Aston Villa inspirou West Ham e Burnley
Quem inspirou quem? A pergunta até gera polêmica entre torcedores, mas a resposta é inquestionável
Com o acesso do Burnley para a temporada 2014-15, a Premier League volta a ter uma situação curiosa: três clubes com uniforme nas cores clarete e azul claro. Além dele, Aston Villa e West Ham envergam a combinação, pouco registrada no futebol mundial. Quem inspirou quem? A pergunta até gera polêmica entre torcedores, mas a resposta é inquestionável.
O pioneiro foi o Aston Villa, um dos fundadores da federação inglesa. O time de Birmingham teve vários uniformes diferentes entre 1874 e 1886, quando decidiu adotar marrom e azul claro. O primeiro, inspirado no Hearts, da Escócia; o segundo, no Rangers. O marrom ficou mais claro a partir do ano seguinte, tornando-se clarete, uma tonalidade de vinho que virou moda.
O primeiro a copiá-lo foi o West Ham, em 1900. O time de Londres, que usava uniforme azul escuro desde 1895, adotou o intermediário azul claro na camisa. Em 1903, passou a vestir camisa igual a do Aston Villa, com o tronco em clarete e as mangas azuis claras. Já o Burnley, da cidade de mesmo nome, teve vários uniformes diferentes entre 1882 e 1909 e incorporou as cores em 1910.
> LEIA TAMBÉM
- Conheça a pirâmide do futebol inglês
- Elton John liderou glórias do Watford
- Mansfield tem a presidente mais bela do mundo
- Edward Hooligan foi o pai do hooliganismo
Cinco vezes campeão inglês no século 19, o Aston Villa era uma referência nos primeiros anos do futebol. Ao ponto do Crystal Palace, ao ser fundado em 1905, escolher as cores do time de Birmingham. Assim o clube londrino seguiu até a década de 1970, quando clareou o clarete e escureceu o azul.
Essa combinação alternativa também inspirou diversos clubes de degraus inferiores, como o Scunthorpe United, hoje na 3ª divisão, representante mais conhecido. Depois de cinco anos da fundação, o time da cidade de mesmo nome adotou as cores em 1904. Além dele, existem ainda Colwyn Bay (6ª divisão), Weymouth (7ª), AFC Emley (8ª) e Malvern Town (14ª).
Apesar da coincidência, essa imitação não costuma ser alvo de piadas entre ingleses, como indica Glen Wilson, um dos autores do site Floodlight Fancy. “Minha equipe, o Doncaster Rovers, tem uma música que faz referência ao uniforme do Scunthorpe, um de nossos rivais, com uma paródia do filme Mary Poppins. Ela também é usada contra o West Ham”, aponta.
Os três clubes mais famosos com o dueto clarete e azul claro não se reuniam na Premier League desde 2009-10, quando o Burnley foi rebaixado. Com isso, a atual temporada terá seis jogos em que narradores e comentaristas lembrarão essa curiosidade de cores durante a transmissão.
Clubes em clarete e azul claro mais famosos:
Aston Villa, de Birmingham (1ª divisão) – 7 títulos da 1ª, 2 da 2ª, 1 da 3ª, 7 da FA Cup, 5 da Copa da Liga e 1 Copa dos Campeões da Europa.
West Ham, de Londres (1ª divisão) – 2 títulos da 2ª e 3 da FA Cup.
Burnley, de Burnley (1ª divisão) – 2 títulos da 1ª, 2 da 2ª, 1 da 3ª, 1 da 4ª e 1 da FA Cup.
Scunthorpe United, de Scunthorpe (3ª divisão) – 2 títulos da 3ª.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
3
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
4
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
-
5
O ranking de público de times do Nordeste na Libertadores e na Sul-Americana (1960-2024)
-
6
Top 5: Camisas clássicas do futebol do Rio de Janeiro | Por Jorginho O Lendário
-
7
Top 5: Camisas clássicas do futebol sergipano | Por Jonathas Sandes
-
8
Quem é o artista que faz pinturas de ídolos em muro do Botafogo
Deixe um comentário