Viagem pelas camisas dos anos 90
A década de 1990 foi pródiga para o design do futebol. Foi a época em que as marcas esportivas começaram […]
![Goste ou não das camisas "noventosas", como são chamadas na Argentina, elas marcaram época (Foto: La Casaca) Goste ou não das camisas "noventosas", como são chamadas na Argentina, elas marcaram época (Foto: La Casaca)](http://www.verminososporfutebol.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Anos-90-destaque.jpg)
A década de 1990 foi pródiga para o design do futebol. Foi a época em que as marcas esportivas começaram a investir mais fortemente nos grandes clubes da Europa e da América. E tempo em que empresas sem nenhum vínculo com esporte passaram a disputar espaço nas blusas. Para chamar a atenção do público, os desenhos ficaram cada vez mais ousados, com direito a estampas de bagunçar a vista. A publicidade também ganhou aparições inusitadas.
O blog La Casaca reuniu algumas dessas curiosidades, funcionalidades e características. Goste ou não das camisas dos anos 90, é inegável que elas marcaram época. Confira abaixo.
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EUROPA
O Manchester United encontrou uma forma curiosa de homenagear o “Teatro dos Sonhos”.
Essa publicidade foi hipnótica.
Nos primórdios da Nike no futebol, o logotipo não usa o “swoosh” isolado.
O Newcastle inovou no “quadrado” do número na camisa listrada.
Numa época sem grandes investidores, o Manchester City era patrocinado por uma empresa de máquina de costura.
Num período de cinco anos, a Adidas usou três logotipos diferentes.
Nessa camisa do Liverpool, o logotipo foi estampado na diagonal.
O início da década de 90 foi a era das estampas, marcada sobretudo pelo Manchester United.
Com a popularização dos computadores e eletrônicos, a publicidade deles abundava.
A HP preferia uma logomarca com o nome completo.
AMÉRICA
A Parmalat investiu forte no futebol sul-americano.
A Adidas arriscou de formas diferentes na implementação das três listras.
Foi o caso da repetição do patrocinador até no pescoço.
Às vezes exagerou-se nas cores e listras.
O desenho dessa camisa do Toros Neza lembrava o logotipo da Adidas Originals.
O escudo da Universidad Catolica foi parar num local curioso.
A publicidade na diagonal da camisa do Vasco foi caso raro.
Na década de 1990 também foi moda a marca d’água com a presença de estádios.
Colo-Colo foi um dos primeiros times da América do Sul a vestir Nike.
A gola da camisa chegou a ser enorme.
Como muitos clubes, o Nacional inovava nas camisas alternativas.
Visite o blog La Casaca:
www.lacasaca.com
Clique no link e leia também:
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2 respostas para “Viagem pelas camisas dos anos 90”
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Uma época que eu gosto muito. Belas camisas!!!
Acho incrível essas camisas, mas só para olhar nada de usá-las (RSRS).