Estudo aponta Neymar como ícone de mídia
Neymar está aquém da classe de Messi e Cristiano Ronaldo. Isso é inquestionável. Mas o jogador do Santos seria produto […]

Neymar está aquém da classe de Messi e Cristiano Ronaldo. Isso é inquestionável. Mas o jogador do Santos seria produto com mais potencial de mercado que os craques de Barcelona e Real Madrid. É o que defende o espanhol Esteve Calzada, ex-diretor de marketing do Barça entre 2002 e 2007.
Pouco antes dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Calzada lançou o livro “Show me the money!”, sobre marketing esportivo, e divulgou alguns números em artigo no diário Marca, de Madri. Nessa pesquisa, Neymar é definido como “ícone de mídia perfeito”, superior inclusive a Messi, Cristiano Ronaldo e Rooney.

Os quatro jogadores foram avaliados em cinco quesitos: qualidade de futebol, atributos físicos, rebeldia, solidariedade e simplicidade. E os três concorrentes apresentaram pontos fracos, como solidariedade (Cristiano Ronaldo) ou atributos físicos (Messi e Rooney), o que prejudicaria a aproximação de certos patrocínios.
Na visão de Calzada (discutível para muitos brasileiros), Neymar é considerado atraente. Além disso, o especialista o avaliou bem em todos os outros quesitos, em doses que o fariam potencialmente interessante para a publicidade. Diferentemente por exemplo da beleza de Cristiano Ronaldo, que o torna antipático.
Por tudo isso, Neymar virou o jogador do futebol mundial com mais patrocínios, 11: Nike, Panasonic, Red Bull, Guaraná Antartica, Santander, Unilever, Volkswagen, Claro, Baruel, Lupo e Baterias Heliar. Em comparação, Messi e Rooney possuem quatro cada e Cristiano Ronaldo, cinco.
Quando decidir ir para a Europa, Neymar não só vai se tornar o jogador com mais receitas publicitárias, como também verá um salto dramático em mídia de qualidade”.
Esteve Calzada, diretor da Prime Time Sport, empresa de marketing esportivo.
Isso garantiu que, em 2012, Neymar faturasse R$ 40 milhões, sendo 92% disso oriundo de publicidade. Calzada elogia a engrenagem que movimenta essa máquina de fazer dinheiro.
“O aconselhamento profissional que está disponível é usado com maestria. Tarefas como se preparar para uma entrevista, a seleção adequada dos eventos que frequenta e o tratamento dado aos patrocinadores são a receita do sucesso”, indica o especialista. Neymar nasceu com a bunda para a lua, mas a grana que fatura a cada minuto (R$ 76, pra ser mais preciso) não cai do céu à toa.
Valores atribuídos no estudo:

Neymar
Simplicidade: 3 / Solidariedade: 4 / Genialidade: 5 / Beleza: 4 / Rebeldia: 5 / Total: 21

Messi
Simplicidade: 5 / Solidariedade: 5 / Genialidade: 5 / Beleza: 2 / Rebeldia: 2 / Total: 19

Cristiano Ronaldo
Simplicidade: 1 / Solidariedade: 1 / Genialidade: 5 / Beleza: 5 / Rebeldia: 3 / Total: 15

Rooney
Simplicidade: 3 / Solidariedade: 1 / Genialidade: 4 / Beleza: 1 / Rebeldia: 5 / Total: 14
Artigo de Esteza Calzada em seu site pessoal:
www.estevecalzada.com

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 O jornalista Rafael Luis Azevedo, 42, é editor do Verminosos desde 2012. É um dos 15 profissionais mais premiados na história do jornalismo no Nordeste, segundo o Portal dos Jornalistas. Cobriu as Copas do Mundo de 2010 e 2014, foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas e diretor dos documentários "Aqui é Flamengo" e "Mimo: O Milagre de Milagres" (vencedor do Cinefoot 2022). É também editor do Jornal da Cidade, da TV Cidade/Record. Antes, passou pelos sites Tribuna do Ceará, Vós e O Povo Online, jornal O Povo, rádio Alece FM e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura, Cidade/Record e Alece TV, todos de Fortaleza, nos cargos de repórter, produtor, social media, editor, coordenador e diretor. Já fez reportagem e produção freelancer para as TVs Globo e France 24 (FRA), as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar e os sites BBC Brasil, Vice, UOL, Agência Pública e The Epoch Times (EUA), além de produção de documentários para as TVs France 2 (FRA) e National Geographic (EUA).
							
							O jornalista Rafael Luis Azevedo, 42, é editor do Verminosos desde 2012. É um dos 15 profissionais mais premiados na história do jornalismo no Nordeste, segundo o Portal dos Jornalistas. Cobriu as Copas do Mundo de 2010 e 2014, foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas e diretor dos documentários "Aqui é Flamengo" e "Mimo: O Milagre de Milagres" (vencedor do Cinefoot 2022). É também editor do Jornal da Cidade, da TV Cidade/Record. Antes, passou pelos sites Tribuna do Ceará, Vós e O Povo Online, jornal O Povo, rádio Alece FM e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura, Cidade/Record e Alece TV, todos de Fortaleza, nos cargos de repórter, produtor, social media, editor, coordenador e diretor. Já fez reportagem e produção freelancer para as TVs Globo e France 24 (FRA), as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar e os sites BBC Brasil, Vice, UOL, Agência Pública e The Epoch Times (EUA), além de produção de documentários para as TVs France 2 (FRA) e National Geographic (EUA).  
















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