Clássico-Rei ganha almanaque que conta mais de um século de história
O pesquisador José Renato Sátiro Santiago Jr. lança mais um livro sobre futebol cearense: o Almanaque Clássico-Rei

O maior clássico do futebol cearense ganhou destaque nacionalmente nos últimos anos, graças às seguidas participações de Fortaleza e Ceará na Série A do Campeonato Brasileiro. Para divulgar ainda mais esse confronto, o pesquisador e escritor José Renato Sátiro Santiago Jr. lança, no dia 6 de fevereiro, o “Almanaque Clássico-Rei”.
Paulista de nascimento, o pesquisador tem raízes cearenses. Além de ter pais nascidos no estado, ele é neto de Felipe Santiago, fundador do Floresta, clube de Fortaleza que hoje disputa a Série C; sobrinho-bisneto de Alcides Santos, fundador do Fortaleza; e também parente de uma série de ex-jogadores de renome no futebol cearense.
- Leia também:
-
Dica cultural
Almanaque do Fortaleza tem seu lançamento oficial no shopping Benfica
Viagem no tempoHá 100 anos ocorria o 1º Clássico-Rei; Veja 18 curiosidades sobre o duelo Ceará x Fortaleza
Papo sérioFloresta?! Conheça o time de Fortaleza que saiu do amadorismo e virou sensação
Olho no lance!Colecionador é destaque em ação do Itaú
Uma enormidade de dados
O livro traz, em 302 páginas, informações sobre mais de 600 jogos, 1.500 gols, 2.400 jogadores e 190 técnicos, além de fichas completas de todos os duelos. Um levantamento nunca antes publicado sobre a história do Clássico-Rei, disputado desde 1918, quando o Fortaleza foi fundado – o Ceará surgiu em 1914.
Reunir centenas de informações de confrontos ao longo de mais de um século não foi fácil. “A grande dificuldade é a correção. Houve complicações em relação a nomes, repetição de nomes. O diferencial desse livro é a assertividade”, aponta José Renato.
Livros sobre futebol cearense
Este é mais um trabalho sobre futebol cearense do pesquisador, que já produziu o Almanaque do Fortaleza. “O Clássico-Rei tem algo mágico nele. Tantas coisas que aconteceram em sua história. Merecia uma publicação”, comenta José Renato.
Além dos almanaques do Clássico-Rei e do Fortaleza, José Renato também publicou a Biografia de Fernando Sátiro, seu tio que atuou pelo extinto Gentilândia, onde foi campeão cearense em 1956, e depois no São Paulo.
O almanaque terá seu lançamento oficial no shopping Benfica, em Fortaleza. Para quem deseja comprar e recebê-lo em casa, o preço é de R$ 105, já incluindo frete.
Serviço:
Almanaque Clássico-Rei
Preço: R$ 105, já incluindo frete
Lançamento oficial: Dia 6 de fevereiro, às 19h, no shopping Benfica, em Fortaleza
Mais informações: José Renato Sátiro Santiago
> Reportagem produzida por Yuri de Melo, com edição de Rafael Luis Azevedo, do Verminosos por Futebol.
Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube
TiktokEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
O ranking de público do Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2024)
-
2
O ranking de público em torneios nacionais no Brasil (1959 a 2024)
-
3
Colecionador tem vídeos de todos os jogos do Corinthians desde os anos 80
-
4
Hector, o cachorro alemão que viaja pela Europa para visitar estádios
-
5
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
6
Vice-presidente do Suriname atuou aos 60 anos pelo time do qual é dono
-
7
Arsenal x Dínamo de Moscou: O jogo de 1945 lembrado como um dos mais bizarros da história
-
8
Jovem com síndrome rara recebe 3 mil cachecóis de futebol do mundo todo
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário