Stakecheia

Deu a louca

Jogador escocês segue na ativa aos 79 anos

Dickie Borthwick nasceu em 1935, seis anos antes de Alex Ferguson. Enquanto o futuro técnico do Manchester United pendurou as […]

Leaderboard - KTO
Dickie Borthwick estreou no Campeonato Inglês em 1951, tendo passado por 11 clubes (Foto: Reprodução)
Dickie Borthwick começou a carreira em 1951, tendo passado por 11 clubes (Foto: Divulgação)

Dickie Borthwick nasceu em 1935, seis anos antes de Alex Ferguson. Enquanto o futuro técnico do Manchester United pendurou as chuteiras em 1974, seu compatriota escocês segue na ativa, quatro décadas depois. O velhote ainda joga futebol pelo Wyke Rangers, de Weymouth, na Inglaterra, aos 79 anos. O feito lhe rendeu o pomposo título de “jogador mais velho do país”.

O atacante, famoso na região, acaba de ganhar um documentário sobre sua história, raríssima nos gramados. “The Oldest Footballer in England”, dos diretores James Callum e Alex Knowles, é um tapa na cara dos ingleses, onde 60% da população discrimina idosos, especialmente no mercado de trabalho. “Me sinto mais jovem quando estou rodeado de jovens”, confidencia o protagonista.

Aos 79 anos, Dickie Borthwick disputou cerca de 1.600 jogos oficiais, com 400 gols e nenhuma expulsão, em seis décadas de carreira (Foto: Reprodução)
Aos 79 anos, Dickie Borthwick disputou cerca de 1.600 jogos oficiais, com 400 gols e nenhuma expulsão, em seis décadas de carreira. No período, só parou de jogar entre 2012 e 2013, quando se tratou de câncer (Foto: Reprodução)

Dickie começou a jogar em 1951, aos 16 anos, após se mudar de Ross-shire, na Escócia. Em seis décadas de carreira, o jogador disputou cerca de 1.600 partidas oficiais por 11 clubes – o mais expressivo deles da 11ª divisão inglesa, em 1964. Ao todo, foram cerca de 400 gols e nenhuma expulsão, marca significativa.

A maior provação de sua vida veio em 2012, quando recebeu diagnóstico de câncer de próstata. Seis meses depois, em 2013, ele voltava aos gramados, desafiando as previsões. Depois do susto, porém, ele se dedicou a amistosos do Wyke Rangers, equipe de veteranos com passagem pelo Weymouth FC, clube que faz parte de liga regional equivalente a 12ª divisão inglesa.

> LEIA TAMBÉM

“Eu me senti bem no meu retorno. Antes, estava acostumado a disputar uma partida a cada 15 dias, por isso não foi tão difícil”, gaba-se, em entrevista ao Daily Star. Depois de tantos anos juntos, não seria o câncer que o distanciaria da bola. “O futebol tem sido a minha vida. Isso significa muito para mim”, agradece. Bela lição, seja aos mais velhinhos quanto aos mais novinhos.

O futebol tem sido a minha vida. Isso significa muito para mim”. Dickie Borthwick.

Dickie Borthwick acaba de ganhar um documentário sobre sua história, raríssima nos gramados (Foto: Reprodução)
Dickie Borthwick acaba de ganhar documentário sobre sua história raríssima (Foto: Reprodução)

Veja trecho do documentário “The Oldest Footballer in England”:

Clique no link e leia também:

Goleiro-se-profissionaliza-aos-39-anos
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/goleiro-se-profissionaliza-aos-39-anos

2 respostas para “Jogador escocês segue na ativa aos 79 anos”

  1. Caramba, que história.
    Esse site é tão bom e completo que preciso entrar todos os dias! Sempre com historias incríveis e/ou inusitadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: