Potiguar tem duelo Coríntians x Palmeira
Neste domingo tem clássico Corinthians x Palmeiras. Mas não só pelo Campeonato Paulista. Também haverá no Potiguar. A versão alternativa […]
Neste domingo tem clássico Corinthians x Palmeiras. Mas não só pelo Campeonato Paulista. Também haverá no Potiguar. A versão alternativa reúne sósias dos dois clubes de São Paulo. Com pequenas adaptações na grafia: eles atendem por Coríntians, de Caicó, e Palmeira, de Goianinha.
Essa rivalidade, uma das mais curiosas do futebol brasileiro, é recente. O Coríntians foi fundado em 1968, mas se manteve amador até 1977. Já o Palmeira, mais antigo, nasceu em 1959, mas só se profissionalizou em 2010. Como os times são de cidades distante 260 quilômetros, é possível que um não tenha sido inspiração para o outro.
“Acredito que, quando fundaram o Coríntians, ninguém de Caicó soubesse que existia o Palmeira, em Goianinha. E vice-versa”, supõe Marcos Trindade, radialista e pesquisador do futebol potiguar. Sem contato com os fundadores, fica mesmo difícil saber.
Curiosamente, os dois clubes foram homenagens a homônimos paulistas num estado com forte tradição de torcida por times cariocas, sobretudo no interior. A ausência das letras “H” e “S”, porém, não foi intencional. “A grafia diferente foi por causa do pouco grau de estudo dos fundadores”, conta.
O primeiro duelo demorou a ocorrer: foi em 2011, mais de quatro décadas depois do surgimento de ambos. Ao todo, foram três vitórias palmeirenses, uma corintiana e um empate. Retrospecto que contrasta com a maior tradição do time de Caicó. O Coríntians foi o primeiro campeão estadual do interior, em 2001, enquanto o Palmeira possui como maior feito o vice da 2ª divisão de 2010.
Acredito que, quando fundaram o Coríntians, ninguém de Caicó soubesse que existia o Palmeira, em Goianinha. E vice-versa”. Marcos Trindade, radialista e pesquisador.
Assim como no Paulista, no Potiguar o mando de campo neste domingo será corintiano. O jogo ocorrerá no estádio Marizão, em Caicó, distante 2.700 km do Pacaembu. Porém, enquanto em São Paulo os dois times estão na briga pelo topo, faltando quatro rodadas para o fim da 1ª fase no Rio Grande do Norte tanto o Coríntians quanto o Palmeira lutam contra o rebaixamento.
Apesar de os clubes serem desconhecidos nacionalmente, um atleta em especial já foi manchete em diversos sites. É o goleiro Messi, do Palmeira, um raro jogador assumidamente homossexual, que por causa de sua coragem é adorado pela torcida. E o time ainda conta com o lateral-esquerdo Diego Maradona. No início deste ano, um gol do atleta chegou a ter vídeo divulgado pelo diário Olé, da Argentina.
Em meio a tanto folclore, Coríntians e Palmeira ainda sofrem com o preconceito interno, pois muitos torcedores locais não consideram essa uma rivalidade ao mesmo nível dos tradicionais ABC x América, ABC x Alecrim, América x Alecrim e Potiguar x Baraúnas. “Praticamente não consideramos esse confronto como clássico, já que são de cidades e regiões diferentes”, pontua Marcos.
Pode até não ser clássico, mas que é alternativo… isso é.
Retrospecto do duelo:
6/2/2011 – Coríntians 1×1 Palmeira
30/3/2011 – Palmeira 3×1 Coríntians
1/2/2012 – Coríntians 0x1 Palmeira
29/3/2012 – Palmeira 1×3 Coríntians
16/1/2013 – Coríntians 0x1 Palmeira
Fonte: Marcos Trindade
Perfis dos clubes:
Palmeira-RN
Nome: Palmeira Futebol Clube da Una
Fundação: 23/6/1959 (Goianinha)
Estádio: Nazarenão (6.500) – público
Títulos: Nenhum
palmeiradegoianinha.hd1.com.br (desatualizado)
Coríntians-RN
Nome: Atlético Clube Coríntians
Fundação: 25/5/1968 (Caicó)
Estádio: Marizão (10 mil) – público
Títulos: 1 do Potiguar (2001) e 1 da Copa RN (2007)
www.galodoserido.com (fora do ar)
Reportagem sobre o primeiro clássico, em 2011:
Reportagem sobre o último clássico, em 2013:
Saiba mais sobre o futebol potiguar:
Blog de Marcos Trindade:
http://datatrindade.blogspot.com/
Site Futebol Potiguar:
http://www.futebolpotiguar.com.br/
3 respostas para “Potiguar tem duelo Coríntians x Palmeira”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
2
Colecionador monta brechó de camisas de futebol em feira do Rio de Janeiro
-
3
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
-
4
Barrilete: Livraria especializada em futebol é aberta em São Paulo
-
5
Walking Football: Já existe um futebol próprio para idosos
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol potiguar | Por João Lucas Nascimento
-
7
Brasileiro que mora em Freiburg mostra como é o futebol alemão
-
8
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
[…] e informações: Verminosos por Futebol, Portal no Ar e […]
Muito legal, Rafael. Minha família materna é de Caicó. Já tive oportunidade de frequentar o Marizão, além de adquirir também os dois uniformes do tradicional Galo do Seridó! Abraço
Valeu, Lucas! São coisas desse futebol brasileiro curioso. Um abraço!