Jogo lúdico

Designer espanhol se especializa em desenhos de uniformes do início dos anos 90

Você precisa conhecer o Ramr LaPalma, página de Facebook que resgata uniformes antigos

O Ramr LaPalma já desenhou mais de mil uniformes de futebol (Foto: Reprodução)
O Ramr LaPalma já desenhou mais de mil uniformes de futebol (Foto: Reprodução)

O início da década de 1990 foi um período riquíssimo para o design de uniformes de futebol. Essa época inspirou o designer espanhol Raul M. Rguez a lançar uma página de Facebook que resgata aqueles uniformes através de desenhos: o Ramr LaPalma.

Lançada em 2017, a página reproduz uniformes de diferentes épocas, mas é especialista nos anos 90, principalmente de 1992. “Foi na altura em que cresci, que comecei a sentir atração por este mundo. Para mim é o melhor momento para o design esportivo”, destaca Raul, da ilha de La Palma, na Espanha.

Fã do futebol brasileiro

Amigo de dois designers brasileiros, os criadores das páginas Erojkit e Sandescudos, Raul é grande fã do futebol brasileiro. Em sua página, ele já resgatou os uniformes dos times das Séries A, B e C de 1992.

“Marcas como CCS ou Dellerba inovaram e proporcionaram ótimas cores. Se sou apaixonado por um uniforme, é o do Bragantino, modelo Dellerba ‘carijó’ do início dos anos 90, que me fez simpatizar com o clube junto com a minha ‘seleção brasileira’, o Flu”, explica Raul, geógrafo de 42 anos.

Confira abaixo uma entrevista com o designer, e também uma seleção de 15 belos desenhos dele.

“A década de 90 foi uma época de muita inovação e ousadia nos uniformes”

Verminosos por FutebolQuando o Ramr LaPalma foi lançado?
Raul M. Rguez – Foi a partir de 2012 que comecei a desenhar, quando terminava a universidade. Descobri o site do Junior, do Erojkit, cujos padrões sigo, e o malaio Azmie, além do Sandescudos, de onde comecei a baixar padrões vetoriais gratuitos.

VerminososQuem faz parte do projeto?
Raul – Faço puramente por hobby. Sempre fui atraído pelas cores dos times, sua história e seus escudos. Meu amigo sergipano Jonathas Sandes está sempre me ajudando. Ele tem sido meu guia e sempre colabora com prazer comigo. Foi ele quem me incentivou e ajudou a criar a página do Facebook, junto com o italiano Battista Battino (designer de futebol americano). Eu sou da ilha de La Palma (a ilha do vulcão), nas Ilhas Canárias, Espanha.

“Sempre fui atraído pelas cores dos times, sua história e seus escudos”. (Ramr LaPalma)

VerminososQuantos desenhos você já fez?
Raul – Bem, eu não os tenho contabilizados, mas certamente mais de 1.000. Tenho clubes de todas as ligas mundiais e seleções nacionais, de várias épocas e continentes. Também colaboro com Jonathas Sandes em seu projeto Almanaque do Gipão (desenhos dos uniformes do Sergipe).

VerminososPor que você se especializou em desenhos dos anos 90?
Raul – Meu gosto por uniformes dos anos 90 tem explicação. Foi na altura em que cresci, que comecei a sentir atração por este mundo do futebol e pela sua história. Para mim é o melhor momento para o design esportivo e também para a paixão pelo futebol, já que não se tratava apenas de dinheiro como agora, jogava-se por cores! 1992 é a época que mais desenho, tenho muito material de revistas e é muito fácil para mim.

VerminososQuais países tinham os uniformes mais legais naquela época?
Raul – Sem dúvida eu acredito que o Brasil. Eu desenhei os três campeonatos do Brasil de 1992 (Série A, B e C) e alguns campeonatos estaduais. Neles você pode ver uma cor e design incríveis. Com marcas como CCS ou Dellerba, que inovaram e proporcionaram ótimas cores. Há também campeonatos como o Inglês, Italiano, Alemão e Espanhol. Como você pode ver, a década de 90 foi uma época de muita inovação e ousadia nos uniformes. Não havia apenas duas ou três marcas esportivas, havia um boom de novas marcas esportivas no mundo do futebol.

“Eu desenhei os três campeonatos do Brasil de 1992 (Série A, B e C) e alguns campeonatos estaduais. Neles você pode ver uma cor e design incríveis”. (Ramr LaPalma)

VerminososQuais seus desenhos são os favoritos?
Raul – Meus especiais do final do século XIX e início do século XX. Como é preciso uma investigação prévia e são designs de camisas antigos, muitos deles é preciso preparar seus escudos, pois não há muita informação na internet. São clubes predecessores dos atuais, por mudanças de nome ou fusões. Mas, se sou apaixonado por um uniforme, é o Bragantino, modelo Dellerba “carijó” do início dos anos 90, que me fez simpatizar com aquele clube junto com a minha “seleção brasileira”, o Flu.

> Raul M. Rguez, criador do Ramr LaPalma, é um geógrafo de 42 anos, morador da ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha. Lá, torce pelo Tenisca, da 3ª divisão, e o Real Madrid, e no Brasil, pelo Fluminense.

Veja 15 desenhos do Ramr LaPalma:

Serviço:

Ramr LaPalma

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: