Siker, a marca do futebol alternativo
Conheça a Siker, empresa de material esportivo que veste times alternativos do Norte e Nordeste

As grandes marcas de material esportivo não têm interesse em se vincular a pequenos clubes de futebol. O motivo é comercial: torcidas de menor expressão não atingem suas metas de venda. Foi nesse nicho de mercado inexplorado que a cearense Siker enxergou uma oportunidade de negócio.
Fundada em 1995, desde 2010 que a empresa passou a fabricar uniformes de clubes alternativos do Norte e Nordeste. Atualmente, são 28 times de nove estados. A maioria é de cidades de interior, mas há também os terceiros clubes de capitais, como Ferroviário-CE, Alecrim-RN, MAC-MA e Tuna Luso-PA.
“É um trabalho gratificante. Nós acreditamos que é com esses clubes que se encontra a essência do futebol”, comenta o diretor de marketing da Siker, Luis Carlos Soares.
Na lista de parceiros há times praticamente sem torcida, como Calouros do Ar e Maguary, campeões cearenses atualmente na 3ª divisão estadual. O foco, nesse caso, são os colecionadores de camisas. “Possuímos uma política de nunca dizer ‘não’ a uma proposta sem analisá-la”, pontua Luis Carlos.
“É um trabalho gratificante. Nós acreditamos que é com esses clubes que se encontra a essência do futebol”. (Luis Carlos Soares, diretor de marketing da Siker)
Retorno motivante
O retorno de torcedores de clubes que não possuíam material esportivo de qualidade é motivante. “Eles sempre nos dizem que é a melhor camisa que já tiveram. Teve um tópico na comunidade do Alecrim no Orkut em que torcedores agradeciam o alto nível do ‘manto sagrado’ deles”, relembra o diretor de marketing.
Assim como acontece com grandes clubes, a venda de camisas de times pequenos é impulsionada por boas campanhas. O acesso do Icasa à Série B do Campeonato Brasileiro em 2012 ajudou. A parceria com lojas virtuais como o Netshoes também colaborou. “Esse foi um fator decisivo”.
Com sede em Fortaleza, a Siker possui 200 funcionários, entre administrativo, fábrica e loja. O sonho da empresa é, claro, vestir grandes clubes do Brasil. Mas uma coisa é certa: o mercado que marcou seu crescimento não será esquecido.
“Quanto mais times de ‘massa’ patrocinarmos, com mais clubes de menor torcida nós trabalharemos”, promete Luis Carlos. O futebol alternativo agradece.
Site da Siker:
www.siker.esp.br
Camisas da Siker no Netshoes:
www.netshoes.com.br
(*) Clubes também patrocinados, mas sem estoque no Netshoes:
Crato-CE, Guarani de Juazeiro-CE, São Benedito-CE, Potyguar de Currais Novos-RN, Santa Cruz-RN, River-PI, Serrano-BA, Genus-RO e São Raimundo-AM.
21 respostas para “Siker, a marca do futebol alternativo”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público na história da Copa do Brasil (1989 a 2024)
-
2
Colecionador tem acervo maravilhoso de camisas de times do Distrito Federal
-
3
O campo torto do Recife que a comunidade preferiu que seguisse torto
-
4
Este foi o ranking de público na 1ª fase da Copa do Mundo de Clubes 2025
-
5
Cangayceiros: Documentário sobre time LGBTQIA+ cearense tem exibição gratuita em Fortaleza
-
6
Camisas da marca paulista Junpe são atração da temporada 2025
-
7
O ranking de público do Campeonato Inglês neste século (2000/2001 a 2024/2025)
-
8
O ranking de público do Campeonato Italiano neste século (2000/2001 a 2024/2025)
A Siker deveria disponibilizar a opção das camisas sem os patrocínios, como faz a Super Bolla. Eu adoraria adquirir várias dessas camisas, mas com essa poluição visual fica difícil. Eu tenho essa do Alecrim, que comprei em Natal em 2013.
É verdade. Tanto que a do Calouros do Ar, limpa de propaganda, é uma das mais bonitas. Não precisava mesmo vendê-las com todas as marcas.
gostaria de usa novamente material da siker ja usei e gostei muito meu numero e 88 96586595 fiquem com deus