Stakecheia

Leaderboard - KTO

Viagem no tempo

7 vídeos da casa do Liverpool no passado

Veja vídeos do passado que mostram como o estádio do Liverpool já foi ainda mais incrível

WTG-bet

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol
Estadio-do-Liverpool
Você se arrepiará com vídeos antigos da The Kop, setor do estádio do Liverpool (Foto: Divulgação)

O filme Maldito Futebol Clube é, talvez, o melhor sobre futebol em todos os tempos. E, por ironia, a melhor parte dele está em seus extras. Nos bastidores, torcedores recordam com saudade do tempo em que o futebol inglês era menos comercial. Tempo em que os fãs se sentiam bem mais próximos dos ídolos. Não é saudosismo barato – é possível comprovar isso em vídeos do passado.

O Liverpool tem uma das melhores atmosferas do futebol mundial. Mas o que acontece no estádio de Anfield já foi muito mais incrível. Até 1994, quando os torcedores podiam assistir aos jogos em pé no futebol inglês, o setor The Kop empurrava a equipe e amedrontava os adversários. Não à toa, ali já coube 37 mil pessoas, três vezes mais que os 12 mil assentos atualmente.

Estadio-do-Liverpool-3
Kop virou o nome dos setores onde se assistia aos jogos em pé em vários estádios ingleses (Foto: Divulgação)

Construído em 1906, o lance de arquibancada atrás do gol à direita das cabines de imprensa recebeu esse nome em homenagem à colina Spion (Spion Kop, em africâner), localizada na África do Sul. Nela morreram 300 soldados ingleses, a maioria de Liverpool, durante a Guerra dos Bôeres, em 1900. Nenhum nome seria tão apropriado ao inferno que viraria aquele setor.

Em vídeos do passado, é possível conferir como a avalanche do Boca Juniors não passa de um teatro diante do que acontecia na The Kop. Mesmo com os torcedores quietos, parecia o movimento das marés. Foi lá onde nasceu, na década de 1960, a famosa música cantada pela torcida, You’ll Never Walk Alone (Você Nunca Andará Só), adaptada de gravação de Rodgers e Hammerstein.

> LEIA TAMBÉM

“Mulheres não podiam ficar lá, em virtude do aperto. Um costume era urinar ali mesmo, porque não era possível sair”, lembra o jornalista Tony Barrett, em entrevista ao El País, da Espanha. “Em 1987, quebrei três costelas esmagado contra o muro, mas valeu a pena porque vencemos o Everton”.

Reza a lenda que os integrantes dos Beatles, nunca chegados a futebol, eram torcedores do rival na cidade. Isso não impedia a torcida do Liverpool de entoar “She Loves You” na The Kop. Se você não se arrepiar com o que verá nos vídeos abaixo, é um insensível.

1964 – Torcida canta Beatles:

1970 – A temida avalanche do Liverpool:

1973 – Que barulho fantástico:

1977 – Difícil até ouvir a narração:

1994 – O último jogo em pé na The Kop:

2 respostas para “7 vídeos da casa do Liverpool no passado”

  1. Sensacional! Uma curiosidade: A cidade de Liverpool sempre remete muito aos Beatles e estranhamente nenhum deles torcia pelo time que leva o nome da cidade. Paul McCartney torce para o rival Everton e Ring Starr torce para o londrino Arsenal. Já os outros dois já falecidos (John e George), não eram muito ligados ao futebol.

  2. Só pra constar, a musiquinha de fundo antes do jogo sempre existiu, hoje ainda há um ambiente bem legal em Liverpool, mas nada comparado a esses dias =/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: