108 anos da chegada do futebol ao Ceará
Não havia dia mais simbólico para a chegada do futebol ao Ceará: 24 de dezembro. O ano era 1904. Na […]

Não havia dia mais simbólico para a chegada do futebol ao Ceará: 24 de dezembro. O ano era 1904. Na época era comum às famílias ricas o envio dos filhos para estudos na Europa. Alguns deles, no retorno ao Brasil, trouxeram novidades sobre um jogo que virara febre por lá, o football. Charles Miller, estudante de São Paulo, foi o pioneiro, nove anos antes. Em Fortaleza, quem primeiro desembarcou com uma bola na bagagem foi José Silveira.
Filho de portugueses, Silveira havia morado em Saint Gallen, na Suíça, e passado pela Inglaterra. Com 22 anos, o jovem retornou e apresentou o esporte aos amigos de Fortaleza, cidade de 50 mil habitantes. O local escolhido foi a praça do Passeio Público, principal ponto de encontro da capital.
A primeira partida envolveu jovens da alta sociedade contra um combinado de funcionários britânicos da Companhia de Gás e tripulantes de um navio da Inglaterra ancorado no porto. O jogo ocorreu no plano médio do Passeio Público, então dividido em três zonas. Os dois primeiros planos, logo abaixo de onde se situa atualmente a praça, são hoje ocupados pelo Exército.
Nas raras referências àquele dia, todas em livros sobre a história do futebol cearense, estiveram entre os participantes do jogo Alberto Machado, Raul Cabral, Marcondes Ferraz e Prisco Cruz. Além de José Silveira, futuro professor de inglês e grande incentivador do esporte em seus primeiros anos em Fortaleza.
Os times foram denominados de “Foot-Ball Club”, o dos cearenses, e – pela lógica – “Ingleses”. Pouco afeitos à nova modalidade, os cearenses perderam por 2 a 0. Mas quem se importava com a derrota? Para o povo de Fortaleza, nascia uma paixão.
Cronologia:
- 29/9/1982: Nascimento de José Silveira, em Fortaleza.
- 14/4/1895: 1º jogo no Brasil, São Paulo Railway 4×2 Cia de Gás.
- 24/12/1904: 1º jogo em Fortaleza, Foot-Ball Club 0x2 Ingleses.
// Categorias
// Histórico de Publicações
// As mais lidas
-
1
Jogador amador de Santos tem quase 8 mil gols na “carreira”
-
2
You will never SMOKE alone: O time da Dinamarca que celebra a maconha
-
3
Atletico Piolin: O clube da Nicarágua com o Piu-Piu no escudo e no nome
-
4
Este cara tem uma coleção ABSURDA de camisas de futebol dos anos 80
-
5
O curioso futebol jogado com 3 equipes em campo
-
6
Projeto Mantos Alencarinos lança novo lote de camisas retrô de times cearenses
Deixe um comentário