Stakecheia

Leaderboard - KTO

Viagem no tempo

Terry Butcher lembra banho de sangue

O zagueiro que disputou três Copas ficou famoso pela foto em que aparece banhado de sangue, em 1989

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
O zagueiro Terry Butcher, que disputou três Copas do Mundo, ficou famoso pela foto em que aparece banhado de sangue com a camisa da seleção Inglaterra, em 1989 (Foto: Reprodução)
O zagueiro Terry Butcher ficou famoso pela foto em que aparece banhado de sangue (Foto: Reprodução)

Terry Butcher nunca se perdoou por não saber quem registrou sua famosa foto ensanguentado. Reza a lenda que esse é o clique mais comprado da história do jornalismo esportivo britânico. Se os direitos de imagem fossem seus, imagina que estaria rico. “É meu maior arrependimento no futebol”, ironiza o ex-jogador, em entrevista à revista inglesa Four Four Two de março.

O clique aconteceu no dia 6 de setembro de 1989, num jogo da Inglaterra contra a Suécia, em Estocolmo, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo da Itália. O duelo que terminou sem gols normalmente seria esquecido pelo público com o tempo, não fosse o estado deplorável de Butcher ao apito final.

Ferido na cabeça, o sangue rompeu a gaze, desceu pelo rosto e banhou a camisa branca. A imagem, naturalmente, virou símbolo do futebol-força do zagueirão de 1,93m. “Em todo lugar que vou, as pessoas me perguntam sobre isso. A foto se tornou maior do que eu”, constata o jogador, que considera este o jogo mais marcante de sua carreira.

O jogo da famosa foto ocorreu em 1989, contra a Suécia, pelas eliminatórias da Copa de 1990 (Foto: Reprodução)
O jogo ocorreu em 1989, contra a Suécia, pelas eliminatórias da Copa de 1990 (Foto: Reprodução)

Nascido na Cingapura e criado em Lowestoft, na Inglaterra, Butcher começou a jogar no Ipswich Town, time de coração do pai. Lá, ficou de 1976 a 1986, virando ídolo do clube. Depois, passou pelo Rangers, da Escócia, e chegou a ser jogador e técnico simultaneamente no Coventry City e no Sunderland. Por times, uma carreira sem tanto destaque.

Bem diferente da fama que conquistou pela seleção. Butcher estreou em 1980, aos 21 anos, e na Copa de 1982 era o mais jovem do elenco. Em 1986, foi um dos marcadores que Maradona enfileirou no gol em que atravessou meio campo com a bola. No lance, é ele quem aplica um carrinho quando o goleiro já estava para trás. Sem sucesso.

> LEIA TAMBÉM

Após o jogo, Butcher e Maradona foram sorteados para o exame anti-doping. O inglês aproveitou a oportunidade para questionar se o primeiro gol do argentino naquele duelo das quartas-de-final, o mais polêmico da história das Copas, havia sido com a cabeça ou com a mão.

“Ele mentiu para mim, provavelmente porque sou um pouco mais alto. Eu deveria ter lhe dado um soco, por ter nos tirado da Copa do Mundo”, lamenta, quase três décadas depois. A reação faria jus ao sobrenome do zagueiro, cuja tradução é familiar aos brasileiros. Sabe o que significa “butcher” em português? Açougueiro.

Veja imagens do jogo do sangue:

Uma resposta para “Terry Butcher lembra banho de sangue”

  1. Impensável e inadmissível para os dias atuais. Acho que foi assim que nasceu a camisa Vermelho Sangue à lá America-RJ da Inglaterra. rs E naquela época não havia touquinha de natação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: