5 Clubes que Possuem Tokens de Torcedor ou Aceitam Bitcoin
Vários clubes do Brasil e do mundo possuem seus próprios tokens ou têm parcerias com empresas de bitcoins. Com isso, criam novas opções para as suas torcidas
Tokens de torcedor: o que são e como podem ajudar seu clube do coração?
Sites reconhecidos no mercado, como o 777 Bet bitcoin cassino, oferecem muitos jogos e operações com criptomoedas. Uma que tem chamado a atenção é a do fan token, ou token de torcedor. Vários grandes clubes no Brasil e noutros países têm apostado nessa nova tecnologia. Mas, afinal, o que são esses tokens de torcedor?
O fan token, token de torcedor ou simplesmente FTOs, são moedas digitais criadas para torcedores e torcedoras de vários clubes. Oficialmente, são chamadas Chiliz, ou CHZ. Com elas, várias funcionalidades são oferecidas para torcidas para todo o mundo, que vão desde influenciar decisões e contratações até acessos a experiências exclusivas com seus times – como acesso a eventos e produtos.
Os FTOs ou fan tokens também são chamados de tokens de utilidade, já que oferecem acesso a produtos e serviços relacionados aos clubes. Eles são de propriedade da Socios.com. A empresa abriga criptomoedas de clubes e ligas afiliados, e para adquiri-las é necessário criar uma conta na plataforma. O site CoinGecko disponibiliza atualizações sobre a cotação de tokens de torcedor de clubes do mundo todo.
Quais clubes possuem tokens de torcedor ou aceitam bitcoins?
Na Europa, grandes clubes como a Juventus, Manchester United, Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid possuem FTOS, disponíveis para suas torcidas. No Brasil, o primeiro a tê-los foi o Atlético Mineiro. Porém, outros vários clubes brasileiros também possuem seus próprios fan tokens, como Flamengo, Santos, Grêmio e Corinthians. Hoje, 14 dos 20 times da série A já possuem tokens de torcedor ou algum contrato com empresas de bitcoins, segundo levantamento da coluna Giz Br.
No Brasil, também há vários clubes que aceitam bitcoins para, por exemplo, compra de ingressos para seus jogos. O pioneiro disso foi o São Paulo, que começou a aceitá-las em 2022. Há vários exemplos de clubes que não lançaram ainda seus fan tokens, mas possuem acordos com empresas de bitcoins, como é o caso do Fortaleza, América-MG e Ceará.
A própria CBF lançou sua própria criptomoeda. Em parceria com a Bicti Global, a Confederação Brasileira de Futebol arrecadou mais de R$90 milhões em agosto de 2021. Em meia hora se esgotou sua primeira leva de tokens. Alguns outros esportes também aderiram aos tokens de torcedor, como no caso da NBB (Novo Basquete Brasil).
5 Clubes do Brasil e do exterior que têm seus próprios tokens
A partir de agora, vamos listar 5 times que têm seus próprios tokens. Optamos por mostrar clubes brasileiros e europeus com grande popularidade. Assim, o objetivo aqui será, principalmente mostrar um panorama geral desse mercado.
Há várias maneiras de os clubes lucrarem com esses criptoativos. Os ativos digitais dos clubes entram no mercado por meio de FTO (Oferta Inicial de Tokens), do mercado de ações. Na venda inicial, parte dos valores ficam com os clubes. Em outros casos, as empresas compram direitos sobre ativos digitais dos times. Além disso, os clubes recebem cerca de 0,25% de cada negociação realizada entre usuários.
Enfim, entendendo como funciona esse mercado, além de como os clubes lucram, vamos mostrar alguns exemplos de clubes que possuem seus próprios tokens.
Atlético-MG
O time de Belo Horizonte, no ano em que foi campeão brasileiro, em 2021, lançou a $GALO. Com preço inicial de U$2,00, rendeu aos cofres do time de mais de R$4 milhões. O segundo lote de fan tokens vendido pelo Atlético-MG aconteceu em apenas 9 horas após o primeiro.
O token oficial do Atlético-MG, o $GALO, pode ser adquirido no site oficial do clube ou via aplicativo em dispositivo móvel. Dá acesso a vários benefícios, como participar de enquetes exclusivas, recompensas VIP, fóruns e bate-papos diversos, além de acesso a eventos.
Milan
Um dos clubes mais populares da Itália, em 2021 o Milan lançou o $ACM Fan Token. Adquiri-lo concede benefícios que vão desde votar em algumas decisões do clube na temporada, até promoções exclusivas, assim como participar de experiências e adquirir produtos VIP oferecidos pelo clube.
Com uma base de fãs estimada de 450 milhões de pessoas ao redor do mundo, o MIlan disponibiliza do $ACM em várias plataformas e para pessoas de qualquer lugar do mundo.
Manchester City
Atual campeão da UEFA Champions League, a $CITY, moeda digital do Manchester City, também está entre as que mais se valorizaram no mercado de criptoativos em 2023. Assim como outros fan tokens, o do Manchester City oferece acesso a promoções e produtos exclusivos, possibilidade de votar em decisões do time, experiências VIP, dentre várias outras possibilidades.
Flamengo
O clube de maior torcida do Brasil também possui seu próprio fan token: o $MENGO. O fan token do Flamengo oferece promoções exclusivas, entre elas a de ganhar um token $MENGO para quem faz parte do sócio torcedor do clube.
Quem adquirir o $MENGO terá acesso a promoções e experiências exclusivas, bastando acessar o site do token do Flamengo para aderir. O token do Flamengo também é fruto de parceria do clube carioca com a Socios.com.
Internacional
Desde 2021, o Internacional possui um fan token, também em parceria com a Chiliz, cujo nome é $SACI. Assim como outros, oferece experiências exclusivas para torcedores do Inter de Porto Alegre. Entre os benefícios oferecidos para quem adquirir o $SACI estão participar de decisões do clube, que vão de opinar sobre novos uniformes a decidir sobre frases motivacionais no estádio Beira Rio.
Outros clubes que investiram em fan tokens
Caso seu clube não esteja na lista, possivelmente ele já pode estar inserido no universo das criptomoedas e ter seu próprio token de torcedor. Times como Santos, Corinthians, Coritiba e vários outros do Brasil já têm seus próprios tokens. De maneira geral, os clubes fazem ações de lançamento e de divulgação de seus tokens.
Há ainda várias de clubes ao redor do mundo, como com times como o Arsenal, Juventus, Barcelona e vários outros. Além disso, é possível encontrar tokens de outros esportes, como vôlei, basquete e Fórmula 1.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
Deixe um comentário