Fã do Maranhão tem relíquias do Vasco
Quando viu um homem com uma camisa do Vasco que não tinha na coleção, numa rua de São Luis, Jorge […]

Quando viu um homem com uma camisa do Vasco que não tinha na coleção, numa rua de São Luis, Jorge Barroso não perdeu a oportunidade. Fez a abordagem e propos a compra no ato. Deu R$ 25 e a blusa que estava usando. E, assim, ficou feliz da vida com a conquista de mais uma peça para seu acervo, que já reúne 90 camisas, entre oficiais de loja e de jogo e modelos retrô.

É muito para um paraense que desde 1987 mora em Colinas, a 440 km da capital maranhense, e nunca viu o Vasco jogar num estádio. “Pra quem está distante dos grandes centros, torna-se difícil acompanhar o time de coração ao vivo, mas em 2015 esta agonia passa, pois vou ao Rio de Janeiro realizar o sonho e encontrar amigos colecionadores”, conta o servidor público, de 48 anos.
Sua primeira camisa do Vasco foi de 1982, fabricada pela Adidas, que o acompanha até hoje. Ao longo dos anos, Jorge acumulou quase todas as blusas do período a partir da década de 1990. A de 1997, por exemplo, foi autografada por todo o elenco campeão brasileiro. E a de 2012 carrega as assinaturas de Roberto Dinamite e Eurico Miranda, seus ídolos.
Apaixonado por todas as peças do guarda-roupa, Jorge não tem uma camisa preferida. “Para mim, todas são bonitas. O Vasco tem a sua identidade histórica própria, traduzida nos mantos”, analisa o torcedor, que não possui camisas de outros times.
> LEIA TAMBÉM
As peças são expostas num site pessoal, o Vascolecionismo, onde exibe também outros artigos do Vasco, como jornais, revistas, pôsteres, livros e souvenires em geral. “Agradeço a minha incansável esposa Alciane Maia, pela colaboração na organização de meu acervo. Tolerar um maluco colecionador precisa ter muita paciência”, reconhece.
Curiosamente, Jorge é um vascaíno que normalmente não veste o manto do Vasco. “Não uso nenhuma camisa da coleção, em nenhuma circunstância. Exceto para tirar as fotos para esta matéria”, ri o torcedor. É, esse foi um bom motivo mesmo.
Para mim, todas as camisas são bonitas. O Vasco tem a sua identidade histórica própria, traduzida nos mantos”. Jorge Barroso, servidor público.
Conheça o Vascolecionismo:
www.vascolecionismo.com

Veja camisas da coleção dos anos 80 e 90: (clique para ampliar)
Clique no link e leia também:
www.verminososporfutebol.com.br/deu-a-louca/irmaos-fazem-cerveja-caseira-do-vasco
Uma resposta para “Fã do Maranhão tem relíquias do Vasco”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
2
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
3
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
4
Vice-presidente do Suriname atuou aos 60 anos pelo time do qual é dono
-
5
Arsenal x Dínamo de Moscou: O jogo de 1945 lembrado como um dos mais bizarros da história
-
6
Os números de camisas mais curiosos da história do futebol
-
7
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
-
8
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
Muito bacana, eu já tinha visitado o site antes (pois consta nos parceiros deste).
Legal que ele tem livros, e outros artigos também.
Que dê tudo certo na ida dele pro RJ.