7 livros sobre futebol para ler durante a quarentena
É uma boa hora para comprar livros, pois diversas editoras estão reduzindo os preços na quarentena

Por Sérgio Sá
O isolamento social é a oportunidade perfeita para colocar a leitura em dia, e nada melhor do que fazer isso lendo sobre futebol. Além disso, também é uma boa hora para comprar livros, pois números do portal ReviewBox indicam que diversas editoras estão reduzindo os preços para incentivar o consumo durante a quarentena. Para te ajudar, preparamos uma lista com sete livros que abordam o esporte de variadas maneiras.
Anatomia de uma derrota – Paulo Perdigão
“Anatomia de uma derrota” foi lançado em 1985 e apresenta um retrato do que foi a final da Copa do Mundo de 1950 no Maracanã. O que faz desse livro especial é que ele não se limita aos detalhes da competição: consegue trazer um panorama do sentimento geral de toda uma nação após uma tragédia futebolística.
Futebol e Guerra – Andy Dougan
O Dinamo de Kiev era considerado um dos melhores times da Europa antes da 2ª Guerra Mundial. Esse livro narra de maneira emocionante como todo o time foi um elemento importantíssimo de resistência contra o Nazismo. Um livro essencial para perceber como o futebol pode constituir uma linha muito tênue com questões sociais e políticas.
- Leia também:
-
Carrinho de compras
Livro da Panini reúne todos os álbuns de Copas do Mundo a partir de 1970
Dica culturalCopas de 1930, 1934 e 1938 enfim ganham álbuns de figurinhas
Dica culturalPacaembu conta com a primeira biblioteca pública de futebol do Brasil
Deu a loucaColecionador tem 2.353 livros de futebol
Glória Roubada – Edgardo Martolio
“Glória Roubada” trata de um tema muito conhecido e abordado em outras produções, mas com reconstituições documentais profundas: a influência de diversas ditaduras no futebol, com foco especial nas Copas do Mundo. Outra leitura essencial para entender como o esporte e poder se relacionam.
Futebol ao Sol e à Sombra – Eduardo Galeano
Entre os mais clássicos livros sobre futebol, este não poderia ficar de fora. Um dos maiores escritores da América Latina traz textos emocionantes, tratando o futebol de maneira romântica e mágica. Assim, qualquer apaixonado pelo esporte se identifica facilmente com Eduardo Galeano e sua narrativa.
Futebol no país da música – Beto Xavier
Dica especial para os que também têm a música como paixão. Neste livro, o jornalista Beto Xavier mostra, através de entrevistas, imagens e documentos históricos, como o futebol e a música já nasceram interligados no Brasil, e também como essa relação foi ficando cada vez mais próxima.
Febre de bola – Nick Hornby
Nick Hornby é um dos escritores de ficção mais aclamados da Europa, por conta de sua narrativa cinematográfica e envolvente. Neste livro, o autor biografa o amor pelo seu clube do coração, o Arsenal, associando os acontecimentos do futebol aos de sua vida pessoal, coisa que quase todo fã de futebol faz e que Hornby conseguiu transformar em uma bela história.
Uma bola no pé e uma ideia na cabeça – Arthur Ferreira, André Martins e Robert Segal
O livro, publicado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, trata o futebol de um ponto de vista das ciências sociais e humanas. Para isso, dezesseis autores analisam o esporte através da antropologia, filosofia, psicologia e dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade. Uma ótima prova de como o futebol é um objeto de estudo privilegiado.
Bônus
Além dos livros que citamos, vale a pena ressaltar que a Revista Relvado, publicação independente focada em futebol, liberou parte de seu acervo digital gratuitamente durante a quarentena. São dez edições com matérias interessantíssimas e ótimas histórias sobre o esporte.
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
2
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
3
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
4
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
5
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
-
6
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
7
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário