Stakecheia

Leaderboard - KTO

Deu a louca

15 uniformes curiosos das Copas do Mundo

Três clubes já disputaram um jogo de Copa do Mundo: Cruzeiro de Porto Alegre, Kimberly e Malmo

PinUp-Bet

melhor site de apostas futebol

Três clubes já disputaram um jogo de Copa do Mundo: Cruzeiro de Porto Alegre, Kimberly-ARG e Malmo-SUE. Na realidade foram apenas as camisas, emprestadas pelas equipes para seleções que não contavam com uniforme reserva. Só isso explicaria, por exemplo, a Argentina atuar justo de amarelo, do Malmo (e do rival Brasil), em jogo contra a Alemanha no Mundial de 1958.

O Verminosos por Futebol listou 15 uniformes curiosos da história das Copas, com combinações de cores diferentes do convencional ou desenhos extravagantes.

Os desenhos são cortesia do site Historical Football Kits.

2010-argentina
2010 – Argentina

Os argentinos usaram uma combinação diferente de uniforme na vitória por 3 a 1 sobre o México, para não confundir com calções e meiões do adversário.

2002-cameroon
2002 – Camarões

Os camaroneses quiseram inovar com uma camisa sem mangas, mas a Fifa vetou. As camisas verde (nº 1) e branca (nº 2) receberam mangas postiças pretas.

1998-netherlands
1998 – Holanda

Os holandeses usaram uma versão diferente do uniforme no empate em 0 a 0 contra a Bélgica, combinação que só foi utilizada uma outra vez, na Copa de 1934.

1994-nigeria
1994 – Nigéria

A camisa estampada da Nigéria era legal, mas precisava o calção ter o mesmo tema, na vitória por 2 a 0 sobre a Grécia?

1986-brazil
1986 – Brasil

Em virtude do calção azul da Espanha, o Brasil entrou em campo com uma combinação diferente na vitória por 1 a 0. Curiosamente, foi a mesma opção contra a Espanha na Copa de 1978.

1986-scotland
1986 – Escócia

Faixas na camisa tornam o desenho interessante, mas no calção fica bem esquisito. Esse foi o uniforme usado pela Escócia em toda a Copa.

1982-belgium
1982 – Bélgica

A década de 1980 foi uma época com muitas faixas no design de futebol, inclusive no calção. Às vezes isso deixava o uniforme com cara de pijama.

1978-france
1978 – França

Como a Hungria também só havia levado camisas brancas, os franceses jogaram com camisa do Kimberly-ARG, de Mar del Plata. Deu sorte: vitória por 3 a 1.

1962-uruguay
1962 – Uruguai

Única vez em Copas do Mundo em que o Uruguai usou a camisa vermelha que já foi oficial. Vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia.

1958-argentina
1958 – Argentina

Argentinos e alemães estavam com camisas brancas e calções e meiões pretos. Por isso a Argentina jogou com a camisa amarela do Malmo-SUE, na derrota por 3 a 1.

1950-mexico
1950 – México

O Cruzeiro-RS é o único time brasileiro que já “jogou” uma Copa do Mundo, ao vestir o México na derrota por 2 a 1 para a Suíça, em Porto Alegre. Ambas as equipes só levaram camisas vermelhas.

1938-brazil
1938 – Brasil

No tempo em que o uniforme do Brasil usava azul e branco, a seleção entrou em campo com essa combinação diferente contra a Polônia, que também vestia camisa branca. Vitória de 6 a 5, na única vez em que a seleção não usou camisas amarela, azul escura ou branca em Copas.

1938-italy
1938 – Itália

Por ordem do ditador Benito Mussolini, a Itália jogou toda de preto, cor-símbolo do Fascismo, na vitória por 3 a 1 sobre a França.

1930-usa
1930 – Estados Unidos

Os americanos disputaram a primeira Copa do Mundo com um grande escudo na região central da camisa, que destoava do padrão das camisas de futebol com emblema menor no peito.

1930-bolivia
1930 – Bolívia

Esse é o caso relacionado a uniformes mais curioso da história das Copas do Mundo. Para atrair a torcida dos uruguaios, cada jogador boliviano entrou em campo na estreia, jogo contra a Iugoslávia, em Montevideu, com uma letra costurada no uniforme. No momento da foto, faltou um jogador com a letra “U”, o que gerou uma gafe só percebida quando as fotos foram reveladas: “Viva Urugay”. 800 torcedores presenciaram o jogo histórico: vitória da Iugoslávia por 4 a 0.

13 respostas para “15 uniformes curiosos das Copas do Mundo”

  1. Faltou o uniforme da Costa Rica no jogo contra o Brasil na Copa de 1990, disputado em Turim. Nessa partida, usou camisa listrada alvinegra para tentar ganhar a simpatia dos torcedores da Juventus

    • Valeu, Eduardo, seja bem-vindo. Curte nossa Fanpage ou Twitter, porque daí tu ficará sabendo sempre a cada nova postagem. No momento estamos de férias, mas dá uma vasculhada no conteúdo. Em um ano, houve muitas matérias legais. Um abraço!

  2. Prezado Rafael,

    Gostaria de adquirir um exemplar do seu livro sobre o “PV”. Onde posso compra-lo???

    Saudações Tricolores

    Lauro Vinhas Lopes

  3. Legal a reportagem, eu estranhei quando vi em alguns vídeos antigos a França em 78 jogando com a camisa listrada em verde e branco.

    É tu que vai fazer um seminário lá na UFC, na Biblioteconomia?

  4. Cruzeiro de Porto Alegre, meu time no Rio Grande do Sul, só por causa do Moacyr Scliar, autor de “A colina dos suspiros”, que fala do campo do “Estrelado”, que virou cemitério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

// Categorias

// Histórico de Publicações

// As mais lidas

Quer ser o primeiro a receber nossas novidades por e-mail?

    // TV Verminosos

    // Tags

    Compartilhe: