Site disponibiliza 26 mil cantos de torcida
O inglês Michael Dennis viu jogos em 750 cidades do mundo, sempre gravando cantos de torcidas
Se a vida foi feita para ser vivida, Michael Dennis, de 47 anos, aproveitou bastante. Sobretudo quanto a uma de suas paixões, o futebol. Empreendedor da internet, o inglês faturou uma grana com a venda de um negócio na Austrália para o Yahoo, em 2009. E investiu boa parte dela numa viagem incrível pelo mundo, passando por 750 cidades em cinco continentes. O objetivo? Ver jogos em estádios de cada uma delas para gravar cantos de torcida.
O enorme acervo musical obtido está disponibilizado, gratuitamente, no site FanChants. Ao todo, estão nele 26 mil cânticos diferentes, de mais de 3 mil times de 82 países, incluindo ligas bem alternativas como da Líbia, Índia, Arábia Saudita e Vietnã, além de cerca de 30 seleções. Os áudios podem ser baixados para toque de celular, ser usados como som ambiente nos games Fifa e PES ou simplesmente ser ouvidos em dispositivos eletrônicos.
> LEIA TAMBÉM
Sucesso em desktops, o FanChants lançou aplicativos para iPhone e Android, o que facilitou o vínculo com fãs de músicas de torcida. Agora, os cânticos também podem ser gravados e enviados direto do estádio. Por mês, o site recebe cerca de 300 áudios. Para dar conta, Michael possui uma equipe de 20 pessoas envolvidas na masterização e tradução. “É um acervo impressionante de músicas de futebol disponível ao público”, constata.
O FanChants também chegou aos aplicativos Spotify e iTunes, que disponibilizam canções mediante o pagamento de taxa. “Gastei uma pequena fortuna pessoal no site e em aplicativos, por isso, em alguns casos, precisamos cobrar para manter a biblioteca viva, sempre crescendo e utilizando a mais recente tecnologia”, indica o inglês, que atualmente vive em Phuket, na Tailândia.
Natural de Yorkshire, Michael teve a ideia do site em 2006, ao gravar junto com o amigo Giles canções da torcida de seu time de coração, o Leeds United. Quando reuniu condições financeiras para viajar pelo mundo, o inglês iniciou uma verdadeira jornada. Somente na Europa, foram 180 mil quilômetros rodados numa van durante dois anos, passando por 350 cidades de 27 países. Aventura encarada com a amiga Natalie.
“Dormíamos no carro, em ‘estacionamentos gratuitos’ por rios e praias com vistas maravilhosas. Numa única semana, chegamos a ir a dez jogos em cinco países”, impressiona-se Michael. Mas nem tudo são flores. “Fomos roubados oito vezes, e também fomos erroneamente identificados como assaltantes de banco. Houve algumas situações perigosas, mas foi uma grande diversão. Uma das melhores experiências da minha vida”, garante.
“Estive em duas Copas do Mundo, a Copa América e a Eurocopa. Numa única semana, fui a dez jogos em cinco países”. (Michael Dennis)
Depois de mais um ano viajando pela América do Sul, Michael pôde comparar os cânticos dos dois continentes mais bem-sucedidos no futebol. “No Reino Unido, as músicas nascem de forma espontânea, sem a existência de um puxador. Alemães e escandinavos cantam marchas, entoadas a partir de um líder. Já na América do Sul, as músicas são longas e chegam a durar minutos”, descreve. “Surpreendemente, o país com menos cantos interessantes é a Espanha”.
Para o proprietário do FanChants, seus cantos favoritos são dos britânicos, portugueses, italianos, mexicanos, argentinos e brasileiros. “A atmosfera no Brasil é elétrica, e por várias vezes os cabelos da minha nuca e dos braços se arrepiaram”, revive Michael, agora também fã do Vasco e do Boca Juniors. “Essa aventura custou muito dinheiro, mas valeu cada centavo para criar a biblioteca e a experiência de futebol em tantas culturas”. Como diria aquela música, “Valeu a pena, ê, ê…”
“Em alguns países, o futebol é um traço de sua história e cultura. O Brasil é um deles”.
Visite o FanChants:
www.fanchants.com
www.fanchants.com.br
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/organizada-do-ferrao-e-a-mais-politizada-do-pais
Uma resposta para “Site disponibiliza 26 mil cantos de torcida”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
2
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
3
Barrilete: Livraria especializada em futebol é aberta em São Paulo
-
4
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
5
Top 5: Camisas clássicas do futebol potiguar | Por João Lucas Nascimento
-
6
Brasileiro que mora em Freiburg mostra como é o futebol alemão
-
7
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
8
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
Se encantou pelo VASCO, que coisa linda.