Colecionador tem acervo maravilhoso de camisas de times do Distrito Federal
O bibliotecário Fernando Silva tem uma coleção maravilhosa com camisas de dezenas de times do Distrito Federal, entre ativos e extintos

Brasília tem mais torcedores de times cariocas e paulistas do que dos clubes da própria cidade. Mas a capital tem sim seus apaixonados pelo futebol local. Um deles é Fernando Silva, que possui uma coleção maravilhosa de camisas de equipes do Distrito Federal.
Até o momento desta entrevista ao Verminosos por Futebol, eram cerca de 160 camisas, de 41 clubes, dentre ativos e extintos. “Não sei se é a maior coleção, mas são pouquíssimos os colecionadores com esse foco. Geralmente o pessoal coleciona de um time específico”, conta Fernando, bibliotecário de 43 anos.
- Leia também:
-
Deu a louca
Colecionador tem acervo incrível de camisas de clubes que vestiram Adidas até 1992
Carrinho de comprasLoja de Fortaleza produz camisas de futebol de bandas de rock
Deu a loucaCasal do DF casou vestindo camisas retrô de treino da Adidas dos anos 80
Deu a loucaBrasília tem primeira barbearia de futebol
O que tem na coleção?
A primeira camisa da coleção do DF foi adquirida em 2005: uma blusa do Brasiliense. “Fui comprando uma ou outra, até que em 2009 passei a colecionar de fato”, relembra Fernando.
Na coleção, há raridades como camisas do Ceub dos anos 70; dos dois títulos locais do Sobradinho em 1985 e 1986; antigas do Brasília e do Guará; titular e reserva do Gama de 1998, ano da conquista da Série B do Campeonato Brasileiro; e do Brazsat, que mantinha uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), com uma equipe formada por estrangeiros em refúgio no país.
Algumas das camisas mais alternativas do futebol candango também estão lá. Por exemplo, do Bolamense, que já teve um dos escudos mais diferentões do futebol brasileiro; do Samambaia, com o cachorrinho no emblema; e as blusas temáticas de rock do Brasiliense. “A do Bolamense é bem rara”, destaca.
Além disso, na coleção estão ainda vários times extintos, como o Ceub, primeiro representante do DF no Campeonato Brasileiro, nos anos 70; Tiradentes, campeão brasiliense de 1988; e Guará, campeão de 1996.
“Não sei se é a maior coleção, mas são pouquíssimos os colecionadores com esse foco”. (Fernando Silva)
Falta pouco para atingir todos
As camisas da coleção do Distrito Federal são conseguidas com ex-jogadores, dirigentes e principalmente colecionadores.
“Uma das maiores loucuras que já fiz foi trocar duas camisas antigas da Seleção por uma do Ceub dos anos 70. Foi a única forma de convencer o colecionador a trocar”, relata Fernando.
Dos times atualmente filiados à federação local, falta apenas o Grêmio Valparaíso, o Greval, que disputa a 2ª divisão. O que indica o tamanho do feito.
Fernando Silva tem algumas das camisas mais alternativas do futebol do DF (Foto: Acervo pessoal) Museu do Futebol do DF
Nascido na cidade de Frutal, em Minas Gerais, Fernando Silva mora em Brasília desde 2000. O torcedor do América-MG passou a torcer, no Distrito Federal, para o Sobradinho.
Fã do futebol candango, o colecionador lançou em 2024 o projeto Museu do Futebol do DF, um site colaborativo que reúne acervo fotográfico do futebol brasiliense, incluindo imagens de camisas, times e estádios.
O arquivo, atualmente com cerca de 500 itens, inclui o acervo de Nonato Borges, fotógrafo esportivo falecido em 2021. “Convido a todos para visitar e contribuir com o projeto”, fala Fernando. Sobram registros maravilhosos.
Serviço:
Museu do Futebol do DF
Site | InstagramVeja camisas da coleção do DF de Fernando Silva:
Aruc 2010 (Foto: Acervo pessoal) Bolamense 2011 (Foto: Acervo pessoal) Brasília 1987 (Foto: Acervo pessoal) Brasília 2022 (Foto: Acervo pessoal) Brasiliense 2010 (Foto: Acervo pessoal) Brasiliense 2011 (Foto: Acervo pessoal) Capital 2006 (Foto: Acervo pessoal) Ceilândia 1991 (Foto: Acervo pessoal) Ceilândia 1991 (Foto: Acervo pessoal) CFZ 2010 (Foto: Acervo pessoal) Gama 1989 (Foto: Acervo pessoal) Gama 1994 (Foto: Acervo pessoal) Guará 1996 (Foto: Acervo pessoal) Legião 2011 (Foto: Acervo pessoal) Planaltina anos 90 (Foto: Acervo pessoal) Real Brasília 2017 (Foto: Acervo pessoal) Samambaia 2023 (Foto: Acervo pessoal) Sobradinho anos 90 (Foto: Acervo pessoal) Sobradinho anos 90 (Foto: Acervo pessoal) Taguatinga 1991 (Foto: Acervo pessoal) Siga o Verminosos por Futebol:
Facebook
Twitter
Instagram
YoutubeEntre em nosso canal no Telegram.
Receba nossas matérias no Whatsapp: adicione o número 85-99215.9174 e envie “oi” pra gente.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Uma lista de times alternativos para você torcer na Inglaterra
-
2
O ranking de público na história da Libertadores da América (1960 a 2024)
-
3
5 jogadores nascidos no exterior que defenderam a seleção brasileira
-
4
Militar ucraniano visita estádios destruídos pela guerra contra a Rússia
-
5
Palmeiras humilhou o Borussia Dortmund em Fortaleza em 1996
-
6
Reportagem sobre campo com casa dentro no Ceará recebe prêmio mundial de jornalismo esportivo
-
7
Quem são os adversários do Fluminense na Copa do Mundo de Clubes 2025
-
8
Quem são os adversários do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes 2025
// TV Verminosos
Compartilhe:
Deixe um comentário