Hackney Marshes: O enorme parque de Londres com 88 campos de futebol
Construídos em 1946 em cima de um pântano, com escombros dos bombardeios em Londres na 2ª Guerra Mundial, os campos de Hackney Marshes são a alma do futebol amador local
As fotos aéreas de Hackney Marshes são de uma beleza inigualável. Um dos maiores parques públicos de Londres, na Inglaterra, esse ficou famoso por conta de seu diferencial. Nele estão dispostos 88 campos de futebol lado a lado, para uso gratuito de peladeiros.
Se parecem muitos, já foram mais. Até a década de 1960, eram 120 campos. Na década de 1990, caiu para 106, até chegar ao número atual, com a construção de um estacionamento para os Jogos Olímpicos de 2012. Do total, 60 deles possuem medidas oficiais.
- Leia também:
-
Papo sério
Uma lista de times alternativos para você torcer na Inglaterra
Turismo10 estádios britânicos com atmosfera mais incrível, segundo a Four Four Two
TurismoUm guia de turismo com todos os estádios de futebol de Londres
Deu a loucaFã já foi a 13 estádios de Londres num dia
Herança da 2ª Guerra Mundial
Situada no leste de Londres, em Stratford, a região era composta por um pântano. Em 1946, passada a 2ª Guerra Mundial, foi o destino dos escombros dos bombardeios na cidade. O terreno teve o nível elevado, e então ganhou campos para se tornar uma área recreativa.
Hoje, Hackney Marshes é o palco da maior “liga de domingo” da Inglaterra. Essas são competições amadoras que não fazem parte da pirâmide do futebol inglês, ao optar por realizar jogos aos domingos, e não sábados, como é tradição na Football Association, a federação nacional.
As partidas são organizadas pela Hackney and Leyton Sunday Football League, a liga local, fundada em 1947. Todos os domingos, ocorrem cerca de 100 jogos. São cinco divisões somente na categoria principal, incluindo jogadores pernas de pau, acima do peso, baladeiros do sábado…
Ao longo das décadas, alguns talentos que passaram pelos campos de Hackney Marshes migraram para “ligas de sábado” e, depois, alcançaram o futebol profissional. Casos de David Beckham, Sol Campbell, Rio Ferdinand, Bobby Moore e Jimmy Greaves.
Até Messi foi lá
Com toda essa fama, Lionel Messi já manifestou o desejo de jogar em Hackney Marshes, em 2010. Com uma ajudinha da Adidas, tentou-se que o craque do Barcelona atuasse como reserva num jogo no parque. O público avançou e o amistoso precisou ser cancelado.
Bem, até aquele que viraria um dos maiores jogadores da história enxerga o valor do lar espiritual do futebol raiz londrino. Um futebol que não precisa do dinheiro da FA ou da Fifa. Basta chegar com uma bola, porque os campos estarão esperando.
Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube
TiktokEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
3
Torcedor só perdeu 1 dos 464 jogos do Botafogo no estádio Nilton Santos
-
4
Jogador de futsal de São Paulo tem 12 mil gols registrados em vídeo
-
5
Botafogo termina a temporada 2024 com o “Cinturão do Futebol Brasileiro”. Entenda!
-
6
Quem é o torcedor do Ceará que vê jogos deitado em rede em estádios
-
7
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
8
Hector, o cachorro alemão que viaja pela Europa para visitar estádios
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário