Viagem no tempo

Relembre outras vezes em que o futebol parou

As duas Guerras Mundiais e a pandemia da Gripe Espanhola provocaram paralisações no futebol

Campeonatos na Europa foram suspensos durante as guerras mundiais (Foto: Pixabay)
Campeonatos na Europa foram suspensos durante as guerras mundiais (Foto: Pixabay)

Por Sérgio Sá

Nunca na história do futebol havia acontecido algo parecido com o panorama de hoje. É verdade que já aconteceram grandes paralisações, mas em tempos em que não tínhamos tantas ligas organizadas. As pausas não ocorreram em nível mundial como o que acontece durante a pandemia do coronavírus. Veja quais foram esses momentos.

Primeira Guerra Mundial

Durante a Primeira Guerra, os principais campeonatos europeus foram paralisados. Na Inglaterra, os torneios nacionais tiveram uma pausa de quatro temporadas, 1915-16, 16-17, 17-18 e 18-19, mesmo tempo que a França ficou sem seus principais campeonatos. Já na Itália, a interrupção foi de três temporadas, começando pela temporada 1915-16.

Os efeitos da guerra no futebol foram muito além das paralisações. Muitos jogadores profissionais morreram lutando, e há casos de times que perderam mais da metade de uma equipe para os conflitos. Porém, a bola não deixou de rolar completamente. Com os homens lutando, o espaço ficou aberto para as mulheres jogarem futebol na Inglaterra. A população, sedenta pelo esporte, compareceu em peso e lotou os estádios nos jogos femininos.

Gripe Espanhola

Segundo Anabel Rodrigues, editora da página de saúde e bem-estar Saudável e Forte, a Gripe Espanhola é o comparativo mais próximo que podemos ter com a situação atual da Covid-19. O auge da pandemia foi durante a Primeira Guerra, portanto os torneios europeus já estavam paralisados. Em 1918, no Brasil, os estaduais que já aconteciam ficaram interrompidos por alguns meses. O Gauchão, por exemplo, que teria a sua primeira edição naquele ano, foi adiado, assim como o Campeonato Sul-Americano de Seleções, com sede no Brasil, que ficou para 1919.

Segunda Guerra Mundial

Foi na Segunda Guerra Mundial que o futebol sofreu mais consequências. Com mais times e mais campeonatos do que nas situações anteriores, o número de paralisações foi maior. Duas Copas do Mundo, de 1942 e 1946, foram canceladas por causa dos conflitos, algo inédito até hoje. A primeira delas, inclusive, tinha tudo para ser realizada em solo brasileiro.

Na França, o campeonato nacional foi interrompido em 1939-40 e depois dividido em torneios regionais até 1944. O Campeonato Inglês foi paralisado após três rodadas na temporada 1939-40, e todos os contratos profissionais com os clubes foram suspensos. Vários times regionais se organizaram e mantiveram a bola rolando, mas o torneio nacional oficial só voltou na temporada 1946-47. Já o futebol italiano ficou apenas dois anos paralisado, e o alemão foi interrompido apenas em 1944. Na Espanha, as competições não foram suspensas.

No Brasil, porém, os efeitos não chegaram a ser tão grandes. O único campeonato que sofreu as consequências foi o Potiguar de 1942, já que Natal recebeu duas bases militares americanas, onde desembarcaram mais de 10 mil soldados. Por receio de conflitos, foi decidido pelo cancelamento do campeonato.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: