Quais os 40 clubes brasileiros mais fortes nas redes sociais
Pesquisa mensal do Ibope Repucom acompanha as bases digitais dos clubes brasileiros

Todos os meses, é possível acompanhar o crescimento das páginas de redes sociais dos principais clubes do futebol brasileiro. No caso, através das pesquisas mensais do Ibope Repucom. Nelas, é possível aferir que a popularidade na internet acompanha os índices de pesquisas realizadas nas ruas.
Pois é, Flamengo e Corinthians, os clubes mais populares do Brasil, também lideram – e com folga – o somatório de seguidores nas quatro principais redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube). É o que indica o relatório de novembro do Ibope Repucom, divulgado no último dia 6.
O Flamengo conta com 21,2 milhões de seguidores nas quatro redes sociais, contra 20,8 milhões do Corinthians. O time carioca tem a página mais forte no Facebook (11,5 milhões), no Instagram (3 milhões) e no Youtube (1,1 milhão), enquanto os paulistas estão à frente no Twitter (5,8 milhões).
- Leia também:
- 
 Viagem no tempo Viagem no tempoO dia em que a torcida do Hadjuk Split promoveu um “Armagedon”  Viagem no tempo Viagem no tempoQuais eram as maiores torcidas do país em 1971, segundo a Placar  Olho no lance! Olho no lance!10 vídeos legais do O Canto das Torcidas  Dica cultural Dica culturalSite disponibiliza 26 mil cantos de torcida Top 10 restante A seguir, o ranking traz São Paulo (3º, 13,5 mi), Palmeiras (4º, 9,7 mi), Santos (5º, 7,6 mi), Grêmio (6º, 7,1 mi), Vasco (7º, 6,2 mi), Cruzeiro (8º, 6,1 mi) e Atlético-MG (9º, 5,8 mi). O Internacional, 11º colocado, com 4,6 mi, é o único dentre os líderes que não conta com alguma rede social, no caso o Youtube, que bloqueou seu canal em janeiro deste ano. A Chapecoense, que teve um grande crescimento nas redes sociais após o acidente de voo com sua equipe em 2016, ocupa a 10ª colocação na pesquisa, com 5,8 mi. A Chape tem o 5º maior perfil tanto no Facebook quanto no Instagram, mas perde posições no geral por números menores no Twitter e no Youtube. Somente páginas oficiais O levantamento do Ibope Repucom considera as páginas de redes sociais dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro de 2018, além de 20 times dentre os demais com as maiores páginas. São contabilizadas somente páginas oficiais dos clubes. Dessa forma, o Íbis acabou ficando de fora, mesmo tendo 144 mil seguidores no Facebook, 159 mil no Twitter, 2 mil no Youtube e 79 mil no Instagram – somente a última é identificada como oficial. Somadas, as páginas colocariam o Pior do Mundo na 32ª colocação, com 384 mil, à frente de Paraná, América-MG, CRB, Portuguesa, Vila Nova e Sampaio Corrêa. Nada mal para um clube da 2ª divisão pernambucana que nunca disputou o Campeonato Brasileiro. Confira o relatório completo do Ibope Repucom: (Clique na imagem para ver em maior resolução)  Relatório de novembro de 2018 do Ibope Repucom (Foto: Reprodução Ibope Repucom) // Categorias// Histórico de Publicações// As mais lidas- 
                
                    1
                    15 escudinhos mais bonitos no acervo do artista que desenha a mão
- 
                
                    2
                    O centenário do título gaúcho do Grêmio Bagé em 1925
- 
                
                    3
                    Série A de 1992: Relembre os uniformes dos times do campeonato
- 
                
                    4
                    O ranking de público da era moderna da Copa do Nordeste (2013 a 2025)
- 
                
                    5
                    Argentino coleciona centenas de flâmulas de futebol de todo o mundo
- 
                
                    6
                    10 relíquias de um colecionador de camisas do Corinthians
- 
                
                    7
                    11 relíquias do Rio de Janeiro em coleção da Adidas dos anos 80
- 
                
                    8
                    Estádios com nomes mais legais no futebol gaúcho
 // TV Verminosos
Compartilhe:
 
            


 O jornalista Rafael Luis Azevedo, 42, é editor do Verminosos desde 2012. É um dos 15 profissionais mais premiados na história do jornalismo no Nordeste, segundo o Portal dos Jornalistas. Cobriu as Copas do Mundo de 2010 e 2014, foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas e diretor dos documentários "Aqui é Flamengo" e "Mimo: O Milagre de Milagres" (vencedor do Cinefoot 2022). É também editor do Jornal da Cidade, da TV Cidade/Record. Antes, passou pelos sites Tribuna do Ceará, Vós e O Povo Online, jornal O Povo, rádio Alece FM e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura, Cidade/Record e Alece TV, todos de Fortaleza, nos cargos de repórter, produtor, social media, editor, coordenador e diretor. Já fez reportagem e produção freelancer para as TVs Globo e France 24 (FRA), as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar e os sites BBC Brasil, Vice, UOL, Agência Pública e The Epoch Times (EUA), além de produção de documentários para as TVs France 2 (FRA) e National Geographic (EUA).
							
							O jornalista Rafael Luis Azevedo, 42, é editor do Verminosos desde 2012. É um dos 15 profissionais mais premiados na história do jornalismo no Nordeste, segundo o Portal dos Jornalistas. Cobriu as Copas do Mundo de 2010 e 2014, foi co-autor de livros sobre o Ceará e o estádio Presidente Vargas e diretor dos documentários "Aqui é Flamengo" e "Mimo: O Milagre de Milagres" (vencedor do Cinefoot 2022). É também editor do Jornal da Cidade, da TV Cidade/Record. Antes, passou pelos sites Tribuna do Ceará, Vós e O Povo Online, jornal O Povo, rádio Alece FM e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura, Cidade/Record e Alece TV, todos de Fortaleza, nos cargos de repórter, produtor, social media, editor, coordenador e diretor. Já fez reportagem e produção freelancer para as TVs Globo e France 24 (FRA), as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar e os sites BBC Brasil, Vice, UOL, Agência Pública e The Epoch Times (EUA), além de produção de documentários para as TVs France 2 (FRA) e National Geographic (EUA).  



















Deixe um comentário