Tiquinho, 1º sócio-torcedor pet do Ceará
Ele é o torcedor do Ceará mais animal! Literalmente. Tiquinho, um pequeno cachorro da raça Yorkshire, foi o primeiro sócio-torcedor […]
Ele é o torcedor do Ceará mais animal! Literalmente. Tiquinho, um pequeno cachorro da raça Yorkshire, foi o primeiro sócio-torcedor pet da história quase centenária do clube. Privilégio que envaidece seus donos, o casal de torcedores alvinegros Thales e Emanuela Pontes. É o que mostra o Verminosos por Futebol neste Dia do Cão.
Foi Tiquinho quem despertou no Ceará o interesse de lançar a categoria voltada para animais de estimação, no programa de sócio-torcedor do clube. Quando foi filiado, em 2012, o pedido parecia tão inusitado que o cachorro teve que ganhar carteirinha infantil, da modalidade Sócio Kids.
A ideia foi do advogado Thales, de 37 anos. “A gente precisou convencer as atendentes de que era sério”, conta o torcedor. O cachorro posou para foto e ganhou carteira com nome e sobrenome: Tiquinho Nogueira Pontes, nascido em 17/10/2009.
A adesão foi mais uma homenagem de Thales do que interesse em garantir a entrada do cachorro em estádios. Em jogo, o animal só esteve uma vez: vitória por 1 a 0 sobre o Ferroviário, no Estadual de 2012. “Mas ele tem noção de futebol, até late quando o Ceará faz gol”, garante a universitária Emanuela, de 35 anos.
A gente precisou convencer as atendentes de que era sério”. Thales Pontes.
Tiquinho ganhou o nome do carioca que se tornou ídolo alvinegro ao marcar o gol do tetracampeonato estadual de 1978. Inspirado no time, o animal virou inspiração. No seu aniversário de 98 anos, em 2012, o Ceará lançou o programa de sócio-torcedor de pets. Na cerimônia, o cachorro ganhou carteira nova, não mais de sócio kid, além de um pingente.
“Falaram que iam associar papagaio e até cobra”, ri Thales. E não era conversa fiada. No novo programa, o Ceará recebeu a adesão de cerca de 10 animais. Todos eles cães, além do tal papagaio, informa o diretor financeiro do clube, Sérgio Costa. “Foi tudo por causa daquele cachorro”.
O Tiquinho é como filho, então nada mais natural do que ele ser sócio”. Thales Pontes.
Depois de Tiquinho, a família de Thales e Emanuela cresceu. E a torcida também. Marcel, o filho mais velho, nasceu em 2011 e se tornou o conselheiro mais jovem da história do clube, aos 4 meses. Ele pode até votar nas eleições da diretoria. Já Maria Alice tem apenas 2 meses, e muito em breve ganhará o mesmo direito.
Pelos títulos de proprietário seu e do filho, Thales pagou R$ 1 mil em cada. Ao todo, as carteiras de sócio-torcedor da família ainda somam ao mês cerca de R$ 300. Valor ínfimo para quem é devoto ao Ceará.
Falaram que iam associar papagaio e até cobra”. Thales Pontes.
E não é qualquer paixão. O apartamento do casal é cheio de adereços do time. Na coleção alvinegra, há cerca de 100 camisas e um documento com autógrafos de ídolos históricos, como Gildo, Dimas Filgueiras e o próprio Tiquinho, já falecido. “No nosso casamento, em 2008, foi tudo alvinegro”, descreve o advogado.
A decoração de casa, porém, nem chega a ser tão incomum. Verminoso assim existem alguns por aí. Verminoso que tenha um cachorro sócio-torcedor, são raríssimos. Com orgulho, Thales pode cantar: “Au, au, au, o Tiquinho é animal!”
Facebook de Tiquinho:
www.facebook.com/tiquinhonogueira.pontes
Planos de sócio-torcedor do Ceará: (ainda sem o Sócio Pets)
cearasc.com/sou-mais/
Mais fotos da família de Tiquinho:
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/papo-com-a-vovozete-musa-do-brasileirao
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
3
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
4
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
5
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
Deixe um comentário