Stakecheia

Leaderboard - KTO

Deu a louca

Caucaia tem diversas ruas que remetem ao México por causa da Copa de 1970

Em Caucaia, no Ceará, há dois bairros cheios de ruas com nomes de cidades do México

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Parque-Guadalajara-Jurema-Caucaia-Mexico
Ruas têm nomes de cidades do México graças à Copa de 1970  (Foto: Verminosos por Futebol)

Assim como na Copa das Confederações de 2013, o México também enfrentará o Brasil na Copa do Mundo de 2014. E novamente no Castelão. Se os mexicanos já conhecem o estádio, haverá outro motivo para eles se sentirem em casa em Fortaleza. Em Caucaia, município vizinho à capital cearense, há dois bairros cheios de ruas com nomes de cidades do México.

Um deles carrega um nome sugestivo: Parque Guadalajara. O outro é o Parque Potira. Neles, existem por exemplo as ruas Acapulco, Torreon, Poebla, Consumel, Tampico, Campeche, Vera Cruz e Galiente. Até mesmo uma cidade que foi mexicana, mas hoje faz parte dos Estados Unidos, acabou contemplada na homenagem. No caso, San Diego.

Esse batismo veio porque os dois bairros surgiram em 1970, em meio à Copa do Mundo do México. Eles se originaram de loteamento construído por uma imobiliária. “O Brasil festejava o tri, então a homenagem acabou sendo natural”, resgata Luiz Carlos Farias, morador da região desde 1996.

Parque-Guadalajara-Jurema-Caucaia-Mexico
Mapa dos bairros Parque Guadalajara e Parque Potira, cheios de nomes de cidades do México. Clique para ampliar (Foto: Verminosos por Futebol)

Era justo que o bairro de Luiz Carlos levasse o nome da cidade que abraçou mais forte a seleção. Guadalajara havia sido a casa de cinco dos seis jogos naquele no Mundial. E o nome foi reservado para a maior das homenagens em Caucaia.

Os bairros se situam hoje no distrito da Jurema, formado na década anterior à Copa do México a partir da desapropriação de famílias com a construção da avenida Leste-Oeste, em Fortaleza. Nos últimos anos, porém, algumas ruas abandonaram a homenagem mexicana graças à escolha de outros nomes por decisão de vereadores.

“É uma falta de respeito. Não era preciso mudar os nomes de ruas. Esses nomes podiam ser dados a equipamentos”, critica Luiz Carlos, que preside grupo que luta pela emancipação da Jurema. Nascendo, o município já teria 138 mil habitantes e seria o 5º maior do Ceará. Seria, além disso, a garantia de que as derradeiras ruas “mexicanas” de Caucaia não ganhariam nomes sem graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: