Conheça o pior dos 101 clubes de São Paulo
Matéria reproduzida do site Última Divisão, com autorização do autor Emanuel Colombari. O Brasileirão ainda não acabou, então ainda é […]
Matéria reproduzida do site Última Divisão, com autorização do autor Emanuel Colombari.
O Brasileirão ainda não acabou, então ainda é difícil apontar quem foi a melhor equipe paulista do ano de 2012 – muito provavelmente, a avaliação mais positiva é do Corinthians, campeão da Copa Libertadores e representante brasileiro no Mundial de Clubes da Fifa. No entanto, pairam poucas dúvidas na hora de apontar, dentre as 101 equipes do estado que disputam ou disputaram competições oficiais no ano, quem foi o pior em campo.
O Taquaritinga, de cidade de mesmo nome, teve o pior desempenho na Segunda Divisão (a rigor, a quarta) do Campeonato Paulista. Em 10 jogos pela primeira fase do torneio, somou apenas dois pontos, de dois empates, e sofreu oito derrotas. Assim como a Portuguesa Santista, não venceu nenhuma partida – a Briosa, ainda que também sem vencer nem um jogo sequer, empatou três vezes e livrou-se do posto de pior equipe do estado no ano.
Desta forma, o ano de 2012 termina com o tradicional Clube Atlético Taquaritinga na 41ª colocação da Segunda Divisão – muitas vezes erroneamente chamada de “Série B do Campeonato Paulista” – e ainda abaixo dos 20 times que disputaram a Série A-1, dos 20 que disputaram a Série A-2 e dos 20 que disputaram a Série A-3. Foram 100 os times melhores.
Agora chamaremos de IbisCAT. Se continuar assim, este vai ser o novo nome do time”.
(Zita Mendonça, torcedor, citando o Íbis e talvez sem se ligar no cacófono)
Rebaixado da Série A-3 de 2011 com quatro vitórias em 18 jogos (16 pontos, contra 15 do também rebaixado Lemense), o Leão da Araraquarense seria candidatíssimo ao acesso de volta em 2012. O discurso antes da Segunda Divisão era de otimismo, falando até em título – ou de, “no mínimo”, voltar à Série A-3.
No entanto, de nada adiantou a empolgação do técnico Solito Alves, aquele mesmo, que apelava para o clichê de “recuperar o posto do qual nunca deveríamos ter saído”. Ao longo da temporada, o discurso do CAT foi mudando, a esperança diminuindo e os problemas aparecendo. Elenco improvisado, falta de pagamento, mudança de treinador e problemas entre dirigentes pouco alinhados acabaram colocando a tradicional equipe como a dona do pior desempenho dentre os sete grupos da primeira fase.
Neste cenário, surgiu uma personagem interessante: Donizete Gil, o técnico contratado após as duas primeiras rodadas (e as duas primeiras derrotas). Mantido até o fim da campanha, Gil vendeu o próprio carro para arrecadar dinheiro para os atletas – estes, atuando sem receber pagamento, dividiram o montante de cerca de R$ 15 mil conseguido pelo treinador, mas sem conquistar a sonhada primeira vitória no ano. Anote: o clube não vence um jogo oficial desde 30 de março de 2011, quando bateu a Francana por 1 a 0 pela primeira fase da Série A-3. Mais de um ano.
Para quem não se lembra, o Taquaritinga disputou a Série A-2 em 2010. Desde que foi rebaixado da Série A-3 em 10 de abril de 2011, a equipe foi da esperança ao caos, postando-se longe do sonho de disputar a elite do Campeonato Paulista.
Mas que isso não abata a equipe, que pode buscar na própria quarta divisão os exemplos para brigar pelo acesso nos próximos anos – casos com o do Jaboticabal, pior equipe do ano em 2009, ou do Novorizontino, recriado do zero para 2012, ilustram que é possível ser competitivo após performance desastrosa como do CAT.
Perfil do clube
Fundação: 17/3/1942
Cidade: Taquaritinga (a 333km de São Paulo)
Estádio: Taquarão, 19 mil lugares
Títulos: Série A2 do Paulista (1982 e 1992), Série A3 do Paulista (1964) e Segunda Divisão do Paulista (1997)
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
Deixe um comentário