Os 50 anos da primeira Copa do Mundo marcaram o Mundialito de Futebol
Se o Uruguai quer receber a Copa de novo em 2030, em 1980 a volta às origens foi com o Mundialito
Desde 2005, a Fifa reúne os campeões continentais espalhados pelo planeta e promove o Mundial de Clubes, que já foi disputado no Japão, Emirados Árabes, Marrocos e no Qatar, sede da próxima Copa do Mundo. O caráter de competição segue o modelo da “Supercopa”, que reúne os vencedores de duas competições do mesmo país ou continente para decidirem quem é o “campeão dos campeões”.
Em 1980, a Associação Uruguaia de Futebol teve a mesma ideia, e para celebrar os 50 anos do primeiro Mundial organizou o Mundialito de Futebol, também conhecido como Copa de Ouro.
Quase todos os campeões
O torneio contou com a presença de praticamente todas as campeãs do mundo até o momento: Uruguai (1930 e 1950), Itália (1934 e 1938), Alemanha Ocidental (1954 e 1974), Brasil (1958, 1962 e 1970) e Argentina (1976). A Inglaterra resolveu não disputar, e com isso deu lugar a Holanda, vice-campeã das Copas de 1970 e 1974.
Divididos em dois grupos de três seleções, os anfitriões jogaram a primeira fase contra a Holanda e Itália, classificando-se para a final com duas vitórias. Já no outro lado da chave, o Brasil venceu a Alemanha e empatou com a Argentina, por 1 a 1. O gol dos hermanos foi marcado pelo jovem Diego Maradona, que com 21 anos marcou o seu único tento contra a Canarinho.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
O show dos Três Tenores na Copa de 1994
Viagem no tempoJuventus é o clube com mais campeões da Copa do Mundo; Veja ranking
Viagem no tempo17 estados já tiveram convocados pelo Brasil para Copas do Mundo; Veja ranking
Viagem no tempoFagner treinou com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982
De novo Uruguai x Brasil
E mais uma vez o Uruguai chegava a uma final jogada na América do Sul. Se não era a reedição da primeira decisão das Copas, contra a Argentina, o torneio culminou em outra revanche; a da final de 1950, disputada contra a seleção brasileira no Maracanã. E no Estádio Centenário, o Brasil teria a chance de “vingar” a dolorosa derrota que completava 30 anos.
Porém, mesmo com um time estrelado por Luizinho, Júnior, Cerezo e Sócrates, que impressionaram o mundo na Copa seguinte, o Brasil não foi capaz de vencer o time da casa. Mais uma derrota por 2 a 1, assim como a do “Maracanazo”. Barrios e Victorino marcaram para a Celeste Olímpica, enquanto Sócrates descontou para a Amarelinha.
Copa de 2030
Para 2030, quando a Copa do Mundo terá sua edição centenária, o Uruguai já demonstrou interesse em sediar mais uma vez o Mundial, e dessa vez com outros países vizinhos: Argentina, Chile e Paraguai. Em 2017, Suárez e Messi, estrelas que formaram uma dupla histórica no Barcelona, se tornaram os garotos propaganda dessa candidatura.
Anos depois, a chapa formada pelos países viraria piada entres os internautas brasileiros, já que as iniciais dos países formavam a palavra “CHUPAR”. E essa brincadeira, obviamente, dispensa explicações.
> Reportagem produzida pelo estudante de Jornalismo Guido Nobre, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos.
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
3
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
6
Colecionador tem 4 mil adesivos de torcidas organizadas de futebol
-
7
Rio-São Paulo de 1997: O torneio que teve uma regra de faltas sem barreira
-
8
Hector, o cachorro alemão que viaja pela Europa para visitar estádios
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário