Estudo estatístico projeta final da Copa de 2022 entre Brasil e Inglaterra
Análise de dados do site InvestNews calculou 1 milhão de probabilidades de resultados

Acertar qual equipe vai ganhar um campeonato é uma das tarefas mais difíceis para os analistas. Quando o assunto é o maior torneio de futebol do mundo, fica ainda mais complicado, porque um único jogo pode mudar todo o prognóstico.
Pensando nisso, o economista Samy Dana usou inteligência artificial, machine learning e big data para computar dados estatísticos que surgiram no projeto FutScience e criou um ranking a partir das chances de classificação e título de cada uma das 32 seleções da Copa do Mundo do Qatar.
Ciência de dados
Os detalhes das projeções e outros conteúdos especiais estão na página da Copa do Mundo no InvestNews, canal de notícias e análises sobre investimentos, finanças, mercado financeiro, negócios, criptomoedas e ESG. “Não é chute puro, é ciência de dados”, explica Samy Dana.
“O Brasil é favorito porque, em mais de 1 milhão de simulações, a nossa seleção aparece como vencedora em 20% dos casos. Isso é um número incrível quando falamos de futebol, o esporte mais imprevisível que existe”, destaca.
“Não é chute puro, é ciência de dados”. (Samy Dana)
Nas previsões para a edição de 2022, o Brasil teria um caminho difícil ao enfrentar Uruguai, Espanha, Argentina e Inglaterra na grande final, todos campeões do mundo ao menos uma vez. “Se tivermos poucas zebras, teremos um caminho repleto de embates clássicos, destaque Brasil x Argentina, em que seria uma semifinal histórica”, completa Samy Dana.
- Leia também:
-
Viagem no tempo
O show dos Três Tenores na Copa de 1994
Viagem no tempoJuventus é o clube com mais campeões da Copa do Mundo; Veja ranking
Viagem no tempo17 estados já tiveram convocados pelo Brasil para Copas do Mundo; Veja ranking
Viagem no tempoFagner treinou com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982
Outros favoritos
Considerados azarões históricos, os ingleses ficam à frente da atual campeã França, da Argentina (campeã da Copa América), e com quase o dobro de probabilidade da Bélgica, uma das favoritas na opinião dos comentaristas esportivos.
Em 4º lugar, a Argentina tem a melhor sequência entre todas as seleções, com 34 jogos de invencibilidade: 24 vitórias e 10 empates. O recorde é italiano, com 37 jogos, e os Hermanos têm a chance de ultrapassar essa marca nos gramados do Qatar.
A Bélgica, apontada como uma das favoritas e algoz do Brasil em 2018 na Rússia, aparece apenas na 9ª colocação, nessa que deve ser a última Copa de uma geração extremamente talentosa. Na projeção do InvestNews, Portugal deve chegar até a semifinal contra a Inglaterra.
Entenda a metodologia
A metodologia do FutScience consiste em 1 milhão de possibilidades baseadas no desempenho das seleções nos últimos anos. São criados algoritmos e ferramentas de estatística para o reconhecimento de padrões nos jogos. E com o auxílio desses recursos é possível prever como as equipes devem se comportar em uma partida, inclusive se aquele time sairá vitorioso ou não. Será que a ciência vai prever o futebol?
Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
2
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
3
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
4
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
5
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário