Relembre os cards da Coca-Cola de 1997
A coleção que virou objeto de desejo contava com 60 cards, sendo 55 com jogadores

Foi uma ação pioneira. E nunca mais repetida no Brasil. Em maio de 1997, pouco mais de um ano antes da Copa do Mundo da França, os jogadores “selecionáveis” ganharam cards especiais. A promoção foi da Coca-Cola, patrocinadora da CBF, em parceria com a Panini. Hoje em dia, os Futcards viraram objeto de desejo, sendo comercializados em sites como Mercado Livre.

Esses cards só não são ainda mais relíquia hoje em dia porque, na época, houve um verdadeiro derrame de cards. A promoção distribuiu 36 milhões de pacotes, com dois cards cada. Como as trocas de tampas e anéis de latinhas duraram até janeiro de 1998, não foi difícil completar a coleção ou chegar perto disso.
A relação contava com 60 cards, sendo 55 com jogadores e cinco com logos da CBF, da Coca-Cola, da Copa da França e da Copa América de 1997, que seria realizada na Bolívia. Entre os atletas, a maioria tinha chances de ir ao Mundial, já que a lista havia sido feita com o aval da confederação.
A exceção foram algumas surpresas como Sangaletti e Fábio Augusto (Corinthians), Capitão (Portuguesa), Zinho (Ponte Preta) e Galeano (Palmeiras). As maiores ausências foram de Ronaldinho (Barcelona) e Dunga (Jubilo Iwata), por questões contratuais com seus clubes.
> LEIA TAMBÉM
Ronaldão (Santos) e Túlio (Corinthians) mantinham acordo com a Tops, rival da Panini, e por isso também ficaram de fora. Aldair, Amaral, Zé Maria e Jardel não foram localizados durante a negociação. Viola não deu resposta. Já Marcelinho pensou que era trote e recusou a oferta. Assim, todos eles perderam a chance de ser imortalizados na coleção que, até hoje, faz sucesso na internet.
Quem está nos cards tem chance de ir para a Copa. A lista foi nossa, mas a CBF nos deu aval sobre ela”. Fernando Pinheiro, então gerente de marketing da Coca-Cola no Brasil, gerando todo tipo de especulação sobre quem seriam os 23 convocados.
Cards da coleção do autor do Verminosos por Futebol:
(*) Veja lá no fim os cards faltantes e repetidos.
(Fotos: Verminosos por Futebol)
Atualização em 18/9/2015:
Após doação do amigo Christian Gama, do blog Shirt Paper, e o 12º Encontro de Multicolecionadores de Fortaleza, o Verminosos por Futebol conseguiu todas as figurinhas que faltavam. Em breve vamos escaneá-las.
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/copa-do-nordeste-ja-teve-album-em-2001
35 respostas para “Relembre os cards da Coca-Cola de 1997”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
2
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
3
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
4
Vice-presidente do Suriname atuou aos 60 anos pelo time do qual é dono
-
5
Arsenal x Dínamo de Moscou: O jogo de 1945 lembrado como um dos mais bizarros da história
-
6
Os números de camisas mais curiosos da história do futebol
-
7
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
-
8
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
eu tenho essa coleção completa, esta muito nova, porém não me interesso mais. Se alguém souber quem queira comprar, podemos negociar. obrigada
Foi um prazer ajuda-lo amigo, vc merece , por tudo que faz pelo futebol!!! espero que complete logo, a disposição sempre,abs
Obrigado, Christian!
Tenho o card do Raí e do Chiquinho repetidos, como faço para entrar em contato com você Rafael Luis?
Oi Guilherme, te respondi no e-mail. Um abraço!
tem todas em boa condiçoes ainda….
Já pedi pra minha mãe procurar. Se achar entro em contato, certamente.
(y)
Obrigado, Morgana!
Nooosssaa, aqui em casa tínhamos duas coleções completas, uma minha e outra da minha irmã. Eu achava legal o mascote da Copa América. =D
Acredito que deva ter guardado em algum lugar, até mesmo os repetidos.
As futugudes, que o rapaz mencionou anteriormente, temos também, muitas. rsrssrs
Oi Morgana, por favor, vê aí se você me ajuda a completar a coleção… Um abraço!
Bela coleção !!!!!!!
[…] Cards da coleção do autor do Verminosos por Futebol: […]
Pouco depois, a Coca lançou também a coleção FUTGUDES, umas bolinhas de gude com as fotos de jogadores convocados na época. Muito maneira também.
PS.: Tenho ambas as coleções completas até hoje, haha.
E tu, Raphael, tem algum card repetido que ajude o blogueiro aqui? Um abraço!
tenho a coleção completa no albúm o/. vale lembrar que tivemos também, na mesma época, os minicraques da coca-cola
Raphael, sobrou algum card repetido?