As eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 começaram na semana passada, e Butão já garantiu a primeira zebra. A seleção, a única que nunca saiu do zero ponto no ranking, venceu os dois jogos da 1ª fase asiática, sobre Sri Lanka, por 1 a 0 fora de casa (dia 12 de março) e 2 a 1 em casa (dia 17). Foram as primeiras vitórias da equipe desde 2008, após sequência de 19 derrotas.
> LEIA TAMBÉM
Com a classificação do Butão para a fase de grupos da Ásia, onde estarão 40 seleções, é grande a chance de que o time deixe a 209ª e última posição do ranking, onde está desde dezembro de 2012. O Sri Lanka não tem tradição no futebol, mas situa-se 35 posições acima. Por isso a surpresa diante dos resultados, que se registrassem o inverso, não teriam a menor repercussão.
“É constrangedor perder para o pior do mundo”, admitiu Nikola Kavazovic, técnico da seleção cingalesa, ao jornal inglês Mirror. “Não havia pressão sobre a gente, e isso fez a diferença”, opinou Kharma Tshering, capitão da equipe butanesa, que assim como os demais jogadores de sua seleção recebe o equivalente a 160 dólares mensais de salário da federação.

É constrangedor perder para o time do mundo”. Nikola Kavazovic, técnico do Sri Lanka.
País com 740 mil habitantes, o Butão lançou sua seleção em 1982 e entrou para o mapa do futebol após o amistoso inusitado de 2002, idealizado pelo diretor holandês Johan Kramer. Na ocasião, os organizadores levaram os jogadores de Montserrat ao Himalaia. O estádio Changlimithang, da capital Thimphu, recebeu a capacidade máxima, 25 mil torcedores. E o público empurrou os butaneses na vitória de 4 a 0, um belo final para o documentário. Tomara que tenham filmado o novo feito histórico.
Site da federação do Butão:
bhutanfootball.com
Facebook da seleção do Butão:
www.facebook.com/BhutanNationalFootballTeam

Gols de Butão 2×1 Sri Lanka:
Trailer do filme A Outra Final:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/25-melhores-filmes-sobre-futebol
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
2
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
3
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
4
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
5
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
-
6
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
Deixe um comentário