7 vídeos da casa do Liverpool no passado
Veja vídeos do passado que mostram como o estádio do Liverpool já foi ainda mais incrível
O filme Maldito Futebol Clube é, talvez, o melhor sobre futebol em todos os tempos. E, por ironia, a melhor parte dele está em seus extras. Nos bastidores, torcedores recordam com saudade do tempo em que o futebol inglês era menos comercial. Tempo em que os fãs se sentiam bem mais próximos dos ídolos. Não é saudosismo barato – é possível comprovar isso em vídeos do passado.
O Liverpool tem uma das melhores atmosferas do futebol mundial. Mas o que acontece no estádio de Anfield já foi muito mais incrível. Até 1994, quando os torcedores podiam assistir aos jogos em pé no futebol inglês, o setor The Kop empurrava a equipe e amedrontava os adversários. Não à toa, ali já coube 37 mil pessoas, três vezes mais que os 12 mil assentos atualmente.
Construído em 1906, o lance de arquibancada atrás do gol à direita das cabines de imprensa recebeu esse nome em homenagem à colina Spion (Spion Kop, em africâner), localizada na África do Sul. Nela morreram 300 soldados ingleses, a maioria de Liverpool, durante a Guerra dos Bôeres, em 1900. Nenhum nome seria tão apropriado ao inferno que viraria aquele setor.
Em vídeos do passado, é possível conferir como a avalanche do Boca Juniors não passa de um teatro diante do que acontecia na The Kop. Mesmo com os torcedores quietos, parecia o movimento das marés. Foi lá onde nasceu, na década de 1960, a famosa música cantada pela torcida, You’ll Never Walk Alone (Você Nunca Andará Só), adaptada de gravação de Rodgers e Hammerstein.
> LEIA TAMBÉM
“Mulheres não podiam ficar lá, em virtude do aperto. Um costume era urinar ali mesmo, porque não era possível sair”, lembra o jornalista Tony Barrett, em entrevista ao El País, da Espanha. “Em 1987, quebrei três costelas esmagado contra o muro, mas valeu a pena porque vencemos o Everton”.
Reza a lenda que os integrantes dos Beatles, nunca chegados a futebol, eram torcedores do rival na cidade. Isso não impedia a torcida do Liverpool de entoar “She Loves You” na The Kop. Se você não se arrepiar com o que verá nos vídeos abaixo, é um insensível.
1964 – Torcida canta Beatles:
1970 – A temida avalanche do Liverpool:
1973 – Que barulho fantástico:
1977 – Difícil até ouvir a narração:
1994 – O último jogo em pé na The Kop:
2 respostas para “7 vídeos da casa do Liverpool no passado”
Deixe um comentário
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Brasileiro visita os 7 estádios de Londres na Premier League num único dia
-
2
Projeto cria mascotes para 150 clubes cearenses por meio de Inteligência Artificial
-
3
Clube com nome do papa João Paulo II sobe para a 1ª divisão do Peru
-
4
Jornalista visita todos os estádios da cidade de São Paulo em 1 dia
-
5
Com América, Rio Branco e Stella, projeto Mantos Alencarinos lança 4º lote de camisas retrô
-
6
Torcedor tem mais de 100 camisas do Lemense, pequeno clube paulista
-
7
Confraria Alencarina: Fortaleza recebe encontro de colecionadores de camisas do futebol cearense
-
8
Canal de Youtube recria lances históricos de futebol em videogame
Sensacional! Uma curiosidade: A cidade de Liverpool sempre remete muito aos Beatles e estranhamente nenhum deles torcia pelo time que leva o nome da cidade. Paul McCartney torce para o rival Everton e Ring Starr torce para o londrino Arsenal. Já os outros dois já falecidos (John e George), não eram muito ligados ao futebol.
Só pra constar, a musiquinha de fundo antes do jogo sempre existiu, hoje ainda há um ambiente bem legal em Liverpool, mas nada comparado a esses dias =/