AFC

PinUp-Bet

Dica cultural

Documentário mostra como a Croácia superou a guerra na Copa de 1998

O documentário “Croatia: Defining a Nation” (Croácia: Definindo uma Nação) foi lançado neste ano, no streaming Fifa+

Leaderboard - KTO

melhor site de apostas futebol
O filme tem direção de Louis Myles, o mesmo de "Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football" (Foto: Reprodução)
O filme tem direção de Louis Myles, de “Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football” (Foto: Reprodução)

A Croácia conseguiu sua independência em 1991, em meio ao esfacelamento da Iugoslávia. Não foi um processo pacífico, e a guerra separatista deixou marcas no povo croata. Alguns anos depois, o novo país estreou em Copas do Mundo, em 1998, na França. A equipe foi a grande surpresa do torneio, terminando na 3ª colocação, eliminada nas semifinais pela campeão França. Foi um feito para orgulhar a recém-criada nação.

Esse é o mote do documentário “Croatia: Defining a Nation” (Croácia: Definindo uma Nação), lançado neste ano, no streaming Fifa+, da Fifa. O acesso ao filme, de 1h53min, é gratuito.

Extrema adversidade

O filme é um retrato íntimo de como o futebol ajudou a unir a Croácia num contexto de extrema adversidade na luta política que atravessou a década de 1990.

Uma série de ex-jogadores daquela seleção é entrevistada pela produção, como os ídolos Slaven Bilic, Davor Suker, Robert Prosinecki e Zvonimir Boban.

leovegas
rabona
royalist-play

Diretor premiado

O documentário conta com direção de Louis Myles, o mesmo de “Kaiser: The Greatest Footballer Never to Play Football” e “Liverpool FC: The 30-Year Wait”. No site IMDb, especializado em cinema, o filme ostenta avaliação de 9,3 de 10.

“É uma história rica e profunda em adversidades, mas também cheia de esperança e otimismo. Espero que o mundo experimente e aprenda como o heroísmo de um pequeno grupo de bravos indivíduos criou um projeto para todos os que os seguiram”, define Louis.

“É uma história rica e profunda em adversidades, mas também cheia de esperança e otimismo”. (Louis Myles)

“Fico feliz que muitos jogadores mais jovens da seleção nacional, que não se lembram da década de 1990, puderam ver a importância de nossa seleção de futebol na criação de uma identidade nacional”, comentou o presidente da Federação Croata de Futebol, Marijan Kustic, em entrevista ao Croatia Week.

Legend Play

Novidade do Fifa+

Esse foi mais um belo documentário disponibilizado pelo Fifa+, especializado em filmes de futebol. “O objetivo do conteúdo do Fifa+ Originals é dar vida ao futebol e suas histórias não contadas. ‘Croatia: Defining a Nation’ é uma demonstração brilhante do poder do futebol para unir”, elogia o editor de comissionamento do Fifa+, James Abraham.

O filme é um bom aperitivo para conhecer mais sobre o adversário do Brasil nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2022.

Serviço:

Croatia: Defining a Nation – Gratuito no Fifa+

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: