Stakecheia

Leaderboard - KTO

Deu a louca

Colecionador tem 21.500 escudos de clubes

A mania começou em 1992, incentivada pelos escudinhos publicados pela revista Placar

WTG-bet

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Colecao-de-escudos-Teruel (2)
Elvis Teruel coleciona escudos de times desde 1992 (Fotos: Acervo pessoal)

É difícil que exista alguém que entenda mais de escudos de futebol que Elvis Teruel. Esse paulistano é dono de uma coleção com 21.500 emblemas impressos, de clubes de 186 países. Vários deles com pouquíssima tradição, como Laos, Cingapura, Malásia, Afeganistão, Uganda…

A mania começou em 1992, incentivada pelos escudinhos publicados pela revista Placar. Na época não havia internet, além de toda a facilidade permitida pela editoração gráfica. Por isso, para ampliar a coleção além daqueles emblemas estampados na publicação, era preciso trocar cartas com outros colecionadores.

Colecao-de-escudos-Teruel (3)
Elvis guarda o acervo em 19 pastas (Foto: Acervo pessoal)

“Muitas vezes era xérox preto e branco com indicação de cores. Eu tinha um amigo, Seu Orlando, que infelizmente partiu em maio, que redesenhava e fazia nas cores originais. Sempre ficavam muito bons”, recorda Elvis, de 40 anos. Claro, o acesso a novidades é bem maior em tempos de Google. “Hoje a gente consegue muito mais escudos”.

Os emblemas são impressos em medidas de 3cm x 2cm, e a coleção é mantida em 19 pastas. Corintiano fanático, é lógico que ele considera o do Timão o mais bonito, mas também elogia o design da Alemanha e da Turquia. “Não tem repetição como no Brasil, onde existem vários Flamengo e América, tudo com o mesmo escudo e só o nome da cidade diferente”, compara o gestor de qualidade.

O maior orgulho dele está nas páginas de clubes espanhóis. É o Teruel, time que disputa ligas regionais do país. “É difícil dizer qual o mais raro numa coleção tão grande, mas vou puxar sardinha pro meu lado”, brinca. Brasão toda família tem; escudo de futebol é um privilégio dos Teruel.

Colecao-de-escudos-Teruel (1)
O maior orgulho da coleção de escudos é o Teruel, time da Espanha, sobrenome da família de Elvis (Foto: Acervo pessoal)

8 respostas para “Colecionador tem 21.500 escudos de clubes”

  1. Parabéns Rafael,muito legal mesmo.Sua coleção deve ser du caramba!
    Tenho uma pequena ,com mais escudos de times da Europa,no momento estou com uns 3.000.Espero conseguir mais outros.No momento pego mais os da Europa.Um forte abraço e mais uma vez meus parabéns por sua coleção…

  2. Rafael você já ouviu falar no falecido bindi ?
    ele era o maior colecionador de escudos do mundo, ele tem um livro que até o mauro betting escreve lá , ele tinha um site (www.distintivos.com.br) que saiu do ar, na época tinha mais de 25 mil escudos.
    Vou ver se acho a matéria dele na placar uma vez e te mando
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: