Stakecheia

Leaderboard - KTO

Deu a louca

Árvore em campo é a melhor da Europa

A árvore possui 150 anos e já estava no local muito antes de o futebol chegar a Estônia

WTG-bet

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Um carvalho existente dentro de um campo de futebol de Orissaare, na Estônia, recebeu o título de Árvore Europeia do Ano de 2015 (Foto: Divulgação)
Um carvalho dentro de campo de futebol na Estônia recebeu o título de Árvore Europeia do Ano de 2015 (Foto: Divulgação)

Acredite: existe uma eleição anual da melhor árvore da Europa. O vencedor de 2015 foi um carvalho da Estônia com uma história curiosa. Ele ocupa o interior de um campo de futebol de Orissaare, na ilha de Saaremaa. Conhecido no local como a “árvore do futebol”, o carvalho recebeu 60 mil votos (um terço do total), derrotando 13 árvores de países diferentes.

A vencedora possui 150 anos e já estava lá muito antes de o futebol chegar a Estônia. Em 1951, o campinho do parque foi estendido, mas decidiram não derrubar o carvalho. Com o tempo, de acordo com a organização do “European Tree of the Year” (Árvore Europeia do Ano), a planta foi incorporada ao jogo, servindo como sombra aos jogadores e até mesmo para tabelinhas.

> LEIA TAMBÉM

O anúncio do prêmio ocorreu em fevereiro. O carvalho estoniano derrotou, entre tantas, uma árvore que é ponto turístico: o Major Oak, um carvalho que teria entre 800 e 1.000 anos, situado na floresta de Sherwood, em Nottinghamshire, na Inglaterra. Seu tronco oco teria sido usado como esconderijo por Robin Wood. Apesar da notoriedade, a árvore foi somente a 6ª mais votada.

O concurso foi lançado em 2011, com o objetivo de destacar a importância de árvores antigas para o patrimônio natural e cultural da Europa. “Esta árvore dentro de um campo é um símbolo para o mundo sobre como as coisas podem ser melhores”, celebra Rob McBride, apoiador do evento, em entrevista ao site Estonian World.

O carvalho estoniano recebeu 60 mil votos, derrotando 13 árvores de países diferentes (Foto: Divulgação)
O carvalho estoniano recebeu 60 mil votos, derrotando 13 árvores europeias (Foto: Divulgação)

“Esta árvore dentro de um campo é um símbolo para o mundo sobre como as coisas podem ser melhores”. (Rob McBride)

O caso da árvore estoniana remete a outro que ficou famoso no Brasil e inclusive no exterior. O da árvore situada dentro de um campo de São Paulo, do bairro do Brás. O registro, feito pelo fotógrafo Alexandre Battibugli, em 20 de janeiro de 1996, foi publicado pela revista Placar, e se tornou uma das fotos mais célebres do jornalismo esportivo brasileiro.

Curiosamente, o campo sobreviveu somente mais um ano, pois a prefeitura construiu uma creche no local, em 1997. A árvore segue servindo de sombra, agora para a criançada. “Essa foto foi talvez a mais marcante de minha vida”, comentou Battibugli, em artigo publicado pela Placar em 2013. O destino do campo tornou a foto ainda mais emblemática.

Campo
Caso do campo de São Paulo foi recontado em ação da Brahma (Foto: Alexandre Battibugli/Placar)

Site do European Tree of the Year:
www.treeoftheyear.org

Clique no link e leia também:

Campo-com-arvore-dentro-vira-filme
www.verminososporfutebol.com.br/viagem-no-tempo/campo-com-arvore-dentro-vira-documentario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: