Stakecheia

Leaderboard - KTO

Deu a louca

Menor campeonato do mundo tem 2 times

O campeonato de futebol das Ilhas Scilly se resume a dois times. Não são apenas dois campeões, são só dois […]

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Woolpack Wanderers e Garrison Gunners: únicos times da liga das Ilhas Scilly (Fotos: Divulgação)

O campeonato de futebol das Ilhas Scilly se resume a dois times. Não são apenas dois campeões, são só dois participantes mesmo. Por isso o torneio se autointitula o menor do mundo: é disputado por Woolpack Wanderers e Garrison Gunners. Equipes que se enfrentam 17 vezes durante a temporada.

As Ilhas Scilly, com apenas 2 mil habitantes, fazem parte da Grã-Bretanha e estão a 40 km da costa da Inglaterra. A história maluca de seu micro-campeonato começou em 1984, quando os dois únicos times que resistiram no arquipélago de 54 ilhas, o Rovers e o Rangers, foram rebatizados com os nomes atuais.

São 20 duelos por temporada, sempre a partir das 10h30min de domingo

Todo domingo entre novembro e março, a partir das 10h30min, as equipes se enfrentam, no campo de Garrison, na ilha de Santa Maria, a mais povoada. Catorze vezes pela liga e um jogo pela Copa de Scilly, pela Copa da Liga e pela Charity Shield (o tradicional duelo de abertura da temporada).

O único contato diferente é a visita anual que um combinado local faz ao continente, para enfrentar o Newlyn, da 14ª divisão inglesa. Eventualmente, eles enfrentam os visitantes de Truro, da Inglaterra.

Para evitar a monotonia, no início de temporada os capitães de cada time fazem um sorteio entre os 40 jogadores inscritos na federação. Assim são escaladas a equipe vermelha do Woolpack Wanderers e a azul do Garrison Gunners. Tradição tanto quanto a cerveja no pub após o jogo.

Com a escassez de jogadores, a média de idade dos times é de mais de 30 anos. A culpa é da força do turismo, que elevou o preço de terrenos e propriedades no arquipélago. “Os jovens, que partem para a Inglaterra para completar os estudos a partir dos 16 anos, dificilmente conseguem retornar”, lamenta Howard Cole, secretário da federação.

As Ilhas Scilly se tornaram um paraíso turístico da Grã-Bretanha

Benefício para a economia, esse comércio explica também por que os jogos são disputados durante o inverno. Nas equipes há garçons, cozinheiros, guias turísticos e barqueiros. Gente que trabalha pesado no verão – e que não pode se dar ao luxo de tirar folga.

O crescimento do turismo nas ilhas, que desfrutam de clima mais ensolarado do que qualquer outra parte da Grã-Bretanha, é esperança de que mais jovens retornem para garantir a sobrevivência da liga. Mas mesmo com recursos humanos tão limitados, isso não abate os atletas de fim de semana. “Seria bom jogar com equipes diferentes, mas jogar futebol com a mesma equipe a cada domingo é melhor do que não jogar”, define Howard Cole. Sábia filosofia.

Site de turismo sobre as Ilhas Scilly:
www.simplyscilly.co.uk

Uma resposta para “Menor campeonato do mundo tem 2 times”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: