Montevidéu divulga rota turística de futebol por estádios da cidade
A capital do Uruguai recebeu todos os jogos da primeira Copa do Mundo, em 1930

Montevidéu é uma das capitais mundiais do futebol. A cidade que recebeu todos os jogos da primeira Copa do Mundo, em 1930, respira o jogo, graças a seus vários clubes e estádios. Pois o Ministério do Turismo do Uruguai iniciou uma campanha para ampliar o turismo de futebol na capital do país, bicampeão mundial e dono de 15 títulos de Copa América.
- Leia também:
-
Papo sério
Fizemos um tour em Montevidéu, uma das cidades com mais times no mundo
Papo sérioEm Buenos Aires, cada esquina tem um time
Confira cinco pontos em que o governo uruguaio incentiva a visitação. Montevidéu oferece bem mais em seu tour de futebol, como já mostrou o jornalista Ciro Câmara em artigo para o Verminosos por Futebol, mas a lista já é um bom ponto de partida para quem vai passar pouco tempo na cidade.
O antigo estádio de Pocitos não existe mais (Foto: Ciro Câmara) O primeiro Gol das Copas
Uma escultura e uma placa assinalam o primeiro gol dos Mundiais, na rua Coronel Alegre, entre Silvestre Blanco e Charrúa, no bairro Pocitos. Ambos simbolizam o gol do francês Lucien Laurent, na vitória por 4 a 1 sobre o México, no estádio Pocitos, antiga casa do Peñarol, demolido em 1946. Na época do torneio, tinha somente 1.000 lugares.
Centenário conta com o Museu do Futebol (Foto: Ministério do Turismo do Uruguai) Estádio Centenário
Foi construído para a organização da Copa de 1930. Além disso, sediou o Sul-Americano em 1942, 1956 e 1967, bem como a Copa América de 1995, todos vencidos pelo Uruguai. Neste estádio está o Museu do Futebol, que conta com troféus, uniformes e bandeiras. Na época do Mundial, era um gigante com 90 mil lugares; hoje, tem capacidade para 60 mil.
Gran Parque, o mais antigo estádio da América (Foto: Nacional/Divulgação) Estádio Gran Parque Central
Propriedade do Club Nacional Football, foi construído em 1900 e é o estádio mais antigo da América e o 15º do mundo. Na época da primeira Copa do Mundo, tinha capacidade para 20 mil pessoas, mas desde a última de suas reformas, em 2005, possui 26 mil lugares. O Nacional só não atua nele em grandes jogos, quando opta pelo Centenário.
Campeón del Siglo, recém-construído pelo Peñarol (Foto: Peñarol/Divulgação) Estádio Campeón del Siglo (Campeão do Século)
Propriedade do Club Atletico Peñarol, foi inaugurado em 2016. O nome faz referência ao prêmio da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, de melhor clube da América do Sul no século 20. Conta com museu, onde o visitante pode encontrar os troféus mais importantes do Penãrol. Tem capacidade para 40 mil torcedores.
Luis Franzini, a casa da 3ª força de Montevidéu (Foto: Defensor/Divulgação) Estádio Luis Franzini
Propriedade do Defensor Sporting, o estádio foi inaugurado em 1963 e tem capacidade para 18 mil espectadores. É palco de outros times uruguaios em jogos pela Copa Libertadores e pela Copa Sul-Americana, exceto de Nacional e Peñarol.
Serviço:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O hobby dele é desenhar a mão escudos de futebol. E sua coleção é impressionante!
-
2
Maquetista produz miniaturas de estádios que você adoraria ter em casa
-
3
Corintiano busca digitalizar ingressos de todos os jogos na história do Timão
-
4
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
5
O ranking de público da Série A do Campeonato Brasileiro (1971 a 2024)
-
6
Os rankings de público da 1ª divisão de Brasil x Argentina (1959 a 2024). Compare!
-
7
O ranking de público dos Estaduais do Nordeste (2006 a 2025)
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário