Papo sério

Quem é Yan Couto? O jovem brasileiro perto de ir para o Manchester City

Yan Couto fez apenas uma partida pelo Coritiba, onde chegou aos nove anos de idade

Yan Couto foi um dos destaques do título mundial da seleção sub-17 (Foto: Reprodução Youtube)
Yan Couto foi um dos destaques do título mundial da seleção sub-17 (Foto: Reprodução Youtube)

Com a janela de transferências brasileira ainda aberta para os negócios, as estrelas estão sempre aparecendo na Europa. E Yan Couto é o mais novo do país a assinar um time da elite europeia.

O Manchester City, que é o grande favorito para vencer a Liga dos Campeões nesta bolsa esportiva, teria assinado com o jogador de 17 anos do Coritiba por apenas 6 milhões de euros – de acordo com a Gazeta do Povo. Mas quem é o adolescente brasileiro?

Yan Couto fez apenas uma partida pelo Coritiba, onde ele chegou aos nove anos de idade, e foi no Campeonato Paranaense. No entanto, o lateral atraiu a atenção por suas atuações pelo Brasil na seleção juvenil. O jogador de 17 anos estrelou na Seleção ao vencer a Copa do Mundo de Sub-17 em casa, no ano passado.

Yan iniciou na vitória por 4 a 1 do Brasil sobre o Canadá em seu primeiro jogo de grupo, antes de receber um cartão vermelho direto contra a Nova Zelândia na partida seguinte – perdendo posteriormente o jogo final no grupo contra Angola e o empate nas oitavas contra o rival sul-americano Chile.

O lateral voltou ao time titular pelo restante do torneio, com o Brasil derrotando a Itália por 2 a 0 nas quartas-de-final, a França por 3 a 2 na semifinal e marcando o gol da vitória, enquanto o Brasil derrotava o México por 2 a 1 na final – conquistando o quarto título da competição.

Yan criou mais chances do que qualquer outro jogador no torneio e, desde então, foi chamado de “o próximo Daniel Alves”, devido ao seu poder, ritmo e habilidade no ataque.

O jovem de 17 anos não fará a mudança para o Etihad até completar 18 anos em junho, e poderá ganhar até 6 milhões de euros em bônus por performances.

Embora seu clube atual não receba em transferências futuras, a taxa de 6 milhões de euros ainda pode dobrar – tornando-o a segunda transferência mais cara da história de Coxa, atrás apenas de Rafinha, que foi para o Schalke 04 na Bundesliga em 2005.

A ida acontece no momento perfeito para o Coritiba, que sofre com dificuldades financeiras, enquanto Yan Couto sugeriu uma transferência para o Manchester há dois anos, quando ele postou uma foto sua no Etihad no Instagram.

Acredita-se que o time de Pep Guardiola tenha despertado o interesse do Barcelona, Bayer Leverkusen e do Arsenal, companheiro da Premier League, na busca da assinatura do jovem.

Yan Couto será o quarto brasileiro no time do Manchester City, com os atuais titulares da Premier League Ederson, Gabriel Jesus e Fernandinho, enquanto as estrelas Maicon, Robinho e Jô são apenas alguns outros do país sul-americano a jogar pelo City nos últimos anos.

Enquanto isso, o jogador de 17 anos é o mais recente prodígio da Seleção a desembarcar na Europa, com Antony Matheus dos Santos, do São Paulo, assinando contrato com o holandês Ajax no início deste mês, enquanto Reinier Jesus Carvalho saiu do Flamengo para o Real Madrid por 36 milhões de euros.

O rival do Los Blancos, Barça, também contratou jovens talentos brasileiros: o meia Matheus Fernandes, de 21 anos, do Palmeiras, enquanto o time inglês Watford contratou o atacante João Pedro, do Fluminense, e o Lyon acertou com Bruno Guimarães, do Athletico Paranaense.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: