Deu a louca

Colecionador tem 21.500 escudos de clubes

A mania começou em 1992, incentivada pelos escudinhos publicados pela revista Placar

Colecao-de-escudos-Teruel (2)
Elvis Teruel coleciona escudos de times desde 1992 (Fotos: Acervo pessoal)

É difícil que exista alguém que entenda mais de escudos de futebol que Elvis Teruel. Esse paulistano é dono de uma coleção com 21.500 emblemas impressos, de clubes de 186 países. Vários deles com pouquíssima tradição, como Laos, Cingapura, Malásia, Afeganistão, Uganda…

A mania começou em 1992, incentivada pelos escudinhos publicados pela revista Placar. Na época não havia internet, além de toda a facilidade permitida pela editoração gráfica. Por isso, para ampliar a coleção além daqueles emblemas estampados na publicação, era preciso trocar cartas com outros colecionadores.

Colecao-de-escudos-Teruel (3)
Elvis guarda o acervo em 19 pastas (Foto: Acervo pessoal)

“Muitas vezes era xérox preto e branco com indicação de cores. Eu tinha um amigo, Seu Orlando, que infelizmente partiu em maio, que redesenhava e fazia nas cores originais. Sempre ficavam muito bons”, recorda Elvis, de 40 anos. Claro, o acesso a novidades é bem maior em tempos de Google. “Hoje a gente consegue muito mais escudos”.

Os emblemas são impressos em medidas de 3cm x 2cm, e a coleção é mantida em 19 pastas. Corintiano fanático, é lógico que ele considera o do Timão o mais bonito, mas também elogia o design da Alemanha e da Turquia. “Não tem repetição como no Brasil, onde existem vários Flamengo e América, tudo com o mesmo escudo e só o nome da cidade diferente”, compara o gestor de qualidade.

O maior orgulho dele está nas páginas de clubes espanhóis. É o Teruel, time que disputa ligas regionais do país. “É difícil dizer qual o mais raro numa coleção tão grande, mas vou puxar sardinha pro meu lado”, brinca. Brasão toda família tem; escudo de futebol é um privilégio dos Teruel.

Colecao-de-escudos-Teruel (1)
O maior orgulho da coleção de escudos é o Teruel, time da Espanha, sobrenome da família de Elvis (Foto: Acervo pessoal)


// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Instagram

// Tags

Compartilhe: