Stakecheia

Leaderboard - KTO

Papo sério

As rivalidades do futebol brasileiro: do Fla-Flu ao Gre-Nal

Muitas rivalidades entre os fãs dos vários clubes se desenvolveram ao longo do tempo

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Um dos mais célebres derbies do mundo: Flamengo x Fluminense (Foto: Reprodução)
Um dos mais célebres derbies do mundo: Flamengo x Fluminense (Foto: Reprodução)

Desde a primeira partida entre marinheiros ingleses em praia do Rio de Janeiro em 1874, o futebol tornou-se um culto no Brasil e também o esporte nacional por excelência. A seleção brasileira é a mais bem-sucedida do mundo, tendo vencido cinco Copas do Mundo em sua história. Como em outros países, muitas rivalidades entre os fãs dos vários clubes se desenvolveram ao longo do tempo no Brasil. Vejamos quais são os “derbies mais quentes” do futebol brasileiro.

Fla-Flu, o Derby do Maracanã: a rivalidade entre as duas equipes do Rio, Flamengo e Fluminense

Um dos mais sentidos e célebres derbies do mundo, é sem dúvida o que existe entre o Flamengo e o Fluminense. Também conhecido como Fla-Flu, é famoso pela grande celebração, cores e alegria dos torcedores das duas equipes no Rio de Janeiro. A rivalidade data do século XIX, quando o clube de remo Flamengo era um dos mais prestigiados do Rio e decidiu fundar um time de futebol. Não havia muita animosidade entre as duas equipes, na verdade, na época elas até fizeram acordos para trocar jogadores uma com a outra.

O primeiro derby da história foi vencido pelo Fluminense 3 a 2, mas o verdadeiro Fla-Flu nasceu por volta de 1930. Para trazer mais torcedores ao estádio e aumentar a popularidade do futebol no Brasil, o jornalista esportivo carioca Mário Filho lançou uma espécie de desafio entre as duas equipes. Em um jornal local, ele convidou os torcedores para desfrutar de uma partida de futebol e competir sobre qual dos dois iria criar uma atmosfera mais animada e colorida no estádio – a partida foi como uma grande festa de carnaval e a tradição tem continuado até hoje.

Nos anos 50, foi construído o histórico estádio do Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã. Flamengo e Fluminense jogariam seus jogos em casa no estádio com o nome do “pai do Fla-Flu”.

O clássico de São Paulo, quando o futebol torna-se uma “coisa séria”: Palmeiras x Corinthians

Esqueça a atmosfera festiva do carnaval e as cores do clássico do Rio, a atmosfera em São Paulo é decididamente diferente na maior cidade do Brasil. Talvez em nenhum outro lugar do mundo os jogos de futebol ao vivo sejam levados tão a sério como nesta metrópole brasileira que abriga nada menos que quatro equipes: Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Portuguesa – além da torcida pelo Santos, de cidade mesmo estado.

A rivalidade envolve todos esses clubes, mas o clássico paulista por excelência refere-se ao Palmeiras e ao Corinthians. Ambos os clubes foram fundados por grupos de trabalhadores na década de 1910. O Palmeiras viu seu início graças a um grupo de trabalhadores italianos viajando para a cidade brasileira, que originalmente chamou o clube de ‘Palestra Itália’, rebatizado Palmeiras durante a Segunda Guerra Mundial. Competindo “a equipe do povo” (como sua bandeira), o Corinthians, e “a grande comunidade italiana” de São Paulo, o Palmeiras.

O Gre-Nal, a rivalidade de classe: Grêmio x Internacional

O Gre-Nal é o clássico mais feroz e intenso do Brasil, no Sul do país, quando Grêmio x Internacional é jogado em Porto Alegre pode-se assistir a uma das partidas mais físicas (às vezes violentas) do Brasileirão. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, se divide em duas para este desafio ardente: as cores preto-e-branco-celeste do Grêmio contra o vermelho do Internacional.

Gre-Nal, em suas origens, foi uma luta de classes entre o clube exclusivo da elite europeia (predominantemente alemã) do Grêmio e a equipe inclusiva do povo, o Internacional. Esta distinção de culturas quase foi invertida ao longo do tempo, agora parece que onde assistir ao futebol está dividido de maneiras opostas. A classe trabalhadora torce pelo ‘Grêmio Imortal’, a classe social mais rica prefere a outra equipe de Porto Alegre.

O ‘Clássico Mineiro’, o derby de Belo Horizonte: o desafio entre Atlético Mineiro e Cruzeiro

Outro clássico tradicional no Brasil é o ocorrido no sudeste da cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Lutam entre si o Atlético Mineiro em preto e branco e o Cruzeiro em azul. Esta rivalidade é um verdadeiro espetáculo para a cidade.

Originalmente, o clássico era entre Atlético e América, o primeiro foi fundado por um grupo de estudantes da classe trabalhadora em 1908, o segundo foi considerado o clube de elite de Belo Horizonte. Durante a Segunda Guerra Mundial, a 2ª equipe mudou seu nome para Cruzeiro Esporte Clube.

Os jogos entre as duas equipes são conhecidos por serem muito quentes e violentos. O Atlético Mineiro, apelidado de ‘Galo’, dominou nos anos 80. O Cruzeiro, também conhecido como ‘Raposa’, dominou o cenário do futebol brasileiro nas décadas de 1960 e 1970.

Conclusões sobre as rivalidades entre equipes no futebol brasileiro

O futebol no Brasil é um “negócio sério”, às vezes transformando-se em um grande carnaval, com festas, música, cores – um verdadeiro espetáculo. Em alguns trotes, tanto no campo quanto nas arquibancadas, às vezes ocorrem episódios desagradáveis e violentos, dada a grande rivalidade entre as duas cidades e os fãs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: