https://winabet365.com/affiliates/?btag=664223

Carrinho de compras

Artista inglês se especializa na produção de maquetes de estádios de futebol

Peter Oldfield-Edwards comanda o Model Football Stadiums, que produz maquetes sob encomenda

Peter Oldfield-Edwards já produziu maquetes de 20 estádios (Foto: Divulgação)
Peter Oldfield-Edwards já produziu maquetes de 20 estádios diferentes (Foto: Divulgação)

É difícil não arregalar os olhos ao contemplar este trabalho. Artista inglês, Peter Oldfield-Edwards se especializou na produção de maquetes de estádios de futebol. A fidelidade das reproduções garantiu fama ao seu projeto, o Model Football Stadiums, que exibe e negocia miniaturas.

No portfólio do artista, há estádios variados. Dentre os grandes, Wembley (com sua arquitetura de 1966), o Old Trafford (2008), do Manchester United, e o Etihad Stadium (2018), do Manchester City. Ele também reproduziu estádios acanhados, como o Balmoral, do Cove Rangers, da Escócia.

Trabalho integral

“Tenho esse interesse desde criança, e há 20 anos venho construindo mais seriamente maquetes de estádios. O Model Football Stadiums surgiu há 15 anos, e há 10 iniciei o regime de encomendas”, relata Peter, que hoje se dedica integralmente ao negócio.

A reprodução dos estádios demora de 80 a 3.000 horas. Ou seja, se Peter trabalhar num projeto 8h por dia, cinco dias na semana, podem ser necessárias até 75 semanas, quase um ano e meio, para elaborar a maquete.

Foi o caso do Old Trafford, concluído em 2009. A miniatura mede 109 cm x 103 cm. Tem escala de 1:220, e inclui aspectos do exterior do estádio, como a ferrovia ao lado. “Meu objetivo é tentar recriar o mais próximo possível do original”, conta Peter, morador de Sussex de 54 anos.

“Meu objetivo é tentar recriar o mais próximo possível do original”. (Peter Oldfield-Edwards)

O Etihad, do Manchester City, foi um dos estádios reproduzidos (Foto: Divulgação)
O Etihad, do Manchester City, foi um dos estádios reproduzidos (Foto: Divulgação)

20 estádios diferentes

O artista já produziu maquetes de 20 estádios diferentes. As encomendas foram sempre de pessoas de diferentes países da Europa. Outras peças foram mantidas na galeria de Peter, ficando disponíveis para venda ou aluguel.

“Já fui contratado para trabalhos de televisão, exibições em museus, shows, comerciais ou usos privados”, detalha Peter, torcedor do Brighton. Seu Old Trafford de miniatura, por exemplo, já foi exposto no museu do Manchester United.

O tamanho das maquetes varia de acordo com a arquitetura do estádio e a escala escolhida. O Etihad, concluído em 2018, com a mesma escala do Old Trafford, mede 135 cm x 121 cm. Já o Wembley, feito em 2006 com escala 1:500, tem medidas de 58 cm x 47 cm.

O trabalho é totalmente feito a mão, sem peças pré-fabricadas. “Os materiais usados dependem do que busco. Combino madeira, metal e sintéticos. Importa mais sobre como você usa os materiais”, explica Peter.

Peter também reproduziu o Wembley, em sua arquitetura de 1966 (Foto: Divulgação)
Peter também reproduziu o Wembley, em sua arquitetura de 1966 (Foto: Divulgação)

Reações do público

O nível de detalhes surpreende os fãs de estádios. “Mantenho contato com alguns clientes, e eles costumam dizer que ainda veem coisas novas que não tinham percebido até mesmo anos depois. Alguns consideram as maquetes terapêuticas”, comemora.

Para atingir esse resultado, Peter se apoia em fotografias. Se possível, também são usados documentos arquitetônicos. “Tenho sorte e o privilégio de ser contratado para construir essas maquetes e ter a chance de viajar a alguns lugares maravilhosos”.

“Mantenho contato com alguns clientes, e eles costumam dizer que ainda veem coisas novas que não tinham detectado até mesmo anos depois”. (Peter Oldfield-Edwards)

Seu processo artesanal de trabalho, porém, dificulta a reprodução de certos estádios. “Alguns muito modernos seriam difíceis de fazer, porque tudo é elaborado totalmente a mão a partir de matérias-primas, sendo esculpido e moldado para criar o efeito desejado”, justifica.

Cada modelo é um desafio novo, conta Peter, e todos são tratados da mesma forma – como uma obra de arte. “Eu amo construir maquetes. Minha expectativa é fazer algo real o suficiente para tirar o fôlego”, descreve. Deve ser legal presenciar tal reação a sua arte.

Peter Oldfield-Edwards tem 20 anos modelagem de maquetes de estádios (Foto: Divulgação)
Peter Oldfield-Edwards tem 20 anos de modelagem de maquetes de estádios (Foto: Divulgação)

Serviço:

Model Football Stadiums
Site | Facebook
Consulte preços em contato com o artista: modelfootballstadiums@gmail.com.

Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

// TV Verminosos

// Tags

Compartilhe: