Deu a louca

Depois de 16 anos, acabou a temporada de futebol de botão que este cara joga contra si

O Supremo, torneio que envolveu 802 equipes, terminou em janeiro de 2021, com título da Holanda

Jorginho O Lendário, louco por futebol de botão, já foi tema de matéria do Verminosos (Divulgação)
Jorginho O Lendário, louco por futebol de botão, já foi tema de matéria do Verminosos (Divulgação)

Enfim, acabou. Depois de 16 anos, chegou ao fim a temporada de campeonatos que um louco por futebol de botão disputa contra si mesmo, envolvendo 802 times de sua coleção. A temporada 2005/2021 teve seu término com título da Holanda no Supremo, o torneio mais glorioso da Confederação Jorjônica de Futebol (CJF).

Esse é o mundo à parte do carioca Jorge Rodrigues Gomes Neto. Jorginho O Lendário, como se autointitula, levou a mania de jogar futebol de botão sozinho à máxima potência. Desde 1988, todos os resultados de seus jogos são anotados num caderninho. Com tantos times, as temporadas se tornaram intermináveis.

Haja jogo!

Os campeonatos nacionais, continentais e mundiais de 1995 só acabaram em 2004. Já a temporada 2005 foi até o início de 2021. Somente o Supremo, torneio de encerramento do “ano”, que curiosamente reúne times e seleções numa mesma disputa, levou 5 anos, 5 meses e 5 dias de duração, com 897 jogos realizados.

Com 5 minutos para cada partida, o Supremo demorou cerca de 75h, ou 3 dias. Bem, se fosse disputado sem parar, o que não foi possível. “O campeonato teve um ritmo muito lento entre 2015 e 2018, aí passei a jogar dentro das minhas possibilidades”, conta Jorginho, de 41 anos, morador do Rio de Janeiro.

“Jogava mais aos domingos pela tarde, mas várias vezes joguei nos meios de semana pela noite e em alguns sábados de tarde. Essas sessões costumavam passar de 2 horas, pois costumo fazer 12 jogos por rodada. Além disso, há o tempo perdido entre o fim de um jogo e o início do seguinte”, acrescenta.

A temporada 2005-2021 teve título da Holanda no Supremo, o torneio mais glorioso (Foto: Divulgação)
A temporada 2005-2021 teve título da Holanda no Supremo, o torneio mais glorioso (Foto: Divulgação)

Ele já passou por aqui

Os campeonatos de Jorginho contra si foram tema de uma matéria do Verminosos por Futebol em 2018. Depois, em 2019, fizemos outra, sobre a mania dele de usar uma camisa de futebol de sua coleção a cada dia, inclusive na ida ao trabalho, de forma que só volta a repeti-las a cada 3 anos.

Na época, o colecionador tinha 805 camisas. Nessa nova entrevista, já são 966. Já os times de botão eram 782, mas o campeonato chegou ao fim com 802. Para a próxima temporada, serão 1.050 equipes. Se a duração for igual à última, ela terminará em 2037. Até lá, Messi e CR7 já serão cinquentões.

Exemplo de uma das páginas com anotações do Supremo (Foto: Divulgação)
Exemplo de uma das páginas com anotações do Supremo (Foto: Divulgação)

Veja as matérias sobre Jorginho:

Este cara joga contra si mesmo torneios com 782 times de futebol de botão
Este cara trabalha todo dia com camisas de futebol. E só repete a cada 3 anos!

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: