Verminosos por futebol




Deu a louca

Colecionador tem 320 latinhas de clubes

Futebol e cerveja são duas paixões. Paixões que fazem parceria afinada, vide a grande quantidade de cervejarias que já lançaram […]

Thiago Pulzatto e o filho Hugo, herdeiro da coleção de latinhas de cerveja (Foto: acervo pessoal)

Futebol e cerveja são duas paixões. Paixões que fazem parceria afinada, vide a grande quantidade de cervejarias que já lançaram latinhas em homenagem a clubes e seleções. Prova disso é a coleção do paulista Thiago Pulzatto, de 34 anos, possivelmente a maior do gênero no Brasil.

No seu acervo com 2 mil latinhas de cerveja, 320 são de clubes. São cerca de 125 times, de 25 países. “Coleciono desde 1993, mas desde 2010, por falta de espaço e por excesso de oferta, resolvi me concentrar em latas de clubes”, conta o analista de sistema, de Birigui (SP).

Na coleção, são 2 mil latinhas de cerveja

A coleção é mantida em prateleiras no apartamento da mãe. As latas de ferro são esvaziadas, para não perdê-las para a ferrugem. As de alumínio são mais resistentes. Mas desde que se concentrou em latinhas de clubes, elas já chegam esvaziadas, até para não encarecer os custos de correio.

A latinha que deu mais trabalho para encontrar foi uma da Inter de Milão, da Itália. “Foram 14 anos de busca. Com o envio, ficou na faixa de 20 dólares”, relata Thiago, fã dos diferentes recipientes de cervejas espanholas. “São garrafas do Real Madrid, Atlético de Madrid, Zaragoza, Athletic Bilbao, Málaga… São muito bonitas, chamam demais a atenção”, elogia o são-paulino.

Sua coleção passou a ser exposta no site Latas Futebol Clube, lançado em 2010. Com isso, Thiago conheceu gente com mania parecida, no Brasil e no exterior. “Colecionadores de latinhas são muitos e muitos. De se dedicar exclusivamente às de clubes de futebol, apenas uma pessoa me escreveu dizendo que ia começar a fazer o mesmo, mas não tive mais notícias”.

O acervo ganhou novas latinhas brasileiras com a ação recente da Brahma, que fez parceria com 23 clubes de oito estados, tema de matéria do Verminosos por Futebol no mês passado. Essa cerveja, por sinal, é atualmente a preferida de Thiago. “Mas não sou tão fiel assim”.

Pode ser até a maior concorrente da Brahma. Lançou latinha de cerveja de time de futebol… Vai pra coleção do Thiago!

Conheça o site Latas Futebol Clube, de Thiago Pulzatto:
latasfc.wordpress.com


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: