14 curiosidades sobre o centenário Ceará
Neste dia 2 de junho de 2014, o Ceará Sporting Club entra para a galeria dos times centenários do Brasil. […]
Neste dia 2 de junho de 2014, o Ceará Sporting Club entra para a galeria dos times centenários do Brasil. Mais antigo clube em atividade no futebol cearense, o Vovô tem muita história para contar. Pois o Verminosos por Futebol reúne abaixo 14 curiosidades que talvez você não saiba.
1) O médio Gotardo, um dos jogadores-fundadores do Ceará, tinha somente 13 anos na ocasião da criação do Rio Branco, que em 1915 passou a se chamar Ceará.
2) Celso Alves da Silva é considerado o primeiro chefe de torcida do futebol cearense, organizando um grupo em 1919. Depois trabalhou no clube como faz-tudo.
3) O pai do comediante Chico Anysio, Oliveira Paula, foi presidente do Ceará em 1938.
4) Em 1949, o Ceará massacrou o time de marinheiros ingleses do navio Sussex Trader, em amistoso no PV. O placar marcava 16 a 0 quando o árbitro resolveu encerrar o jogo, 15 minutos antes do fim.
5) Aquela geração alvinegra era imbatível. De 1949 a 1953, o time ficou 17 partidas sem perder para o arquirrival Fortaleza.
6) Em 1951, o atacante Mitotônio, maior ídolo da primeira metade do século, passou mal durante jogo contra o Gentilândia, no PV, e morreu horas depois, de congestão por ter almoçado panelada.
Veja matéria do Verminosos por Futebol
7) O atacante Gildo é o maior artilheiro da história do Ceará, com 246 gols em 11 anos de atuação, nas décadas de 1960 e 1970.
8) Um dos filhos de Ananias Frota Vasconcelos, presidente do Ceará entre 1942 e 1943, virou presidente do Fortaleza, em 1967. Foi José Girão Frota.
Veja matéria do Verminosos por Futebol
9) O Ceará teve o primeiro programa de rádio específico para uma torcida. Foi o Dragão Alvinegro, criado em 1970 pelo radialista José Alberto Queirós, na rádio Assunção.
10) O Ceará venceu o Santos justo no dia do jogo mil Pelé pelo time, em 1972. Vitória de 2 a 1, de virada, no PV, pelo Campeonato Brasileiro.
Veja matéria do Verminosos por Futebol
11) Com 506 jogos entre 1982 e 2013, Dimas Filgueiras é o 5º técnico com mais partidas por um clube do país, atrás de Lula (Santos, 999), Flávio Costa (Flamengo, 733), Osvaldo Brandão (Palmeiras, 580) e Vicente Feola (São Paulo, 524). Dimas assumiu o time interinamente 41 vezes.
Veja matéria do Verminosos por Futebol
12) A final da Copa do Brasil de 1994, Ceará x Grêmio, tem o maior público estimado em jogo de clubes na história do Castelão, com 89 mil torcedores. A final da Copa do Nordeste de 2014, Ceará x Sport, registrou o maior público pagante em jogo de clubes no Castelão, com 60.068.
13) O Ceará foi o único time cearense a obter renda superior a R$ 1 milhão numa partida. O feito foi conseguido quatro vezes.
14) Ceará e Sport são os únicos clubes do Nordeste que nunca participaram da 3ª divisão nacional.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/tiquinho-1o-socio-torcedor-pet-do-ceara
6 respostas para “14 curiosidades sobre o centenário Ceará”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
2
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
3
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
6
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Canal de Youtube recria lances históricos de futebol em videogame
Gostei muito da postagem mano, Parabéns!
Valeu, João Vitor!
Parabéns pela postagem sobre o Time do Povo e pelo blog. Gostei!
Valeu, Mário!
Cara, eu tenho alguns livros sobre futebol, a maioria relacionada ao Atlético Mineiro. Por causa disso eu acabado pesquisando livros relacionados ao futebol de um modo geral. Acabei percebendo que em Pernambuco e no Ceará os times tem uma história muito mais retratada em livros e documentários que os times mineiros. Impressionante a falta de apreço a memória que as pessoas tem aqui. Parabéns ao Ceará pelo centenário! Uma torcida realmente impressionante.
Oi Thiago, especialmente o Ceará conta com muitos livros mesmo. Puxando pela memória, são cinco. Além disso, já foram publicados alguns almanaques sobre a história do Campeonato Cearense, que acabam dando muito espaço ao Ceará, time mais vezes campeão. Mas isso só vem acontecendo da virada do século pra cá, graças a alguns pesquisadores e jornalistas, que dedicam parte de suas vidas ao resgate da memória do futebol.
Recomendo a leitura de um livro que fui co-autor, sobre a história do estádio Presidente Vargas: PV, Biografia de uma Paixão. Tem algumas histórias divertidíssimas: http://www.verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/livro-do-pv-e-pra-voce-ter-na-estante/ Um abraço!