Colecionador tem 1.900 tabelas de futebol
Engenheiro paulista possui uma das coleções de futebol mais curiosas do país
Augusto demorou cinco meses para preencher suas tabelas da Copa do Mundo de 2014. Também, pudera. Ele anotou os resultados em 373 fichas diferentes. O engenheiro paulista possui uma das coleções de futebol mais curiosas do país. Ao todo, são cerca de 1.900 tabelas, de campeonatos nacionais de cerca de 30 países, além de competições estaduais, internacionais e de seleções.
Quase todas, preenchidas. “Coloquei os resultados em 99% delas. Ainda estou buscando o placar das demais”, conta Augusto das Neves, de 45 anos, dono da maior coleção de tabelas de futebol no país, segundo o RankBrasil. O Mundial passado foi, disparado, o campeonato que lhe deu mais trabalho para atualizar as fichas. “Já sabia os resultados de cor, mas com o tempo esqueci de novo”.
“Coloquei os resultados em 99% das 1.900 tabelas”. (Augusto das Neves)
Sua primeira tabela foi da Copa de 1982, quando tinha 12 anos, e a coleção começou no ano seguinte. “Consegui tabelas dos campeonatos Paulista, Paranaense e Goiano do 1º turno de 1983, de uma revista Placar, num consultório odontológico”, relembra o morador de São Paulo. “A partir daí, fui atrás de torneios mais antigos, a partir dos anos 70”.
> LEIA TAMBÉM
As tabelas são acondicionadas em sacos plásticos guardados em caixas. Parte delas são produzidas pelo próprio colecionador, já que jornais e revistas deixaram de publicá-las a partir dos anos 2000. “Infelizmente, a informática está substituindo em parte a mídia escrita”, lamenta Augusto, que geralmente escolhe uma dúzia de campeonatos para acompanhar.
Para conseguir mais fichas, o torcedor da Portuguesa até criou um grupo no Facebook para achar outros com a mesma mania, mas está difícil. Até aqui, existem somente outros 18 integrantes. “Os poucos colecionadores que conheci não têm tantas tabelas”, indica.
Ele luta para manter a aura do artigo que anda fora de moda, mas não consegue apoio nem em casa. “Alguns familiares acham perda de tempo”. Liga não, Augusto!
Participe do grupo de colecionadores de tabelas de futebol no Facebook.
Clique no link e leia também:
2 respostas para “Colecionador tem 1.900 tabelas de futebol”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
3
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
4
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
5
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
Valeu, Ismael. Só hj vi o seu comentário.
Abraços!
Nos vemos no Face “Colecionadores…”
Parabéns Augusto pela ideia e pela belíssima coleção, Sou um jovem que gosta muito de hobby, tenho coleção de camisas de times, cartão telefônicos, livros e revistas de futebol, Inclusive já ouvi dos meus pro pios parentes que isso e coisa boba não compensa igual e o seu caso ai citado na matéria, mas eu não ligo procuro fazer oque eu gosto.
Augusto eu tenho algumas tabelas de alguns campeonatos, entre em contato comigo por Email.
mael20celeste@gmail.com