8xBet

Dica cultural

Cangayceiros: Documentário sobre time LGBTQIA+ cearense tem exibição gratuita em Fortaleza

O filme “Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo” tem direção de Hellen Queiroz e Pedro Mairton, jornalistas recém-formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

O documentário “Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo” será exibido no Kuya - Centro de Design do Ceará, neste sábado (Foto: Divulgação)
“Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo” será exibido no Kuya, neste sábado (Foto: Divulgação)

O documentário “Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo”, produção cearense recém-lançada, terá exibição gratuita neste sábado (26/7), a partir das 15h, no Kuya – Centro de Design do Ceará, em Fortaleza. Após a exibição, haverá um debate sobre LGBTfobia no esporte.

O filme tem direção de Hellen Queiroz e Pedro Mairton, jornalistas recém-formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o documentário conta a trajetória do Cangayceiros, time LGBTQIA+ de futebol 7.

Heteronormatividade no futebol

O longa-metragem, com 73min de duração, conta como o time nasceu e resistiu ao preconceito ao longo de seis anos. O cenário de heteronormatividade no esporte é desafiador, já que o Observatório Racial do Futebol de 2023 aponta que apenas 1% dos jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino se declararam anonimamente homossexual ou bissexual.

O Cangayceiros é um time LGBTQIA+ de futebol 7 de Fortaleza (Foto: Pedro Mairton/Divulgação)
O Cangayceiros é um time LGBTQIA+ de futebol 7 de Fortaleza (Foto: Pedro Mairton/Divulgação)

Debate após a exibição

Depois da exibição do filme, haverá um debate sobre o tema, com a presença de Hellen Queiroz e Pedro Mairton, diretores e produtores do documentário; Lucas Bertullino e Leandro Rodrigues, presidente e atleta do Cangayceiros, respectivamente; e os jornalistas esportivos André Bloc e Iara Costa, além de Mitchelle Meira, secretária da diversidade do Ceará.

Serviço:

Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo
(2025, 73min, Dir. Hellen Queiroz e Pedro Mairton)
Classificação indicativa: Livre

Exibição + Debate
Quando: Sábado, 26/7, às 15h
Local: Kuya – Centro de Design do Ceará (Rua Sen. Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza)
Entrada gratuita

Siga o Verminosos por Futebol:
Instagram
Twitter
Facebook
Youtube

Tiktok

Entre em nosso canal no Telegram.

Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: