Verminosos por futebol




Papo sério

O rápido crescimento de Vinícius Júnior até a convocação para a seleção brasileira

Vinícius Júnior se tornou o 4º jogador mais jovem a entrar na lista de convocados da Seleção

Com apenas 18 anos, Vinícius Júnior despontou na Copinha de 2017 (Foto: Divulgação)
Hoje com 18 anos, Vinícius Júnior despontou na Copinha de 2017 (Foto: Divulgação)

Por Sérgio Sá

A carreira de Vinícius Júnior ainda está no começo, porém ele já entrou para a história da seleção brasileira. Convocado por Tite para os amistosos contra o Panamá e a República Tcheca, em março, o atacante se tornou um dos jogadores mais jovens a conseguir uma convocação na equipe amarelinha. Ele fica atrás apenas de Philippe Coutinho, Neymar e Lucas Moura, que também já tiveram uma oportunidade com o atual treinador.

Com apenas 18 anos, o atacante se tornou o 4º jogador mais jovem a entrar na lista da seleção, como mostra o ranking do jornal O Globo. Ele é apenas cinco meses mais velho do que o atual recordista, o meia Philippe Coutinho. A convocação vem em boa hora, já que ele é titular no Real Madrid e tem encantado os torcedores espanhóis. O objetivo nestes primeiros jogos deve ser apenas ganhar experiência, e mostrar um futuro com a equipe de Tite.

Vinícius Júnior começou a carreira na base do Flamengo. Pelo time, ele disputou e se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017, com apenas 16 anos. Os clubes europeus imediatamente cresceram os olhos sobre o jovem jogador. No dia 20 de maio daquele ano, o Real Madrid confirmou o valor de R$ 164 milhões para a contratação do brasileiro. Ele ficou no Flamengo até completar 18 anos, dando tempo de disputar e conseguir bons números no clube.

Já a vida no Real Madrid não começou fácil. Ele se apresentou em julho de 2018, mas logo foi parar na equipe reserva, onde disputou jogos de divisões inferiores. Porém, a pressão da torcida e a saída de Cristiano Ronaldo fizeram Vinícius Júnior rapidamente estrear na equipe principal. Até a convocação, segundo o portal Transfermarkt, o jovem jogador já fez 26 partidas pela equipe madrilena, colocando até mesmo a estrela Gareth Bale no banco de reservas.

Sonhando com a Copa América

Convocado para enfrentar o Panamá e a República Tcheca, Vinícius Júnior pode ser uma opção para o lugar deixado por Neymar. A principal estrela da Seleção ainda se recupera de um problema no pé e não vai atuar nos amistosos. É a oportunidade ideal para o jovem jogador mostrar serviço e garantir uma vaga para disputar a Copa América, que vai acontecer no Brasil em junho e julho deste ano.

O treinador Tite aposta que o atacante seja uma surpresa para confirmar o favoritismo da seleção brasileira no torneio continental. Por jogar em casa, e estar invicto nos amistosos após a Copa do Mundo, o Brasil é um dos mais contados pela Betfair, principal site de palpites de futebol no país. Os números mostram que a equipe de Tite deve enfrentar Argentina, Uruguai e Colômbia pela taça da Copa América de 2019.

Se Vinícius Júnior conseguir mostrar bom futebol nos amistosos, e continuar evoluindo no Real Madrid, ele terá grandes chances de estar na lista final para o torneio. No entanto, o jovem jogador, que já chocou o mundo com a transferência milionária para o Real Madrid, disse que tem como principal virtude a paciência. Ele sabe que se esperar e continuar trabalhando, a vaga dele na seleção brasileira é apenas uma questão de tempo e oportunidade.


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: