Criador da canarinho torce para Uruguai
A camisa da seleção foi criada por um gaúcho, o desenhista Aldyr Schlee, em 1953

Esta é a camisa mais famosa do futebol mundial. A canarinho virou símbolo do país, tão reconhecida quanto a bandeira nacional. Sua criação foi de um gaúcho, Aldyr Schlee, em 1953. Recém-saído da adolescência, ele venceu aos 19 anos um concurso nacional para redesenho do uniforme da seleção. Por ironia, ganhou um brasileiro que não torce para o Brasil.
Após a derrota para os uruguaios no Maracanã em 1950, resolveu-se aposentar a camisa branca. Para isso, foi lançado um concurso de design pelo jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro. Schlee fez várias tentativas de conciliar as quatro cores do pavilhão no uniforme – um desafio, já que a imensa maioria dos times são bicolores ou tricolores.

Dentre 200 inscritos, foi escolhido o desenho que combinou camisa amarela com detalhes verdes, calção azul e meias brancas. Como prêmio, Schlee ganhou o equivalente a R$ 20 mil e um estágio no jornal. Mais tarde, ele voltou ao Rio Grande do Sul e virou jornalista, escritor e tradutor. Atividades que dividem fama com a conquista do concurso.
Nascido em Jaguarão-RS, sua ligação com o Uruguai sempre foi mais forte. “Minha casa ficava a 200 metros da fronteira”, justifica Schlee, em vídeo da Fifa TV. Atualmente com 79 anos, Schlee mora em Capão do Leão, município vizinho a Pelotas.
> LEIA TAMBÉM
Curiosamente, o criador da camisa canarinho sempre preferiu a seleção celeste, que impôs a maior humilhação do futebol brasileiro, responsável pela mudança do uniforme que o tornou famoso. Além do Uruguai, no seu coração só cabe um Brasil: o de Pelotas, o time para quem torce.
Esse modelo atual da seleção, com uma gola em Y, eu considero uma camisola de pijama. É ridículo”. Aldyr Schlee, em entrevista à Folha de São Paulo.
Em época de Copa do Mundo, o pessoal lá em casa fica pegando no pé. Eles torcem pelo Brasil. Mas eu sou Uruguai e ponto”. Aldyr Schlee, em entrevista ao portal Ig.

Fifa TV visita a casa de Aldyr Schlee:
2 respostas para “Criador da canarinho torce para Uruguai”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Uma lista de times alternativos para você torcer na Inglaterra
-
2
A carreira de Ancelotti nos gramados em figurinhas da Panini
-
3
O ranking de público na história da Libertadores da América (1960 a 2024)
-
4
10 relíquias de um colecionador de camisas do Juventus da Mooca
-
5
5 jogadores nascidos no exterior que defenderam a seleção brasileira
-
6
Artista já desenhou mais de 4 mil escudos de futebol no Paint
-
7
Militar ucraniano visita estádios destruídos pela guerra contra a Rússia
-
8
Reportagem sobre campo com casa dentro no Ceará recebe prêmio mundial de jornalismo esportivo
No livro “Brasil – O Futebol em Campo”, do inglês Alex Bellos, tem um capítulo inteiro sobre o Aldyr Schlee. Vale a leitura.
Por sinal, livro que está nessa lista: http://www.verminososporfutebol.com.br/dica-cultural/10-melhores-livros-sobre-futebol-que-ja-li/