AFC

PinUp-Bet

Viagem no tempo

Relembre outras vezes em que o futebol parou

As duas Guerras Mundiais e a pandemia da Gripe Espanhola provocaram paralisações no futebol

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol
Campeonatos na Europa foram suspensos durante as guerras mundiais (Foto: Pixabay)
Campeonatos na Europa foram suspensos durante as guerras mundiais (Foto: Pixabay)

Por Sérgio Sá

Nunca na história do futebol havia acontecido algo parecido com o panorama de hoje. É verdade que já aconteceram grandes paralisações, mas em tempos em que não tínhamos tantas ligas organizadas. As pausas não ocorreram em nível mundial como o que acontece durante a pandemia do coronavírus. Veja quais foram esses momentos.

Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra, os principais campeonatos europeus foram paralisados. Na Inglaterra, os torneios nacionais tiveram uma pausa de quatro temporadas, 1915-16, 16-17, 17-18 e 18-19, mesmo tempo que a França ficou sem seus principais campeonatos. Já na Itália, a interrupção foi de três temporadas, começando pela temporada 1915-16.

Os efeitos da guerra no futebol foram muito além das paralisações. Muitos jogadores profissionais morreram lutando, e há casos de times que perderam mais da metade de uma equipe para os conflitos. Porém, a bola não deixou de rolar completamente. Com os homens lutando, o espaço ficou aberto para as mulheres jogarem futebol na Inglaterra. A população, sedenta pelo esporte, compareceu em peso e lotou os estádios nos jogos femininos.

Gripe Espanhola

Segundo Anabel Rodrigues, editora da página de saúde e bem-estar Saudável e Forte, a Gripe Espanhola é o comparativo mais próximo que podemos ter com a situação atual da Covid-19. O auge da pandemia foi durante a Primeira Guerra, portanto os torneios europeus já estavam paralisados. Em 1918, no Brasil, os estaduais que já aconteciam ficaram interrompidos por alguns meses. O Gauchão, por exemplo, que teria a sua primeira edição naquele ano, foi adiado, assim como o Campeonato Sul-Americano de Seleções, com sede no Brasil, que ficou para 1919.

Segunda Guerra Mundial

Foi na Segunda Guerra Mundial que o futebol sofreu mais consequências. Com mais times e mais campeonatos do que nas situações anteriores, o número de paralisações foi maior. Duas Copas do Mundo, de 1942 e 1946, foram canceladas por causa dos conflitos, algo inédito até hoje. A primeira delas, inclusive, tinha tudo para ser realizada em solo brasileiro.

Na França, o campeonato nacional foi interrompido em 1939-40 e depois dividido em torneios regionais até 1944. O Campeonato Inglês foi paralisado após três rodadas na temporada 1939-40, e todos os contratos profissionais com os clubes foram suspensos. Vários times regionais se organizaram e mantiveram a bola rolando, mas o torneio nacional oficial só voltou na temporada 1946-47. Já o futebol italiano ficou apenas dois anos paralisado, e o alemão foi interrompido apenas em 1944. Na Espanha, as competições não foram suspensas.

No Brasil, porém, os efeitos não chegaram a ser tão grandes. O único campeonato que sofreu as consequências foi o Potiguar de 1942, já que Natal recebeu duas bases militares americanas, onde desembarcaram mais de 10 mil soldados. Por receio de conflitos, foi decidido pelo cancelamento do campeonato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: