Stakecheia

1go

Deu no jornal

Blog do Paulinho acumula furos e inimigos

Em entrevista ao Verminosos por Futebol, Paulinho fala sobre o sucesso de seu blog

Leaderboard - KTO
Blog-do-Paulinho-1
Lançado em 2006, o Blog do Paulinho atingiu média de 30 mil acessos por dia (Fotos: TV Cultura)

Um dos blogueiros com maior evidência no jornalismo esportivo na atualidade foi motoboy por quatro anos. Ele concluiu a faculdade apenas dois anos atrás. E o espaço onde atua, o Blog do Paulinho, tem uma audiência considerável, mesmo sem estar vinculado a veículos de comunicação.

Paulo Cezar de Andrade Prado, paulistano de 41 anos, chegou à internet que nem um furacão. Graças ao blog lançado em 2006, hoje com média de 30 mil acessos por dia. Na página, Paulinho se notabilizou por cascavilhar o submundo do esporte brasileiro, em especial o futebol, com denúncias que atingiram gente graúda.

Paulinho publicou as artimanhas de Kia Joorabchian para enganar o Lyon e ficar com o passe de Nilmar, negociatas de Ricardo Teixeira para se aproveitar da CBF, as relações suspeitas de Mano Menezes com empresários ligados ao Shakhtar Donetsk em favor de convocações para a seleção…

“Diria até, sem falsa modéstia, que o Blog do Paulinho contribuiu para o jornalismo, em pouco tempo, de maneira que muito jornalista tarimbado não fez durante toda uma vida na profissão”, comenta Paulinho, corintiano desde sempre, solteiro e com um filho de 21 anos, em entrevista ao Verminosos por Futebol.

Natural que tantos furos rendessem muitos desafetos. O jornalista já foi alvo de mais de 70 processos. “Ganhei muito mais do que perdi. Algumas vitórias foram absolutamente relevantes, contra, por exemplo, Ricardo Teixeira (duas vezes), Andrés Sanchez, Walter Torre Jr., Kia Joorabchian e Neto”, comemora Paulinho. Não é pouca coisa. Por isso essa figura merece sua leitura abaixo.

Blog-do-Paulinho-2
Mantido sem vínculo com empresas, o Blog do Paulinho foca em denúncias sobre o esporte

Verminosos por Futebol – Pra começar, quem é Paulinho?
Paulinho – Paulinho é um jornalista que sempre desconfia de versões oficiais, razão pela qual está frequentemente em busca da verdade em suas matérias. Por vezes encontra, outras não. Fora da profissão uma pessoa tranquila, que procura respeitar as leis e os direitos dos semelhantes.

Verminosos – Qual era o objetivo quando você criou o blog, em 2006?
Paulinho – Criei o blog com objetivo de ocupar o tempo após o trabalho, meio que para evitar um estado depressivo que já dava mostras de existir. Queria apenas extravasar o que pensava a respeito das coisas, nunca imaginei que tomaria a proporção que tomou. Talvez minha grande “sacada” foi realmente a busca pela verdade, que me despertou o jornalista que nunca imaginei existir.

Verminosos – Qual foi o post que marcou o boom do blog?
Paulinho – A primeira postagem de repercussão nacional foi a que relatou o “Golpe de Lyon”, quando o iraniano Kia Joorabchian contou a dirigentes do Corinthians, em detalhes, seu plano para retirar o atacante Nilmar, do Lyon, sem pagar um tostão sequer. Por sorte, uma das testemunhas me municiou com provas e algumas informações que, após serem publicadas, colocaram o Blog do Paulinho na evidência da blogosfera voltada ao jornalismo.

“Nunca imaginei que tomaria a proporção que tomou. Talvez minha grande ‘sacada’ foi realmente a busca pela verdade, que me despertou o jornalista que nunca imaginei existir”.

Verminosos – Neste período, você deixou o trabalho de motoboy e passou a cursar jornalismo, certo? Quando e onde você se formou?
Paulinho – Sim. Não dava mais para conciliar. Tinha algum dinheiro guardado e pensei: “Posso mudar minha vida se arriscar, me empenhar”. E mudei. Financeiramente, mudou muito pouco, mas nada paga a certeza de estar contribuindo, diariamente, para que as coisas mudem no país, no mundo… Como motoboy, apesar da dignidade do trabalho que me deu de comer, não tinha “tesão”. No jornalismo vou dormir pensando em acordar cedo para trabalhar, produzir, descobrir as coisas. Por oferta de um amigo que nada tem a ver com esporte ou jornalismo, mas que possuía recursos para tal, consegui fazer minha faculdade sem me preocupar com os custos, que, por razões óbvias, não podia pagar. Me formei, na Uninove (Universidade Nove de Julho, em São Paulo), em 2011, mas já trabalhava na profissão desde 2007, pouco após a criação do blog, no final de 2006.

Verminosos – Você mexeu com gente graúda do futebol. Quantos processos acumula? Quantos já foram finalizados, com vitória ou derrota?
Paulinho – Bastante. Uma luta árdua, desproporcional, mas que sempre me ocasionou bastante satisfação. Fui processado mais de 70 vezes. Porém, a grande maioria, quase 90%, antes de 2010. Com o tempo, na transição de motoboy que sabe escrever para jornalista com um pouco mais de experiência, a maneira de escrever foi se aperfeiçoando. Conseguia atingir a mesma veemência sem me prejudicar com excessos ocasionados por adjetivações que, embora verdadeiras, ocasionavam-me problemas na Justiça. Foi parte de um aprendizado, também duro. Ganhei muito mais do que perdi. Algumas vitórias foram absolutamente relevantes, contra, por exemplo, Ricardo Teixeira (duas vezes), Andrés Sanchez, Walter Torre Jr., Kia Joorabchian, Neto, etc.

Verminosos – Qual foi a maior bomba que você já publicou? Foi a suposta relação de Mano Menezes com empresários ligados ao Shakhtar Donetsk para a convocação de certos jogadores?
Paulinho – Foram muitas. Bastante mesmo. Diria até, sem falsa modéstia, que o Blog do Paulinho contribuiu para o jornalismo, em pouco tempo, de maneira que muito jornalista tarimbado não fez durante toda uma vida na profissão. Com todos os seus acertos e erros, assim como ocorre em todas as profissões. Fica, então, difícil citar a matéria mais relevante, mas, sem dúvida, tudo o que publiquei a respeito de Mano Menezes, apesar da blindagem de boa parte dos colegas que adoram se dar bem com treinadores, acabou sendo comprovado com o passar do tempo.

Verminosos – Seu site já esteve fora do ar. Foi por causa de alguma dessas denúncias?
Paulinho – Sim. A Justiça brasileira, alguns juízes para ser mais específico, parece não possuir simpatia pela Constituição Brasileira. Um deles, de maneira arbitrária, impediu que servidores brasileiros fornecessem acesso ao blog. Mudamos, então, para a França. Após alguma pressão de pessoas relacionadas ao submundo do futebol, migramos para o WordPress, local que eu já havia utilizado no início do blog, antes da utilização de servidor próprio. Senti-me mais seguro nos EUA. Uma pena que nessas idas e vindas de servidores perdemos quase um ano e meio de arquivos. Por sorte muita coisa foi replicada na web e ainda persiste no ar noutros sites.

“Diria até, sem falsa modéstia, que o Blog do Paulinho contribuiu para o jornalismo, em pouco tempo, de maneira que muito jornalista tarimbado não fez durante toda uma vida na profissão”.

Verminosos – Imagino que você gaste muito dinheiro com advogados. Quem faz sua defesa?
Paulinho – Já gastei algum dinheiro, dentro de meus recursos. Hoje não posso mais. Recorro a advogados amigos e, por vezes, ao serviço público.

Verminosos – Quem foram as pessoas que mais te ajudaram nessa caminhada no jornalismo esportivo?
Paulinho – Muita gente acaba ajudando quando percebe que você faz um trabalho voltado à busca da verdade. Amigos, fontes e o próprio público contribuem diariamente com o Blog do Paulinho. Seja com um bom bate-papo, com informações, dicas ou até mesmo divulgando o que publicamos.

Verminosos – Você se mantém como? O blog já garante uma renda melhor que a que você tinha antes de atuar no jornalismo? Qual é a média diária de acessos?
Paulinho – Com patrocínio e doações do público e amigos. No caso atual, em que estou em busca de patrocínio, das doações. Algo absolutamente corriqueiro, por exemplo, nos EUA, em que jornalistas independentes ganham até mais do que os contratados por grandes emissoras. Não ganho muito mais do que quando era motoboy, mas o suficiente, por enquanto, para me manter. Espero que com o tempo o público entenda que a única maneira de obter informações não viciadas pelas redações quase sempre comprometidas com os desejos de seus empregadores é investir no jornalismo independente. A média de acessos diários do Blog do Paulinho é de 30 mil pessoas ao dia. Por vezes mais. Já atingiu 197 mil, 80 mil, etc.

“Espero que com o tempo o público entenda que a única maneira de obter informações não viciadas pelas redações quase sempre comprometidas com os desejos de seus empregadores é investir no jornalismo independente”.

Verminosos – Alguns críticos o acusam de ser “laranja” de outros jornalistas e dirigentes. O que você diz sobre isso?
Paulinho – É a maneira encontrada para tentar desqualificar quem tem coragem de denunciá-los. A Máfia costuma agir assim. Primeiro tenta cooptar, depois desqualificar, não dando certo parte para coisa mais perigosa. Meu trabalho está disponível em tempo integral na internet, e com fácil acesso. Basta ler para constatar as inúmeras divergências de opiniões, algumas extremas, que possuo com as pessoas que frequentemente são acusadas de me “utilizar”. Eu, na verdade, de consciência tranquila e trabalho solidificado por sete anos no ar, pouco me importo.

Verminosos – Um desses críticos já armou contra você, naquele caso da denúncia de que Ronaldo e Andrés Sanchez teriam saído juntos (na ocasião, uma fonte o instigou a publicar a informação, com base em uma foto que seria enviada, mas que na verdade era apenas uma isca com o objetivo de desmascarar o processo de apuração do blogueiro). O que você aprendeu na ocasião? Você foi alvo de processo naquele caso?
Paulinho – Como você mesmo disse, foi uma armação. Algo feito exatamente por aqueles que são pagos para colocar na cabeça do público inverdades a respeito do trabalho de um jornalista que eles claramente temem. Essa é a diferença. Eles temem, e muito, o Blog do Paulinho. Evidentemente cometi um erro de apuração, poderia ter tomado mais cuidado. Serviu sim como aprendizado, embora estejamos sempre suscetíveis a novos equívocos, certamente episódios como esse nos deixam mais calejados para a profissão. Não sofri processo porque, como manda o bom jornalismo, não tenho nenhum compromisso com o erro. Assumi, me retratei e a vida seguiu.

“A média de acessos diários do Blog do Paulinho é de 30 mil pessoas ao dia. Por vezes mais. Já atingiu 197 mil, 80 mil”.

Verminosos – O que você pensa sobre o jornalismo esportivo brasileiro?
Paulinho – O nível é muito ruim. Terrível, até. Mas há, claro, bons profissionais. A equipe da ESPN Brasil, por exemplo, é das mais competentes, e procura sempre a verdade nas informações. Em contrapartida, a Band serve de exemplo para o que não se deve fazer na profissão. Profissionais, na grande maioria, lamentáveis, alguns venais, com raríssimas exceções.

Verminosos – Você se vê trabalhando em alguma empresa de comunicação? Em qual?
Paulinho – Não vejo problema algum. Acredito ter capacidade para tal. Não tenho preferência.

Verminosos – Aonde o Blog do Paulinho vai parar?
Paulinho – A grande esperança é de que não pare. Já são quase sete anos no ar. Com audiência crescente, público fiel. Tenho enorme prazer em escrevê-lo. O Blog do Paulinho é um oásis de liberdade num mundo jornalístico tão cheio de amarras.

Blog do Paulinho:
blogdopaulinho.wordpress.com

21 respostas para “Blog do Paulinho acumula furos e inimigos”

  1. Legal a matéria Rafael… achei que você foi bem nas perguntas, perguntou algumas coisas que incomodam o entrevistado sem constrange-lo…

    Sempre leio o Blog do Paulinho, mesmo não concordando 100% com suas publicações… sem saber acabei notando isso que comentaram ai em cima, dele atacar muito um lado sem apresentar provas, mesmo dizendo que as tenha, e não falar nada do outro.

    Não conhecia um site que apresentaram ai nos comentários, (http://nocudosjuquinhas.wordpress.com) lógico que o site é com o intuito de persegui-lo, mas as postagem desse site são muito clara e bem fundamentadas com imagens, o que passa uma sensação de que seja verdade.

    Parabéns pela entrevista, vou passar a acompanha-lo. Muito legal sua interação com os leitores.

    E através desse seu post e os comentários dele, perdi um pouco a admiração que tinha pelo Paulinho. Vou continuar acompanhando-o, mas a partir de agora, sempre com um pé atras.

    Abraços

    • Obrigado pelo retorno, Will. Ainda bem que existem blogs independentes como o do Paulinho. E ainda bem que existem blogs que fazem essa acompanhamento dos passos de Paulinho. Isso mostra que o trabalho dele é relevante. E essa atuação meio que de ombudsman torna o Paulinho ainda mais alerta para não cometer deslizes. No processo de amadurecimento no jornalismo, é muito importante. Um abraço!

  2. Rafael, voce perguntou “Quem foram as pessoas que mais te ajudaram nessa caminhada no jornalismo esportivo?”
    ELE NÃO RESPONDEU, DISSIMULOU E VOCE DEIXOU POR ISSO MESMO!
    Esse Paulinho é mau caráter, ele é expulso de todos os ambientes, não pode sair de casa, toda hora está preso pela Justiça,
    Além disso, é um estelionatário, cria dívidas no comércio e não paga, há vários processos contra ele por isso e sabe o que ele fez? criou um novo CPF para limpar o nome e enganar as pessoas.

  3. Se não fosse sua obsessiva perseguição contra o Andres Sanches, todo dia tem post malhando ele denuncias disso e daquilo que não dão em nada, e NUNCA ter postado nada contra Citadini, e outros dirigentes; o paulinho teria mais credibilidade na praça, alias só no titulo do blog que ele tem mesmo. Ataca a BAND, desrespeitando o Dr Osmar de Oliveira, um homem serio e integro!

      • Você pediu provas, o cara te dá e sua resposta é “Alberto, é curioso como em São Paulo os conflitos entre jornalistas esportivos, radialistas e ex-jogadores que atuam como comentaristas são mais acalorados do que em qualquer outra parte do país.”

        Que beleza hein?

        • Prova?! Cláudio, esse interlocutor disse apenas o nome de Roque Citadini, além do vídeo de Kajuru. Pra mim, isso está mesmo na linha do conflito entre jornalistas esportivos, que em São Paulo toma uma proporção sem igual no país.

  4. “que procura respeitar as leis e os direitos dos semelhantes”

    Ter 2 Cpf’s é respeitar a Lei? Pergunte a ele porque tinha 2 cpf’s e utilizou os 2.

    “Por oferta de um amigo que nada tem a ver com esporte ou jornalismo, mas que possuía recursos para tal, consegui fazer minha faculdade sem me preocupar com os custos, que, por razões óbvias, não podia pagar”

    Todos sabem quem pagou a faculdade e quem sustenta. É o mesmo que registrou o blog no endereço residencial dele (existe print disso), um notório do Tribunal de contas.

    Pergunte a ele como foi cumprir prisão domiciliar.
    Ou então como se sustenta sendo que não tem patrocínio nenhum, é só verificar no blog.

    Laranja e vendido de colunista e do tribunal de contas,

    E como foi ser expulso do Corinthians como sócio, o único na história.

    • Claudio, você faz algumas insinuações, mas não cita nomes: “Todos sabem quem pagou a faculdade e quem sustenta. É o mesmo que registrou o blog no endereço residencial dele (existe print disso), um notório do Tribunal de contas.” “Laranja e vendido de colunista e do tribunal de contas”.

      Olha, não sei nada sobre a vida do entrevistado além do que está disto nesse texto, por isso acho que, se você pretende acusá-lo de algo com o objetivo de desqualificá-lo, deveria dar nome aos bois e mostrar a prova em que se baseia.

      Se Paulinho tiver interesse em se manifestar, o espaço está aberto.

      • Quer saber quem é teu entrevistado? Deveria ter pesquisado então, mas vou facilitar, acesse http://nocudosjuquinhas.wordpress.com/

        Lá tem quem o sustenta, o print do registro da página dele na rua cincinato braga, onde mora Roque Citadini. O porque de fugir dos registros, foi julgado e condenado. Os dois cpfs dele, a prisao domiciliar. Esta tudo la, todas as provass. Ele acusa os outros nao tem provas e é condenado. Vc tem um blog, me explica como se sustenta não tendo patrocinio algum?? Isso nao existe.
        Bem acesse la e veja
        http://nocudosjuquinhas.wordpress.com/

        • Cláudio, obrigado pela indicação. Algumas dessas falhas de apuração que o blog indicado expõe foram questionadas na minha pergunta sobre o que Paulinho aprendeu no caso mais famoso, o de Ronaldo com Andrés Sanchez.

          Sobre as questões legais, isso é um problema entre Paulinho e a Justiça. No mais, entendo que qualquer desvio que o blogueiro faça ou tenha feito não invalidam o que é (ou já foi) publicado em seu blog.

          Reforço: não sou advogado do entrevistado, nem quero ser defensor de você nessa pendenga, mas uma coisa é fato… Não preciso de patrocinador para bancar um blog. O que ganho com anúncios, por exemplo, infelizmente não banca o Verminosos por Futebol. Mas não desisto de mantê-lo no ar. Um abraço!

  5. Muito boa entrevista, perguntas muito bem colocadas e sem média, como infelizmente é comum pra agradar o entrevistado. O Blog do Paulinho é sem dúvida o melhor blog esportivo do Brasil em se tratando de informação. Sou cadastrado, recebo o link das publicações, leio todas as matérias e me informo muito mais aqui que em qualquer outro veículo de comunicação. Recomendo a todos !!!

  6. Parabéns pela entrevista. De fato o Paulinho é um caso raro de jornalista comprometido com a verdade e um dos poucos que fazem um jornalismo investigativo no Brasil.

  7. Parabéns pela entrevista, dois jornalistas maravilhosos …. acompanho o blog do Paulinho a um bom tempo e só tenho que parabenizá-lo pela coragem e ética em busca da verdade.

    Parabéns também ao site Vermiosos por Futebol..

    Abs Pessoal

  8. Sou colunista do blogdopaulinho, semanalmente, posto opinião sobre atuação dos árbitros nas partidas que assisto pela TV.

    Em meu entendimento o jornalista deve ser independente por fazer a cabeça de muita gente

    Posso afiançar:

    O corintianíssimo jornalista Paulinho faz parte da raridade do meio de comunicação deste corrupto e corruptor Brasil, brasileiros azeitado pelo nojento Jacule

    Se liga São Paulo

    Acorda Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: