Eu conheci o maior manipulador do mundo
Nesta semana a Europol, a polícia europeia, divulgou que desvendou um gigantesco esquema de manipulação de resultados de jogos de […]

Nesta semana a Europol, a polícia europeia, divulgou que desvendou um gigantesco esquema de manipulação de resultados de jogos de futebol. Quase 700 partidas ficaram sob suspeição, válidas inclusive por eliminatórias da Copa do Mundo e Eurocopa e pela Liga dos Campeões. Uma mancha!

Para surpresa deste blogueiro, quem é a peça chave do esquema? Raj Perumal, de Cingapura, apontado como o maior manipulador do futebol mundial. Preso na Finlândia desde 2011, ele virou o Garganta Profunda, revelando os bastidores da rede em troca de benefícios da Justiça. Na mira, quase 500 suspeitos, 50 deles já presos.
Durante a cobertura da Copa do Mundo de 2010, feita para o jornal O Povo, conheci Raj em Joanesburgo. Ele se identificou como empresário de jogadores. Raj e seus amigos disseram que estavam na África do Sul para acompanhar o Brasil, seleção que torceriam no torneio.
O caso serve de alerta a jornalistas. Afinal, caí na conversa fiada de que Raj seria um “inocente” empresário de atletas. Quem sabe uma pesquisa no Google me deixasse desconfiado o suficiente para desistir do viés original.
Veja PDF da matéria “Paixão pela seleção brasileira”.
(*) Antes que alguém tire onda em virtude de um certo deslize no texto, saiba que nesse dia escrevi três matérias e uma coluna…
2 respostas para “Eu conheci o maior manipulador do mundo”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2025)
-
2
A média de público dos times em cada estádio no Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2025)
-
3
Estes são os 16 estádios da Copa do Mundo de 2026
-
4
Os times com mais temporadas com 1 milhão de ingressos vendidos (2011-2025)
-
5
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2025)





















Acontece Rafael, mas a matéria ficou legal!!!
Valeu, Jonathas.