Artesão faz bonecos de EVA de futebol
José Soares faz sucesso na porta de estádios de Fortaleza com seus bonecos de futebol
Quando Soares viu bonecos de EVA expostos em Curitiba, em 2001, brilhou a lâmpada na cabeça. Bom em trabalhos manuais, ele próprio faria aquelas peças. Em 2010, época em que morava em São Luis, o piauiense deu início a produção. Só que o foco foi bem específico: com bonequinhos de futebol, o sucesso seria certo. Não deu outra.
Logo depois, Soares se mudou para a capital cearense. Vendo a paixão por Ceará e Fortaleza, o artesão deixou de lado os bonecos de clubes maranhenses e do eixo Rio-São Paulo, e concentrou-se nos dois times locais. Hoje, comercializa em média 20 peças por semana. O maior, de 30 cm, custa R$ 35; o menor, de 15 cm, um porta caneta, R$ 20.
> LEIA TAMBÉM
“Quando vou a porta de estádios, chego a vender 15 a 20”, conta José Soares Brandão Filho, de 42 anos. Cartazista de supermercado, ele reserva parte das horas vagas para seu artesanato, feito junto com a esposa, Raquel Costa e Silva, de 41 anos.
Para produzir os bonecos, é preciso de 4h para o maior e 2h para o menor. Além de EVA (Espuma Vinílica Acetinada, material criado para absorção de impactos), são utilizados palito, argila e cola. “É tudo artesanal”, relata Soares, vascaíno e agora também torcedor do Ceará.
“Quando vou a porta de estádios, chego a vender 15 a 20”. (José Soares Brandão Filho)
Além dos bonecos de times cearenses, são feitos outros modelos. Na Copa do Mundo de 2014, o artesão recebeu a encomenda mais ilustre. Uma cliente de Fortaleza hospedou uma alemã, que ficou encantada com a decoração. Daí, pediu boneco de uma loirinha com camisa da Alemanha.
“Ela disse que levaria para o aeroporto para recepcionar a seleção na festa do título. Isso me deixou com muito orgulho e me incentivou ainda mais, por saber que meus bonecos saíram do Ceará e chegaram à Alemanha”, comenta. Propaganda boa é a boca a boca.
Fones do artesão: 85-98221.6131 (Vivo e Whatsapp) e 85-98586.6976 (Oi).
Facebook do Bonecos de EVA. (clique no link)
Clique no link e leia também:
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Caçadora de estádios antigos de Portugal indica 10 “tesouros” para conhecer
-
2
Colecionador tem todas as camisas do torneio Rio-São Paulo de 2002
-
3
Torcedor do Resende foi a todos os jogos do time desde 2020
-
4
Dono do site Jogos Perdidos atinge 4 mil partidas em estádios na vida
-
5
Artista plástico gaúcho comercializa maquetes de estádios de futebol
-
6
Marc White: Quem é o técnico inglês que comanda time desde 1999 e soma 12 acessos
-
7
Vizinhos no litoral gaúcho têm casas decoradas de Grenal
-
8
Projeto Mantos Alencarinos lança 3º lote de camisas retrô de times cearenses
Deixe um comentário