Stakecheia

1go

Papo sério

Aula aos voluntários tem vários equívocos

Até o mês de janeiro, a Fifa ofereceu uma série de aulas em ambiente virtual aos candidatos a voluntários das […]

Leaderboard - KTO

Até o mês de janeiro, a Fifa ofereceu uma série de aulas em ambiente virtual aos candidatos a voluntários das Copas das Confederações e do Mundo. Na preparação para um teste também online, os concorrentes receberam informações sobre futebol e, principalmente, sobre as 12 cidades-sede. Porém, o conteúdo estava longe (muuuito longe!) de corresponder à realidade.

O Verminosos por Futebol teve acesso aos exercícios. E, partindo do pressuposto do que foi informado sobre Fortaleza, cidade onde este blogueiro mora, fico a imaginar os outros equívocos que foram ensinados sobre as demais cidades.

Diante da experiência que presenciei na cobertura da Copa da África do Sul, onde a Fifa sabiamente ($$$) selecionou uma enorme quantidade de voluntários estrangeiros ou que não eram residentes das cidades (movimentando assim a indústria hoteleira, “parceira” da farra), a pergunta que fica é: que qualidade de informação os locais e os turistas receberão em 2013 e 2014?

Não li o curso inteiro, pois as baboseiras são muitas. Confira algumas:

Fifa-aula-1
1) Fortaleza é retratada com foto da orla do Rio de Janeiro.
As cidades são separadas por 2,6 mil quilômetros. Precisa dizer mais?

Fifa-aula-2
2) “Fortaleza se destaca por acesso ao Castelão e investe há décadas em infraestrutura”.
Os acessos ao Castelão são péssimos e prometem vergonha nacional nos dois eventos. Culpa da letargia petista na Prefeitura nos últimos oito anos, mas também das gestões anteriores, que fizeram a infraestrutura da cidade parar no tempo.

Fifa-aula-3
3) Projetos de mobilidade informados nunca saíram do papel ou foram cancelados.
Quase todo esse texto virou falácia… Dos quatro corredores, sobraram dois, que muito se duvida se ficarão prontos em 2013. O VLT, que também está no campo das incertezas, passará longe (muito longe!) do Castelão. Já as duas estações de metrô fazem parte de uma linha que não passa nem perto do estádio, do aeroporto e da rede hoteleira. Por fim, o centro olímpico nunca saiu do papel.

Fifa-aula-4
4) O Saara é aqui?
Dentre as três fotos que retratam o slide final de Fortaleza, há uma que pode ser o Saara, Dubai, os Lençóis Maranhenses, qualquer coisa… menos a capital cearense.

Fifa-aula-5
5) “Time local” jogará na Arena Pernambuco. Que time local?
Slide do Recife afirma que a Arena Pernambuco será casa do “time local” a partir de 2013. Se Castelão e Mineirão, construídos dentro das respectivas cidades-sede, estão sendo rejeitados por clubes que não têm estádio próprio, imagine o que acontecerá com uma arena distante 19 quilômetros da cidade em que os três grandes times já possuem casa própria…

Fifa-aula-6
6) “Sustentabilidade” é a marca das obras de Brasília. Que sustentabilidade?!
Slide de Brasília diz que o novo Mané Garrincha (que o governo local insiste em chamar de “Nacional” ao invés do nome do grande craque) vai “consolidar a capital federal como referência mundial em planejamento sustentável”. Será? Com um estádio ao custo de R$ 1 bilhão e capacidade para mais de 70 mil pessoas numa cidade onde os times têm média de 3 mil torcedores por jogo?

Fifa-aula-7
7) Valores da boca pra fora.
A Fifa entende que é uma entidade “modelo de integridade, justiça, tolerância e transparência”. Só um voluntário muito inocente acredita nisso… Quem está à frente da Fifa e do Comitê Organizador, como qualquer brasileiro minimamente informado já sabe, está longe de honrar esses adjetivos.

Fifa-aula-8
8) Aula não valeu de nada.
Por erros técnicos, a fonte do Verminosos precisou assistir a essa mesma aula oito vezes antes de desistir por não conseguir chegar à fase do teste. Foi melhor assim: se ela respondesse o que acredita que é a realidade, sua nota seria zero ou algo próximo disso.

8 respostas para “Aula aos voluntários tem vários equívocos”

  1. É, tem muitas coisas erradas na realização dessa copa …
    Brasil, um país no qual a própria bandeira nacional diz ter “Ordem e Progresso”, que ordem é essa ? Que progresso é esse ?
    Eu sou apenas uma adolescente simples de 17 anos, que mora na zona rural, mais que sei das enormes mentiras que envolvem na política … Como brasileira, torço para que o Brasil apresente melhoras economicamente, ambientalmente, educacionalmente, e providencie melhoras na área da saúde … PORQUE DINHEIRO TEM !
    O que não tem ê quem administre corretamente o NOSSO DINHEIRO.

  2. Voce esta certissimo, o Nautico entrou numa enrascada enorme e ja esta sentindo o impacto da decisao de ir para a Arena… agora e rezar para que o clube nao desapareca.

  3. O contrato já foi firmado entre o Náutico, o Governo de Pernambuco e o grupo que vai cuidar do estádio. Se não me engano já até receberam parte do dinheiro previsto no contrato.

  4. Apenas uma correção:

    um time local realmente utilizará a Arena Pernambuco.
    Por mais que a mesma seja distante, o Náutico já fechou acordo com o consórcio e mandará seus jogos no novo estádio.

    • Oi Alessandro, deixa o estádio ficar pronto pra realmente acreditar que o Náutico vai mandar jogos no estádio. Ceará e Fortaleza estavam próximos de acertar exclusisividade com o Castelão, mas praticamente desistiram após o jogo inaugural, a rodada dupla contra Bahia e Sport. Sabe por quê? Porque as despesas consumiram 70% da renda. Conselho meu: duvide de todo discurso de que os estádios da Copa, super modernos, terão uso após o torneio. É como diz Daniel Frota, do Fortaleza: “o Castelão é bonito e confortável, mas a gente tem de pagar as contas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: